20 dezembro 2005

João Paulo II concordou com série biográfica



RTP1 exibe quinta e sexta-feira mini-série sobre o Papa falecido em Abril
Estação pública vai investir em co-produções europeias para fazer face ao domínio dos EUA

"É um grande momento de televisão, com uma abordagem imparcial de João Paulo II enquanto homem e agente político", anunciou, ontem, Nuno Santos, director de Programas da RTP1, após a apresentação da mini-série "João Paulo II". A co-produção entre a CBS, Luxe Vide e RAI Fiction, traça um retrato pormenorizado da vida de Karol Woityla, desde a infância até aos seus últimos dias. O primeiro visionamento da série teve lugar, em privado, no Vaticano, com a presença de Bento XVI, que, segundo Nuno Santos, "pareceu bastante emocionado e sensibilizado".

Junto do público italiano, a produção, que obteve o consentimento de João Paulo II para a sua realização, também passou no teste e conquistou 13 milhões de pessoas, com a RAI a alcançar 29% de "share" (calculado entre o número de pessoas que naquele momento se encontravam a ver televisão) no primeiro dia de exibição e quase 40% no segundo.

A RTP acredita na qualidade do produto que, na opinião de Nuno Santos, justifica a transmissão prévia da única entrevista dada por Bento XVI sobre João Paulo II, que sendo muito centrada na figura do falecido Papa faz a ponte com a mini-série e irá para o ar amanhã à noite. A estação pública aposta na ficção, procurando demarcar-se das operadoras privadas. Segundo Nuno Santos, "se a Europa não produzir e emitir ficção própria, será engolida pelo gigante americano", assumindo a prioridade da RTP em se tornar uma co-produtora deste tipo de séries. Acrescentou ainda que os recursos técnicos e humanos da RTP são suficientes para que a estação esteja presente no mercado.
(in JN)