25 julho 2005

O próximo "boom" chama-se Orkut

É o expoente do social networking, juntando três gerações de notáveis da net. Pertence ao Google e tem uma áurea de mistério: só se entra por convite.
Só lá entramos por convite, o que nos faz imaginar sermos membros distintos de um clube de acesso restrito.
Existe há pouco mais de um mês mas é já o assunto mais quente da Internet.
Entre os seus membros mais proeminentes estão três gerações de gurus da Internet: a da primeira vaga, simbolizada por Nicholas Negroponte, que reencontrámos aqui depois de anos de ausência, e outro ‘dinossauro’, John Perry Barlow; a da segunda vaga com nomes famosos como Mitch Kapor e Tim O’Reilly; e da terceira, a da blogosfera, com Joi Ito à cabeça.
Apesar desta nunca antes vista reunião de celebridades, os grandes media ainda não o descobriram.
Cada usuário do orkut possui uma conta e um perfil. Apenas pode criar uma conta aquele que é convidado por um usuário. No perfil estão algumas características pessoais, como descrições físicas, listas de livros e músicas, um texto de apresentação, etc. Além disso, cada usuário pode colocar como seus "amigos" outros usuários. Neste aspecto, o orkut é um grande banco de dados sobre quem é amigo de quem, ou seja, sobre a rede de amizades.
Os críticos afirmam que o orkut e sites similares (como o Universe, da empresa Mirabilis, fabricante do ICQ) têm o objetivo comercial aparente de encorajar o fornecimento de informações pessoais de seus usuários, facilitando o direcionamento de marketing. Considerado uma invasão de privacidade por muitos.
O sistema possui atualmente mais de seis milhões e meio de usuários cadastrados.
O Brasil é o país com o maior número de membros, superando inclusive os EUA. Mais de 72% dos usuários do sistema, quase cinco milhões, são brasileiros.
Os EUA são o segundo país com o maior número de membros, possuindo uma fatia de aproximadamente 6,7%, o que equivale a cerca de 410.000 usuários.