13 novembro 2005

Patriotismo

Em Portugal foge-se ao fisco, com quem muda de cuecas. Devemos ser o país da União Europeia onde mais se foge.
Todos os portugueses se acham muito patriotas até chegar a altura de pagar os seus impostos, aí até os estrangeiros a morar em Portugal conseguem ser mais patriotas.

Existem negócios em Portugal onde se foge quase como regra:
Taxista
Um taxista não paga o Imposto Automovel na compra do Taxi. Este taxi serve para o taxista e para um colega trabalhar enquanto este está a dormir, dando uma percentagem ao dono do taxi (claro sem declarar nada). Quantas vezes viram um taxista a dar uma factura ou recibo? Já repararam nas facturas que os taxistas dão, segundo a DECO, 60% delas não têm os dados correctos para serem facturas. Que receita têm os taxistas por mês? Se eles não entregam recibos nem facturas como é que a fiscalização pode saber.
Um taxista que for apanhado a enganar um cliente fica com a licensa suspensa, quantas vezes mostram a licensa para não poderem andar sem ela? Uma vez fui buscar uma amiga ao Hotel EVA e enquanto esperava ouvi um taxista a falar para o outro "Então não tás suspenso?" resposta do outro "Shiuuu, não digas isso alto."
Para que servem as suspensões???
Outro pormenor os taxistas são os unicos empregados por contra própria que não pagam pagamento por conta.
Construção Civil
Talvez onde se foge mais em quantidade de dinheiro. Um prédio custa à volta de 30%, uma construtora declara 70% o resto é lucro, ou seja, 30% declarados mais 40% não declarados. Uma empresa de construção civil é a entidade que mais emprega imigrantes ilegais, ou seja não paga os impostos de ter empregados, ou seja mais lucro. Os lucros são tão extraordinários que conseguem pagar somas avultadas a vereadores de Câmaras para conseguirem as obras. Segundo um estudo da Policia Judiciária, as estradas em Portugal têm, em média, menos 10 cm de largura do que está aprovado no projecto, em vários quilometros façam as contas do que a construtora ganhou.
Outro estudo do Ministério das Obras Publicas, 30% das empresas de Construção Civil não têm alvará de construção, 60% têm alvará inferior para as obras que executam.
Restauração
Onde se foge em menos quantidade de dinheiro mas em grande quantidade de estabelecimentos.
Um café normal custa menos de 15 centimos a chavena, é muito raro encontrar café expresso por menos de 50 centimos = lucro 35 centimos. Quantas vezes nos entregam recibo?, 20% das vezes.
Em cerca de 90% de pequenos restaurantes encontramos o dono como empregado, desses ainda temos a mulher como cozinheira que não é declarada pois é "ajudante improvisionada na hora", está só a ajudar o marido que está atarefado e claro mais uma brasileira ou imigrante de um país de leste ilegal de preferencia para pagar-se menos e não se declarar.

O mais engraçado em Portugal é que todos reclamam aliás eu devo dizer pela quantidade de pessoas que reclamam que eles pagam os seus impostos e os outros é que roubam, não sei como é que existe tanta fuga.
O certo é que ninguém pede factura a um taxista, toda a gente concorda em apresentar o valor da casa na escritura muito mais baixo que comprou ( desconhecendo se a tiver de vender e declarar o preço normal irá pagar impostos de mais valias, i.e., comprei a casa por 120mil euros declarei 70mil euros, mas passado 3 anos vou vender por 140mil euros a outra pessoa só aceita declarar 130mil euros. Eu vou pagar impostos de 60mil de mais valias). Porque toda a gente bebe um café e não pede ou guarda recibo?

Se o Português é capaz de pôr uma bandeira na varanda para mostrar o seu patriotismo porque teima em roubar o seu próprio país? (in Galo de Barcelos)