03 dezembro 2005

Natal em Faro

Natal em Faro com múltiplas iniciativas

Animação centrada na baixa comercial

No âmbito da quadra natalícia, a Câmara Municipal de Faro realiza um conjunto de iniciativas alusivas a esta data, com o objectivo de dinamizar a cidade e acolher da melhor forma todos os visitantes.

A animação vai passar, essencialmente, pela baixa comercial de Faro.

No dia 9 de Dezembro realiza-se a "Invasão dos pequenos Pais Natais", na rua de Santo António, entre as 10:00 horas e as 12:00 horas.

O objectivo é reunir o maior número de crianças vestidas de Pais Natais. A iniciativa é organizada pela ACRAL - Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve - com o apoio da autarquia, dos estabelecimentos de ensino e munícipes em geral.

o "Itinerário dos Artistas" é uma iniciativa organizada pela ACRAL com o apoio da autarquia, a decorrer de 9 a 15 de Dezembro, na zona comercial da baixa. O objectivo é mostrar as obras de vários artistas algarvios (escultores, pintores, entre outros). O "Itinerário dos presépios", de 16 a 24 de Dezembro, vai realizar-se na zona comercial de Faro, onde várias escolas do concelho vão expor presépios criados pelos seus alunos.

No dia 16 de Dezembro, a 2ª Festa do Idoso do concelho de Faro terá lugar no circo Dallas, com o objectivo de reunir os idosos do concelho e proporcionar-lhes uma tarde de animação, com a actuação de artistas circenses e outras actuações nas áreas da música e dança. A organização parte da Câmara Municipal de Faro, com o apoio de todas as juntas de freguesia e várias associações de idosos.

Ainda nesta mesma linha, as crianças do ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo são convidadas para o circo, pela autarquia, com três espectáculos específicos (a realizar nos dias 12 e 13 de Dezembro).

As crianças também vão poder usufruir gratuitamente do comboio turístico, desde que acompanhadas por um adulto (pagante), mas caso a crianças seja acompanhada por dois adultos apenas será cobrado um bilhete; o Parque da Pontinha vai receber insufláveis para a prática de actividades juvenis. A organização parte da Câmara Municipal, da ACRAL e da Associação de Comércio da Baixa de Faro.

No Largo 1º de Dezembro vai ser colocada a "Casa do Pai Natal", onde vai estar presente um Pai Natal. Esta é uma iniciativa da Associação do Comércio da Baixa com o apoio da Câmara Municipal de Faro. A Ambifaro vai também proceder a uma distribuição de balões às crianças.

Como é habitual nesta época natalícia, a Câmara Municipal de Faro e as associações do concelho vão proceder à animação de rua nas zonas pedonais. A cidade vai estar decorada com a tradicional iluminação de Natal e como nos anos anteriores vai ser colocada uma passadeira vermelha, na zona pedonal da baixa comercial, com uma extensão de 600 metros.

O horário de encerramento das lojas na zona comercial será alargado no mês de Dezembro para as 22:30 horas.