25 dezembro 2005

Espelho meu, espelho meu... quantos quilos terei eu?

Esta e outras perguntas podem vir a ter resposta mais cedo do que espera. Em França, está a ser desenvolvida tecnologia revolucionária baseada em software de processamento de imagem e reconhecimento comportamental. O espelho digital que reflecte o futuro pode surgir já este ano.


Para quem receia envelhecer esta notícia não será a mais agradável. Para os que não se comprometem com a estética e os ideais de beleza é provável que a invenção venha a acrescentar algo de novo à sua vida.

No laboratório Accenture Technology, localizado em Sophia Antipolis, perto da cidade francesa de Nice, um grupo de especialistas está a levar a cabo um projecto que mais parece ter sido inspirado no clássico da literatura irlandesa "O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde.

Num mundo regido pelos ideais de beleza e pelo desejo de nos mantermos "eternamente" jovens, esta nova invenção permitirá mostrar o nosso aspecto físico daqui a cinco anos. Será um espelho digital que reflectirá o futuro. Se não fizer qualquer exercício físico, comer, beber e fumar em demasia, o resultado da imagem reflectida no espelho seguramente não será prometedora.

Com o recurso a um ecrã LCD ligado a um set de câmaras e um poderoso computador de processamento de imagem, dentro em breve poderá ficar a saber qual o seu aspecto futuro.

Este complexo sistema reage como se fosse um verdadeiro espelho digital. A imagem é captada por uma rede de câmaras wireless incorporadas em casa do utente. Através de um intrincado processo computorizado, os investigadores têm acesso a informação sobre o estilo de vida da pessoa em causa. As webcams transmitem imagens das actividades diárias para software específico localizado num computador central, que é capaz de reconhecer padrões diferenciados de comportamento.

Para ficar com uma ideia, quem quiser participar nesta experiência desde já fica avisado que o sistema regista as suas idas ao frigorífico, as sestas ao fim-de-semana e os repastos mais incontroláveis.
Curiosamente, neste projecto, os utilizadores podem optar por entrar num programa "espelho digital" facial e/ou corporal - o mesmo será dizer que pode optar por saber como será o seu rosto ou corpo daqui a cinco anos.

Em declarações à New Scientist, Martin Illsey, director do laboratório Accenture Technology, afirmou que esta "tecnologia pode ser persuasiva".
"Com o recurso a várias opções, esta tecnologia permitirá fazer uma espécie de feedback visual. O utente ficará a saber desde o ranking de quilos ganhos, até às modificações do tom de pele" , explicou aquele responsável.

Illsey espera que, em meados deste ano, seja já possível apresentar um protótipo de "espelho digital", com o software de processamento de imagem e reconhecimento comportamental. Quando tal acontecer, atenção: "O espelho não vai enganar!"