28 dezembro 2005

Lançado primeiro satélite do Galileu

Novo sistema de navegação europeu deverá entrar em funcionamento em 2010
Foi lançado hoje para o espaço o primeiro satélite do sistema de navegação europeu, o Galileu. O lançamento decorreu numa base russa no Cazaquistão. O Galileu é o primeiro sistema de navegação por satélite usado e controlado exclusivamente por civis e é composto por 30 satélites. O Galileu deverá entrar em funcionamento em 2010 e ficará a girar a 23 mil quilómetros da terra.
Até agora, para fins civis, era usado apenas o sistema norte-americano, o GPS. Graças ao Galileu e ao GPS, que serão compatíveis, será possível localizar uma viatura roubada, seguir as deslocações de um delinquente portador de uma pulseira electrónica ou socorrer uma pessoa perdida.

O êxito ou fracasso da missão só poderá ser anunciado depois de verificado o bom funcionamento dos painéis solares e dos instrumentos de transmissão do satélite, ou seja, 7 horas e 32 minutos após o lançamento.

Esta é a primeira vez que a Agência Espacial Europeia (ESA) envia um satélite para uma órbita média. Este posicionamento garante uma grande estabilidade ao satélite, mas o ambiente rádio eléctrico nessa localização é ainda mal conhecido.

Graças a este projecto - co-financiado pela ESA e a UE na fase inicial - a Europa espera tornar-se independente num domínio estratégico, o do posicionamento por satélites, actualmente indispensável para a gestão do tráfego aéreo, marítimo e, cada vez mais, automóvel. (Lusa)