29 novembro 2005

Internet poderá levar à extinção de idiomas

Uma análise realizada pela UNESCO refere que dentro de 100 anos, 50% dos idiomas existentes no mundo poderão vir a desaparecer.

De acordo com os responsáveis por este estudo, as novas tecnologias em geral e a Internet em particular poderão contribuir para a homogeneização, levando à extinção de parte dos idiomas existentes.

O relatório refere que cerca de 75% das páginas que existem na Internet estão escritas em inglês, apesar dos utilizadores de Internet que têm o inglês como língua materna rondarem os 50%.

A UNESCO recomenda que os países incrementam a aprendizagem de idiomas desde o ensino primário e invistam na tradução de aplicações informáticas e no desenvolvimento de conteúdos para a Internet em alfabetos que não o Latino.

fonte: vector21

Quem fazem lembrar?

Ronaldinhos (in bitaites)

27 novembro 2005

Contas da Sonae penhoradas

Congelados três milhões de euros por dívidas a firma de confecções

Foram penhoradas as contas bancárias de duas empresas do grupo Sonae, entre elas a que gere os centros comerciais. A revelação é feita na edição deste sábado do semanário Expresso.
A ordem judicial vem no seguimento de uma queixa interposta por uma pequena firma de confecções, a Adoma.
De acordo com o Expresso, a decisão tomada na quarta-feira pelos Juízos de Execução do Porto obriga a cativar, em cada uma das cinco contas bancárias da Sonae Sierra e Sonae Management, um valor de três milhões de euros. O equivalente ao que o tribunal diz ser a dívida à Adoma. Ou seja, no total, ficam congelados cerca de 15 milhões de euros.
O caso remonta a 1999 quando a firma Adoma tinha alugadas duas lojas de pronto-a-vestir no MaiaShopping e no NorteShopping, mas por falta de receitas tentou trespassar o aluguer a outra empresa. Só que, de acordo com a queixa apresentada, a Sonae impediu o negócio, apesar de, inicialmente, ter concordado.
A Sonae disse ao Expresso que vai recorrer da sentença, apesar de ainda não ter tido conhecimento oficial da decisão de penhora.

24 novembro 2005

China contra Aves - vacina

Uma empresa chinesa prepara-se para lançar testes clínicos para uma vacina contra uma gripe humana de origem aviaria, afirmando ser a primeira a fazê-lo na Ásia, indicou hoje o China Daily.

A empresa Sinovac Biotech, com sede em Pequim, indicou ter recebido autorização da administração da tutela para realizar a primeira fase dos testes sobre os protótipos das vacinas, indicou o diário chinês.

«Poderemos levar pelo menos um ano a terminar as duas fases de testes clínicos da vacina contra uma pandemia de gripe de origem aviária», afirmou ao jornal o porta-voz da empresa Lu Zhenyou.

Um grupo de 100 voluntários, com idades compreendidas entre os 18 e 60 anos, deve ser seleccionado, sublinhou.
Se for aprovada, a vacina, menos cara que as vacinas clássicas contra a gripe, destina-se às populações de risco, como veterinários ou técnicos de laboratório, assim como criadores de aves das regiões afectadas pela gripe das aves, afirmou o porta-voz da empresa.

A China anunciou quarta-feira que uma agricultora do Este do país morreu vítima de gripe das aves, tornando-se assim no terceiro caso humano no país.

21 novembro 2005

States continuam a controlar a Internet

Foi o acordo possível na Cimeira Mundial da Sociedade de Informação, que decorre em Tunes, na Tunísia.

A escolha do país é controversa. A Tunísia tem sido acusada de violação dos direitos humanos e de perseguir pessoas apenas por expressarem opiniões na Internet. É na capital da Tunísia que decorre, no entanto, a Cimeira Mundial sobre a Sociedade de Informação, com 1 200 delegados de quase todo o mundo.

O principal tema deveria ser o acesso das populações mais desfavorecidas à Internet. Mas, na prática, a grande discussão tem sido em torno da sua governação.

O ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) gere os computadores que “orientam” a Internet, as máquinas de topo que permitem que um programa de navegação encontre a página desejada noutro computador ou que o correio electrónico chegue ao seu destinatário. Gere os chamados domínios de topo como o .com ou .org, também atribui aos países a sigla correspondente (como .pt). Como exemplo, o ICANN assegura que Portugal, e só Portugal, use o domínio de topo .pt, mas a sua gestão “interna” fica a cargo da FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional).

Manter tudo na mesma, manter a gestão de topo das moradas na Internet em mãos norte-americanas garante para já que tudo continua a funcionar bem. Embora seja uma pequena derrota para a União Europeia.

Mas a verdadeira razão porque continua na mão de uma organização norte-americana é que os norte-americanos assim o exigem, e ninguém teve poder suficiente para lhes fazer frente.

(Artigo do Jornalista Lourenço Medeiros)

17 novembro 2005

Câmara Municipal de Faro


A Câmara Municipal de Faro está a proceder a duplo facturamento, através dos Serviços Municipalizados de Faro - Água, Saneamento e Limpeza, e da Fagar – Faro, Gestão de Águas e Resíduos, EM.

Recebi de ambas as empresas, Factura/Recibo com exactamente os mesmos valores, aliás todos os valores, leitura anterior, leitura actual, caracteres, e nomes impressos, incluindo o código de leitura óptica, coincidem, apenas as folhas aonde foram impressos variam.

Com certeza outros munícipes também receberam o mesmo duplo facturamento. Deverão estar atentos, e verificar se os valores e leituras coincidem, para não pagarem o mesmo duas vezes.

16 novembro 2005

Internet terá 188,5 milhões de utilizadores em 2008

Uma previsão da eMarketer.com revela que o número de utilizadores da Internet deverá totalizar os 188,5 milhões em 2008.
Este número significa que 64,7% da população utilizará este meio, contra os 61,9% que são esperados no final de 2005.Ainda segundo a eMarketer.com, em 2008, a esmagadora maioria dos utilizadores, (75%) terá idades entre os 16 e os 24 anos.

FONTE: diariodigital

13 novembro 2005

Patriotismo

Em Portugal foge-se ao fisco, com quem muda de cuecas. Devemos ser o país da União Europeia onde mais se foge.
Todos os portugueses se acham muito patriotas até chegar a altura de pagar os seus impostos, aí até os estrangeiros a morar em Portugal conseguem ser mais patriotas.

Existem negócios em Portugal onde se foge quase como regra:
Taxista
Um taxista não paga o Imposto Automovel na compra do Taxi. Este taxi serve para o taxista e para um colega trabalhar enquanto este está a dormir, dando uma percentagem ao dono do taxi (claro sem declarar nada). Quantas vezes viram um taxista a dar uma factura ou recibo? Já repararam nas facturas que os taxistas dão, segundo a DECO, 60% delas não têm os dados correctos para serem facturas. Que receita têm os taxistas por mês? Se eles não entregam recibos nem facturas como é que a fiscalização pode saber.
Um taxista que for apanhado a enganar um cliente fica com a licensa suspensa, quantas vezes mostram a licensa para não poderem andar sem ela? Uma vez fui buscar uma amiga ao Hotel EVA e enquanto esperava ouvi um taxista a falar para o outro "Então não tás suspenso?" resposta do outro "Shiuuu, não digas isso alto."
Para que servem as suspensões???
Outro pormenor os taxistas são os unicos empregados por contra própria que não pagam pagamento por conta.
Construção Civil
Talvez onde se foge mais em quantidade de dinheiro. Um prédio custa à volta de 30%, uma construtora declara 70% o resto é lucro, ou seja, 30% declarados mais 40% não declarados. Uma empresa de construção civil é a entidade que mais emprega imigrantes ilegais, ou seja não paga os impostos de ter empregados, ou seja mais lucro. Os lucros são tão extraordinários que conseguem pagar somas avultadas a vereadores de Câmaras para conseguirem as obras. Segundo um estudo da Policia Judiciária, as estradas em Portugal têm, em média, menos 10 cm de largura do que está aprovado no projecto, em vários quilometros façam as contas do que a construtora ganhou.
Outro estudo do Ministério das Obras Publicas, 30% das empresas de Construção Civil não têm alvará de construção, 60% têm alvará inferior para as obras que executam.
Restauração
Onde se foge em menos quantidade de dinheiro mas em grande quantidade de estabelecimentos.
Um café normal custa menos de 15 centimos a chavena, é muito raro encontrar café expresso por menos de 50 centimos = lucro 35 centimos. Quantas vezes nos entregam recibo?, 20% das vezes.
Em cerca de 90% de pequenos restaurantes encontramos o dono como empregado, desses ainda temos a mulher como cozinheira que não é declarada pois é "ajudante improvisionada na hora", está só a ajudar o marido que está atarefado e claro mais uma brasileira ou imigrante de um país de leste ilegal de preferencia para pagar-se menos e não se declarar.

O mais engraçado em Portugal é que todos reclamam aliás eu devo dizer pela quantidade de pessoas que reclamam que eles pagam os seus impostos e os outros é que roubam, não sei como é que existe tanta fuga.
O certo é que ninguém pede factura a um taxista, toda a gente concorda em apresentar o valor da casa na escritura muito mais baixo que comprou ( desconhecendo se a tiver de vender e declarar o preço normal irá pagar impostos de mais valias, i.e., comprei a casa por 120mil euros declarei 70mil euros, mas passado 3 anos vou vender por 140mil euros a outra pessoa só aceita declarar 130mil euros. Eu vou pagar impostos de 60mil de mais valias). Porque toda a gente bebe um café e não pede ou guarda recibo?

Se o Português é capaz de pôr uma bandeira na varanda para mostrar o seu patriotismo porque teima em roubar o seu próprio país? (in Galo de Barcelos)

10 novembro 2005

Retira a neve com o mínimo esforço

Embora nós exactamente não saibamos porque os habitantes da Malásia necessitam deste aparelho, o certo é que (mais concretamente de Sri Petaling) chega-nos esta pá para tirar a neve que está no pátio de nossa casa ou de todo o lugar, sempre que seja um sítio mais ou menos nivelado.

Suas características asseguram que a pá da neve de Wovel dobra a nossa força e elimina os riscos próprios do trabalho de retirar a neve (torções e fatiga, talvez).
Promete um trabalho feito no terço do tempo usual, não requer que levantamos o peso da neve e elimina as dores de costas e músculos devido ao esforço.

08 novembro 2005

+ alto Magistrado, disse:

É preciso acabar com o "chico espertismo"


chico esperto

06 novembro 2005

NOTÁVEL!

Conta uma antiga lenda que, na Idade Média, um homem muito virtuoso foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher. Na realidade, o verdadeiro autor era uma pessoa muito influente no reino e, por isso, desde o 1º momento se procurou um "bode expiatório", para encobrir o culpado. O homem foi levado a julgamento já sabendo que tinha escassas ou nulas oportunidades de escapar ao terrível veredicto: a forca! O juiz, também metido na trama, cuidou, não obstante, de dar todo o aspecto de um ulgamento justo e, por isso, disse ao acusado:
Conhecendo a tua fama de homem justo e devoto ao Senhor, vamos deixar nas mãos d'Ele o teu destino: vamos escrever em dois papéis separados as palavras "culpado" e "inocente". Tu escolherás e será a mão de Deus a que decidirá o teu destino.
Claro, o mau funcionário havia preparado dois papéis com a mesma palavra: "Culpado".
E a pobre vitima, ainda sem conhecer os detalhes, dava conta de que o sistema proposto seria uma armadilha. Não havia escapatória.. O juiz ordenou o homem para escolher um dos papéis dobrados. Este respirou profundamente, ficou em silêncio uns quantos segundos com os olhos fechados e, quando a sala começava já a impacientar-se, abriu os olhos e, com um estranho sorriso, pegou num dos papeis e levando-o à boca, engoliu-o rapidamente.
Surpreendidos e indignados, os presentes condenaram o acto veementemente:
- Mas? Que fez?!? E agora??? Como vamos saber o veredicto?!
- É muito simples, respondeu o homem. É uma questão de ler o papel que resta, saberemos o que dizia o que engoli.
Com nítido incómodo e enjoo mal dissimulados, lá tiveram que libertar o acusado, e jamais voltaram a molesta-lo.
Moral da história: por mais difícil que se nos apresente uma situação, nunca deixes de buscar a saída nem lutar até ao último momento. Sê criativo!
Quando tudo pareça perdido, usa a imaginação!
Nos momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento.
(Albert Einstein)

03 novembro 2005

Galp Energia baixou hoje os preços dos combustíveis


A Galp Energia baixou esta quinta-feira os preços dos combustíveis, com o gasóleo a descer 2,5 cêntimos, a maior redução desde Julho de 2003, e as gasolinas 3,0 cêntimos por litro, anunciou a petrolífera.
A Galp Energia justificou a terceira baixa no período de menos de duas semanas com a descida das cotações internacionais dos produtos refinados.
Em comunicado, a empresa afirmou que, desde a meia-noite, a gasolina sem chumbo 95 está a ser vendida nos seus postos a 1,225 euros o litro e o gasóleo rodoviário a 1,034 euros o litro.
Desde que a Galp Energia iniciou sucessivos movimentos de reduções de preços, no passado dia 20 de Outubro, o preço das gasolinas nos seus postos de venda caiu 7,4 cêntimos, acrescenta.
Desde a meia-noite, os preços de referência da Galp, em Portugal continental, são de 1,225 euros/litro para a gasolina sem chumbo 95, 1,290 para as gasolinas sem chumbo 98 e aditivada e 1,350 para a G Force.
No caso dos gasóleos, o rodoviário passa a custar 1,934 euros o litro, o G Force 1,094, o colorido e marcado 0,699 e o de aquecimento 0,693 (menos 1 cêntimo), mantendo-se inalterado, em 0,563 euros o litro, o preço do GPL auto. (fonte: diário digital)