20 setembro 2005

A Barata espalha-se pelo MSN



Assim como o worm para MSN que atacou no início de agosto, um novo worm está a se espalhar através da rede do comunicador instantâneo da Microsoft.
Trata-se da "dona barata". Uma mensagem do MSN sugere ao usuário que veja a animação no site www.baratinha.mypets.ws. Não visite o endereço, a não ser que você saiba o que está fazendo!
Ao acessá-lo, diversas janelas do MSN são abertas, a mensagem é reenviada a todos os seus contatos, e as janelas são imediatamente fechadas. Na maioria das vezes, não é possível ver a mensagem enviada ou saber que você está enviando essa mensagem. Muitos usuários que estão infectados são avisados pelas pessoas em sua lista de contatos que percebem as mensagens repetidas divulgando o mesmo endereço.
Esse é muito mais simples que aquele que se espalhou no mês passado e pode ser removido em 10 passos, como pode ser conferido no tutorial passo-a-passo para a remoção do worm. Os arquivos usados pelo worm lembram os arquivos legítimos do Windows lsass.exe e svchost.exe, que ficam em outra pasta.