16 outubro 2005

Café ajuda a prevenir cancro do fígado

Bica Efeito protector foi observado em quem bebia uma ou duas chávenas de café por dia
Investigadores japoneses descobriram que o café pode ajudar a prevenir o tipo mais comum de cancro do fígado, indica um estudo já há algum tempo divulgado nos Estados Unidos.
Um estudo feito com mais de 90 mil japoneses constatou que os que bebiam café todos ou quase todos os dias corriam metade dos riscos de contrair cancro do fígado do que os que nunca o bebiam.
O efeito protector foi observado em quem bebia uma ou duas chávenas de café por dia e aumentava quando a dose era de três ou quatro chávenas.
Depois de estudos com animais terem sugerido uma associação entre o café e o cancro do fígado, esta equipa de investigadores, chefiada por Monami Inoue, do Centro Nacional do Cancro de Tóquio, analisou um estudo de saúde pública feito durante dez anos para determinar o consumo de café em pacientes com cancro do fígado e pessoas sem cancro.
A análise constatou que a probabilidade de ocorrência de cancro de fígado em pessoas que nunca ou quase nunca bebiam café era de 547,2 casos por 100 mil pessoas durante dez anos.
Em contraste, o risco de quem bebia café diariamente era de 214,6 por 100.000, indica o relatório dos investigadores, publicado na edição desta semana do Journal of the National Cancer Institute.
O estudo não abrangeu os consumidores de café descafeinado devido ao seu escasso consumo no Japão.
O motivo da redução de casos de cancro do fígado não é claro.
Segundo os investigadores, o café contém grandes quantidades de antioxidantes e vários estudos feitos com animais indicam que esses compostos têm potencial para inibir o cancro do fígado.
No mesmo estudo, a equipa observou também os efeitos do chá verde, que contém outros antioxidantes, mas não encontrou qualquer relação entre o seu consumo e o cancro do fígado.