22 setembro 2005

A propósito de água...

.
A água é um recurso insubstituível e fundamental para a existência da vida na terra. Qualquer tipo de poluição causada pela libertação directa ou indirecta de materiais poluentes nas linhas de água, ou pela sua exploração intensiva, constitui um grave risco para a saúde e bem-estar do homem.
Neste sentido foi criado, em 2001, um sistema multimunicipal, para recolha, tratamento e rejeição dos efluentes dos municípios da Amadora, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira. A concessão deste sistema foi atribuída, pelo Estado Português, por um prazo de 30 anos, à Simtejo.
A Simtejo tem como accionistas a empresa águas de Portugal, que detém 50,5% do seu capital social, e os seis municípios servidos pelo Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais do Tejo e Trancão.
Com um caudal tratado na ordem dos 220.000 m3 por dia, o Sistema integra 30 Estações de tratamento de águas residuais, 79 estações elevatórias, 280 kms de emissários e 95 Kms de Interceptores e Condutas.
Muitas destas infra-estruturas estão ainda em construção ou a sofrer obras de modernização. São os casos das ETAR de Vila Franca de Xira e de Alcântara. Projectos modernos e inovadores, que adoptam as melhores e mais eficientes técnicas de tratamento de efluentes.
Reutilizar é a palavra de ordem em todos os sentidos. Neste contexto e respeitando o ambiente, a Simtejo reutiliza cada vez mais os seus recursos. Assim, aplica já as águas tratadas nas regas de espaços verdes e lavagem de arruamentos; utiliza as lamas para fertilizar e corrigir os solos na actividade agrícola e gera energia eléctrica através do biogás produzido nas ETAR. A melhoria da qualidade da água exige um profundo conhecimento das características das águas residuais e respectivos impactos nos meios receptores. Neste sentido a empresa recorre a rigorosos e constantes programas de monitorização, onde através de vários parâmetros, avalia os efeitos ambientais do funcionamento das ETAR.
O laboratório da Simtejo realiza anualmente mais de 32 mil análises. Ao preservar a qualidade e promover a requalificação dos recursos hídricos, a Simtejo salvaguarda os valores ecológicos e a biodiversidade. Assim não compromete a fauna e flora da sua área de intervenção, garantindo ainda a continuidade de práticas como a pesca, as actividades balneares ou os desportos náuticos.