03 dezembro 2005

Câmara de vídeo reconhece sexo e idade das pessoas filmadas

O construtor japonês de motos Yamaha Motor apresentou uma câmara de vídeo capaz de reconhecer automaticamente o sexo da pessoa filmada e a escala etária entre cinco grupos possíveis.

As pessoas que têm por hábito parar em frente às montras das lojas poderão, brevemente, deixar de ser totalmente anónimas. Isto porque o construtor japonês de motos Yamaha Motor
De acordo com Makoto Yoshida, chefe da secção de pesquisa avançada da Yamaha, este sistema é "perfeitamente adaptável ao marketing", uma vez que permite, por exemplo, determinar com precisão que tipo de clientes frequentam determinado estabelecimento.
"Esta câmara poderá ser usada para controlar o acesso a algumas entradas ou, quando colocada em pontos estratégicos, para determinar o perfil das pessoas que entram em certos locais ou que, simplesmente, ficam fixamente a olhar para eles", afirmou Makoto Yoshida.

A empresa nipónica concebeu este sistema a partir de uma base de dados composta por 10.000 fotografias de homens e de mulheres. Segundo a Yamaha, a câmara reconhece o sexo da pessoa filmada em 88 por cento dos casos (mais ou menos a mesma percentagem que o olho humano, afirma a empresa) e acerta no grupo de idade em 77 por cento das situações.
Durante a apresentação deste produto, que teve lugar na WPC Expo 2005, em Tóquio, a marca japonesa propôs ainda usar a tecnologia nos veículos que operam em áreas fechadas, tais como parques temáticos. Baseado no género e idade dos passageiros, o sistema pode recomendar pontos do parque a visitar, concluiu a Yamaha.
apresentou uma câmara de vídeo capaz de reconhecer automaticamente o sexo e a idade da pessoa filmada. Ou seja, a loja tem, de imediato, acesso a estes dados pessoais.