13 dezembro 2005

Leite de camelo ajuda a curar alergias

O leite de camelo pode curar alergias alimentares graves e fortalece as defesas do organismo, segundo um estudo publicado na última edição da revista mensal da Associação Médica de Israel.

O estudo, no qual participaram oito pacientes com idades entre os quatro meses e 10 anos, aos quais foi administrado com sucesso esse alimento, foi conduzido no hospital Soroka da cidade de Beersheba.

Ao contrário do leite de vaca, ovelha e de cabra, que são ruminantes, o camelo fêmea – que não o é – produz um leite «muito diferente», sublinharam os investigadores, pois contém apenas 2% de matéria gorda e ácidos gordos completamente homogeneizados.

O estudo foi conduzido por Iosef Shabo, Rubén Barzel, Mark Margoulis e Rubén Yagil, que há vários anos estudam os camelos do deserto.

O leite de camelo já é comercializado em vários países árabes.
No caso deste grupo de estudo, os seus pais autorizaram que fizessem parte da experiência porque os tratamentos convencionais não estavam a surtir efeitos.

Segundo os médicos, as crianças em questão apresentavam sintomas tais como manchas na pele, deficiência de lactose, desequilíbrio químico e sinais de asma. O bebé de quatro meses perdia sangue e outros líquidos devido a constantes diarreias, acrescentaram.

Os pais receberam lotes de leite de camelo congelado, tendo-lhes sido recomendado que os seus filhos ingerissem o alimento descongelado e não aquecido, uma vez que o calor pode destruir as propriedades benéficas do leite, entre os quais os anticorpos e proteínas.

Após 24 horas da ingestão do leite, todas as crianças viram os seus sintomas reduzidos, acrescentaram os especialistas. Alguns dos menores continuaram a beber leite de camelo durante um mês e a sua recuperação «foi espectacular», garantiram os autores do estudo.
(fonte: DiárioDigital)