30 dezembro 2005

Até o EÇA já o sabia em 1867!



(in "Á sombra do chaparro")

28 dezembro 2005

Lançado primeiro satélite do Galileu

Novo sistema de navegação europeu deverá entrar em funcionamento em 2010
Foi lançado hoje para o espaço o primeiro satélite do sistema de navegação europeu, o Galileu. O lançamento decorreu numa base russa no Cazaquistão. O Galileu é o primeiro sistema de navegação por satélite usado e controlado exclusivamente por civis e é composto por 30 satélites. O Galileu deverá entrar em funcionamento em 2010 e ficará a girar a 23 mil quilómetros da terra.
Até agora, para fins civis, era usado apenas o sistema norte-americano, o GPS. Graças ao Galileu e ao GPS, que serão compatíveis, será possível localizar uma viatura roubada, seguir as deslocações de um delinquente portador de uma pulseira electrónica ou socorrer uma pessoa perdida.

O êxito ou fracasso da missão só poderá ser anunciado depois de verificado o bom funcionamento dos painéis solares e dos instrumentos de transmissão do satélite, ou seja, 7 horas e 32 minutos após o lançamento.

Esta é a primeira vez que a Agência Espacial Europeia (ESA) envia um satélite para uma órbita média. Este posicionamento garante uma grande estabilidade ao satélite, mas o ambiente rádio eléctrico nessa localização é ainda mal conhecido.

Graças a este projecto - co-financiado pela ESA e a UE na fase inicial - a Europa espera tornar-se independente num domínio estratégico, o do posicionamento por satélites, actualmente indispensável para a gestão do tráfego aéreo, marítimo e, cada vez mais, automóvel. (Lusa)

25 dezembro 2005

Espelho meu, espelho meu... quantos quilos terei eu?

Esta e outras perguntas podem vir a ter resposta mais cedo do que espera. Em França, está a ser desenvolvida tecnologia revolucionária baseada em software de processamento de imagem e reconhecimento comportamental. O espelho digital que reflecte o futuro pode surgir já este ano.


Para quem receia envelhecer esta notícia não será a mais agradável. Para os que não se comprometem com a estética e os ideais de beleza é provável que a invenção venha a acrescentar algo de novo à sua vida.

No laboratório Accenture Technology, localizado em Sophia Antipolis, perto da cidade francesa de Nice, um grupo de especialistas está a levar a cabo um projecto que mais parece ter sido inspirado no clássico da literatura irlandesa "O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde.

Num mundo regido pelos ideais de beleza e pelo desejo de nos mantermos "eternamente" jovens, esta nova invenção permitirá mostrar o nosso aspecto físico daqui a cinco anos. Será um espelho digital que reflectirá o futuro. Se não fizer qualquer exercício físico, comer, beber e fumar em demasia, o resultado da imagem reflectida no espelho seguramente não será prometedora.

Com o recurso a um ecrã LCD ligado a um set de câmaras e um poderoso computador de processamento de imagem, dentro em breve poderá ficar a saber qual o seu aspecto futuro.

Este complexo sistema reage como se fosse um verdadeiro espelho digital. A imagem é captada por uma rede de câmaras wireless incorporadas em casa do utente. Através de um intrincado processo computorizado, os investigadores têm acesso a informação sobre o estilo de vida da pessoa em causa. As webcams transmitem imagens das actividades diárias para software específico localizado num computador central, que é capaz de reconhecer padrões diferenciados de comportamento.

Para ficar com uma ideia, quem quiser participar nesta experiência desde já fica avisado que o sistema regista as suas idas ao frigorífico, as sestas ao fim-de-semana e os repastos mais incontroláveis.
Curiosamente, neste projecto, os utilizadores podem optar por entrar num programa "espelho digital" facial e/ou corporal - o mesmo será dizer que pode optar por saber como será o seu rosto ou corpo daqui a cinco anos.

Em declarações à New Scientist, Martin Illsey, director do laboratório Accenture Technology, afirmou que esta "tecnologia pode ser persuasiva".
"Com o recurso a várias opções, esta tecnologia permitirá fazer uma espécie de feedback visual. O utente ficará a saber desde o ranking de quilos ganhos, até às modificações do tom de pele" , explicou aquele responsável.

Illsey espera que, em meados deste ano, seja já possível apresentar um protótipo de "espelho digital", com o software de processamento de imagem e reconhecimento comportamental. Quando tal acontecer, atenção: "O espelho não vai enganar!"

20 dezembro 2005

João Paulo II concordou com série biográfica



RTP1 exibe quinta e sexta-feira mini-série sobre o Papa falecido em Abril
Estação pública vai investir em co-produções europeias para fazer face ao domínio dos EUA

"É um grande momento de televisão, com uma abordagem imparcial de João Paulo II enquanto homem e agente político", anunciou, ontem, Nuno Santos, director de Programas da RTP1, após a apresentação da mini-série "João Paulo II". A co-produção entre a CBS, Luxe Vide e RAI Fiction, traça um retrato pormenorizado da vida de Karol Woityla, desde a infância até aos seus últimos dias. O primeiro visionamento da série teve lugar, em privado, no Vaticano, com a presença de Bento XVI, que, segundo Nuno Santos, "pareceu bastante emocionado e sensibilizado".

Junto do público italiano, a produção, que obteve o consentimento de João Paulo II para a sua realização, também passou no teste e conquistou 13 milhões de pessoas, com a RAI a alcançar 29% de "share" (calculado entre o número de pessoas que naquele momento se encontravam a ver televisão) no primeiro dia de exibição e quase 40% no segundo.

A RTP acredita na qualidade do produto que, na opinião de Nuno Santos, justifica a transmissão prévia da única entrevista dada por Bento XVI sobre João Paulo II, que sendo muito centrada na figura do falecido Papa faz a ponte com a mini-série e irá para o ar amanhã à noite. A estação pública aposta na ficção, procurando demarcar-se das operadoras privadas. Segundo Nuno Santos, "se a Europa não produzir e emitir ficção própria, será engolida pelo gigante americano", assumindo a prioridade da RTP em se tornar uma co-produtora deste tipo de séries. Acrescentou ainda que os recursos técnicos e humanos da RTP são suficientes para que a estação esteja presente no mercado.
(in JN)

18 dezembro 2005

Álbum de fotografias, meu amigo Einstein

17 dezembro 2005

Somos maus Pagadores

Portugal lidera o ranking dos maus pagadores
Entidades públicas pagam as suas facturas com um atraso médio de 87 dias e são os principais incumpridores

As empresas em Portugal são as mais penalizadas da Europa na hora de receber as facturas, com uma média de atraso de 87,5 dias, sendo o Estado o principal responsável, segundo um estudo da Intrum Justitia.
A Intrum Justitia, empresa de serviços de gestão de
créditos, avalia semestralmente os riscos de crédito em vários países europeus.
Segundo os dados da empresa, os maiores atrasos nos pagamentos são da responsabilidade das entidades públicas (87 dias), seguida pelas empresas (34,2 dias) e particulares (22,6 dias).

No índice de risco de Outono de 2004, o prazo
médio de pagamentos era de 85,3 dias, menos 2,2 dias relativamente ao valor actual.
Também a taxa de incobráveis sofreu um aumento, passando de 2,9%, no Outono de 2004, para 3%, em 2005.
As empresas portuguesas têm mesmo os valores de incobráveis mais elevados da Europa Ocidental, enquanto as menores taxas se situam na Finlândia, Suécia e Itália.

O aumento do prazo médio de pagamentos e o agravamento da taxa de incobráveis traduzem um acréscimo do índice de risco para 188 pontos, contra os 186 pontos verificados no Outono de 2004 e os 184, registados no semestre anterior.
Segundo a tabela da Intrum Justitia, este valor torna "é imperativo introduzir alterações".
Portugal é assim o país com maior índice de risco, bem longe da Finlândia (126 pontos), líder da tabela dos 17 países analisados.
Segue-se Irlanda (139 pontos), França (148 pontos), Letónia, Suíça e Reino Unidos, todos com 150 pontos.
Acima dos 160 pontos, surgem a Lituânia e Espanha (ambos com 161 pontos) e República Checa (171 pontos).

De acordo com o estudo da Intrum Justitia, a actual gestão de créditos das empresas portuguesas ainda se baseia numa política onde os fornecedores muito raramente recorrem aos meios legais existentes para forçar os devedores atrasados ou incumpridores.
Conforme refere o relatório, os custos provocados por devedores atrasados ou incumpridores são usualmente suportados pelos agentes cumpridores ou pelos próprios fornecedores, dependendo de os custos serem ou não incorporados nos preços. (in Jornal Região Sul)

14 dezembro 2005

Atendimento automático

13 dezembro 2005

Leite de camelo ajuda a curar alergias

O leite de camelo pode curar alergias alimentares graves e fortalece as defesas do organismo, segundo um estudo publicado na última edição da revista mensal da Associação Médica de Israel.

O estudo, no qual participaram oito pacientes com idades entre os quatro meses e 10 anos, aos quais foi administrado com sucesso esse alimento, foi conduzido no hospital Soroka da cidade de Beersheba.

Ao contrário do leite de vaca, ovelha e de cabra, que são ruminantes, o camelo fêmea – que não o é – produz um leite «muito diferente», sublinharam os investigadores, pois contém apenas 2% de matéria gorda e ácidos gordos completamente homogeneizados.

O estudo foi conduzido por Iosef Shabo, Rubén Barzel, Mark Margoulis e Rubén Yagil, que há vários anos estudam os camelos do deserto.

O leite de camelo já é comercializado em vários países árabes.
No caso deste grupo de estudo, os seus pais autorizaram que fizessem parte da experiência porque os tratamentos convencionais não estavam a surtir efeitos.

Segundo os médicos, as crianças em questão apresentavam sintomas tais como manchas na pele, deficiência de lactose, desequilíbrio químico e sinais de asma. O bebé de quatro meses perdia sangue e outros líquidos devido a constantes diarreias, acrescentaram.

Os pais receberam lotes de leite de camelo congelado, tendo-lhes sido recomendado que os seus filhos ingerissem o alimento descongelado e não aquecido, uma vez que o calor pode destruir as propriedades benéficas do leite, entre os quais os anticorpos e proteínas.

Após 24 horas da ingestão do leite, todas as crianças viram os seus sintomas reduzidos, acrescentaram os especialistas. Alguns dos menores continuaram a beber leite de camelo durante um mês e a sua recuperação «foi espectacular», garantiram os autores do estudo.
(fonte: DiárioDigital)

08 dezembro 2005

Telefone para Cães


PetsMobility decidiu lançar-se no emocionante mercado dos telefones móveis para cães e tem previsto lançar no próximo ano (já falta pouco) o seu produto PetsCell.

Evidentemente como telefone móvel não tem muito futuro a não ser que se ensine o cão a mandar SMS, mas o GPS interno pode ser útil para evitar os anúncios em locais públicos anunciando que se perdeu um cão.

O telefone em questão tem três botões de marcação rápida. Dois para chamar os donos (dois telefones distintos) e outro para serviços de emergência.

Certamente será bem sucedido os EUA em onde as mascotes são tratados como seres quase humanos (em alguns casos até bastante melhor), mas pouco mais.

05 dezembro 2005

Via do Infante

Via do Infante gera lucros indirectos 90% superiores aos custos
Por cada euro investido na SCUT do Algarve o Estado recebe nove euros, revela um estudo citado pelo deputado João Cravinho
As SCUT são sustentáveis do ponto de vista orçamental e até dão lucro, defendeu João Cravinho, sexta-feira, em Faro, durante um encontro promovido pelos seis deputados eleitos pelo Algarve.
"O investimento realizado na construção das SCUT tem um efeito positivo no investimento privado, no emprego, no produto e na arrecadação de receitas fiscais em todo o País", afirmou, citando um estudo realizado pelos professores Marvão Pereira e Jorge Andraz.
Segundo o trabalho, a preços constantes de 1999 o conjunto das SCUT tem um efeito positivo sobre o investimento privado de cerca de 23 mil milhões de euros, criam 66 mil empregos e o impacto total sobre o produto é da ordem dos 49 mil milhões de euros. Isto é, as receitas indirectas são, em média, 6,6 vezes superiores aos encargos financeiros do Estado.
"As SCUT dão lucro ao Orçamento. Se o Ministério das Finanças fosse também um Banco de Investimento faria um excelente negócio no balanço das suas despesas e receitas", sublinhou.
A SCUT da Via do Infante é a mais lucrativa do País: gera receitas orçamentais 90% acima das despesas suportadas pelo Estado no seu financiamento, num total de 1,4 mil milhões de euros.
Segundo João Cravinho, "na SCUT Algarve, por cada euro investido o Estado recebe nove euros"
No conjunto, as receitas fiscais do programa SCUT ultrapassam em 40% o valor dos respectivos pagamentos a cargo do Orçamento.
"Todas as SCUT se pagam a si próprias e são, portanto, do ponto de vista orçamental sustentáveis e até lucrativas", afirmou.
Por outro lado, de acordo com João Cravinho, "Lisboa e Vale do Tejo, apesar de não ter qualquer SCUT, beneficia de cerca de 40% do investimento privado induzido pelas SCUT".
Ou seja, de acordo com o deputado, o princípio do utilizador-pagador, defendido por alguns sectores do PSD, não faz sentido. Conforme demonstra o estudo acima citado, por exemplo, apesar de ser a população do Algarve a utilizar a Via do Infante, quem mais beneficia com a existência daquela infra-estrutura é a região de Lisboa e Vale do Tejo.
"Se perto de 40% dos benefícios ficam na região de Lisboa e Vale do Tejo, porque razão hão-de ser os utilizadores locais a pagar", questionou.
Aliás, nesta matéria, Cravinho acusou o PSD de falar a "três vozes": uma defende a introdução de portagens; outra também, mas não no respectivo círculo eleitoral e uma terceira preconiza a generalização das isenções.

03 dezembro 2005

Natal em Faro

Natal em Faro com múltiplas iniciativas

Animação centrada na baixa comercial

No âmbito da quadra natalícia, a Câmara Municipal de Faro realiza um conjunto de iniciativas alusivas a esta data, com o objectivo de dinamizar a cidade e acolher da melhor forma todos os visitantes.

A animação vai passar, essencialmente, pela baixa comercial de Faro.

No dia 9 de Dezembro realiza-se a "Invasão dos pequenos Pais Natais", na rua de Santo António, entre as 10:00 horas e as 12:00 horas.

O objectivo é reunir o maior número de crianças vestidas de Pais Natais. A iniciativa é organizada pela ACRAL - Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve - com o apoio da autarquia, dos estabelecimentos de ensino e munícipes em geral.

o "Itinerário dos Artistas" é uma iniciativa organizada pela ACRAL com o apoio da autarquia, a decorrer de 9 a 15 de Dezembro, na zona comercial da baixa. O objectivo é mostrar as obras de vários artistas algarvios (escultores, pintores, entre outros). O "Itinerário dos presépios", de 16 a 24 de Dezembro, vai realizar-se na zona comercial de Faro, onde várias escolas do concelho vão expor presépios criados pelos seus alunos.

No dia 16 de Dezembro, a 2ª Festa do Idoso do concelho de Faro terá lugar no circo Dallas, com o objectivo de reunir os idosos do concelho e proporcionar-lhes uma tarde de animação, com a actuação de artistas circenses e outras actuações nas áreas da música e dança. A organização parte da Câmara Municipal de Faro, com o apoio de todas as juntas de freguesia e várias associações de idosos.

Ainda nesta mesma linha, as crianças do ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo são convidadas para o circo, pela autarquia, com três espectáculos específicos (a realizar nos dias 12 e 13 de Dezembro).

As crianças também vão poder usufruir gratuitamente do comboio turístico, desde que acompanhadas por um adulto (pagante), mas caso a crianças seja acompanhada por dois adultos apenas será cobrado um bilhete; o Parque da Pontinha vai receber insufláveis para a prática de actividades juvenis. A organização parte da Câmara Municipal, da ACRAL e da Associação de Comércio da Baixa de Faro.

No Largo 1º de Dezembro vai ser colocada a "Casa do Pai Natal", onde vai estar presente um Pai Natal. Esta é uma iniciativa da Associação do Comércio da Baixa com o apoio da Câmara Municipal de Faro. A Ambifaro vai também proceder a uma distribuição de balões às crianças.

Como é habitual nesta época natalícia, a Câmara Municipal de Faro e as associações do concelho vão proceder à animação de rua nas zonas pedonais. A cidade vai estar decorada com a tradicional iluminação de Natal e como nos anos anteriores vai ser colocada uma passadeira vermelha, na zona pedonal da baixa comercial, com uma extensão de 600 metros.

O horário de encerramento das lojas na zona comercial será alargado no mês de Dezembro para as 22:30 horas.



Câmara de vídeo reconhece sexo e idade das pessoas filmadas

O construtor japonês de motos Yamaha Motor apresentou uma câmara de vídeo capaz de reconhecer automaticamente o sexo da pessoa filmada e a escala etária entre cinco grupos possíveis.

As pessoas que têm por hábito parar em frente às montras das lojas poderão, brevemente, deixar de ser totalmente anónimas. Isto porque o construtor japonês de motos Yamaha Motor
De acordo com Makoto Yoshida, chefe da secção de pesquisa avançada da Yamaha, este sistema é "perfeitamente adaptável ao marketing", uma vez que permite, por exemplo, determinar com precisão que tipo de clientes frequentam determinado estabelecimento.
"Esta câmara poderá ser usada para controlar o acesso a algumas entradas ou, quando colocada em pontos estratégicos, para determinar o perfil das pessoas que entram em certos locais ou que, simplesmente, ficam fixamente a olhar para eles", afirmou Makoto Yoshida.

A empresa nipónica concebeu este sistema a partir de uma base de dados composta por 10.000 fotografias de homens e de mulheres. Segundo a Yamaha, a câmara reconhece o sexo da pessoa filmada em 88 por cento dos casos (mais ou menos a mesma percentagem que o olho humano, afirma a empresa) e acerta no grupo de idade em 77 por cento das situações.
Durante a apresentação deste produto, que teve lugar na WPC Expo 2005, em Tóquio, a marca japonesa propôs ainda usar a tecnologia nos veículos que operam em áreas fechadas, tais como parques temáticos. Baseado no género e idade dos passageiros, o sistema pode recomendar pontos do parque a visitar, concluiu a Yamaha.
apresentou uma câmara de vídeo capaz de reconhecer automaticamente o sexo e a idade da pessoa filmada. Ou seja, a loja tem, de imediato, acesso a estes dados pessoais.

29 novembro 2005

Internet poderá levar à extinção de idiomas

Uma análise realizada pela UNESCO refere que dentro de 100 anos, 50% dos idiomas existentes no mundo poderão vir a desaparecer.

De acordo com os responsáveis por este estudo, as novas tecnologias em geral e a Internet em particular poderão contribuir para a homogeneização, levando à extinção de parte dos idiomas existentes.

O relatório refere que cerca de 75% das páginas que existem na Internet estão escritas em inglês, apesar dos utilizadores de Internet que têm o inglês como língua materna rondarem os 50%.

A UNESCO recomenda que os países incrementam a aprendizagem de idiomas desde o ensino primário e invistam na tradução de aplicações informáticas e no desenvolvimento de conteúdos para a Internet em alfabetos que não o Latino.

fonte: vector21

Quem fazem lembrar?

Ronaldinhos (in bitaites)

27 novembro 2005

Contas da Sonae penhoradas

Congelados três milhões de euros por dívidas a firma de confecções

Foram penhoradas as contas bancárias de duas empresas do grupo Sonae, entre elas a que gere os centros comerciais. A revelação é feita na edição deste sábado do semanário Expresso.
A ordem judicial vem no seguimento de uma queixa interposta por uma pequena firma de confecções, a Adoma.
De acordo com o Expresso, a decisão tomada na quarta-feira pelos Juízos de Execução do Porto obriga a cativar, em cada uma das cinco contas bancárias da Sonae Sierra e Sonae Management, um valor de três milhões de euros. O equivalente ao que o tribunal diz ser a dívida à Adoma. Ou seja, no total, ficam congelados cerca de 15 milhões de euros.
O caso remonta a 1999 quando a firma Adoma tinha alugadas duas lojas de pronto-a-vestir no MaiaShopping e no NorteShopping, mas por falta de receitas tentou trespassar o aluguer a outra empresa. Só que, de acordo com a queixa apresentada, a Sonae impediu o negócio, apesar de, inicialmente, ter concordado.
A Sonae disse ao Expresso que vai recorrer da sentença, apesar de ainda não ter tido conhecimento oficial da decisão de penhora.

24 novembro 2005

China contra Aves - vacina

Uma empresa chinesa prepara-se para lançar testes clínicos para uma vacina contra uma gripe humana de origem aviaria, afirmando ser a primeira a fazê-lo na Ásia, indicou hoje o China Daily.

A empresa Sinovac Biotech, com sede em Pequim, indicou ter recebido autorização da administração da tutela para realizar a primeira fase dos testes sobre os protótipos das vacinas, indicou o diário chinês.

«Poderemos levar pelo menos um ano a terminar as duas fases de testes clínicos da vacina contra uma pandemia de gripe de origem aviária», afirmou ao jornal o porta-voz da empresa Lu Zhenyou.

Um grupo de 100 voluntários, com idades compreendidas entre os 18 e 60 anos, deve ser seleccionado, sublinhou.
Se for aprovada, a vacina, menos cara que as vacinas clássicas contra a gripe, destina-se às populações de risco, como veterinários ou técnicos de laboratório, assim como criadores de aves das regiões afectadas pela gripe das aves, afirmou o porta-voz da empresa.

A China anunciou quarta-feira que uma agricultora do Este do país morreu vítima de gripe das aves, tornando-se assim no terceiro caso humano no país.

21 novembro 2005

States continuam a controlar a Internet

Foi o acordo possível na Cimeira Mundial da Sociedade de Informação, que decorre em Tunes, na Tunísia.

A escolha do país é controversa. A Tunísia tem sido acusada de violação dos direitos humanos e de perseguir pessoas apenas por expressarem opiniões na Internet. É na capital da Tunísia que decorre, no entanto, a Cimeira Mundial sobre a Sociedade de Informação, com 1 200 delegados de quase todo o mundo.

O principal tema deveria ser o acesso das populações mais desfavorecidas à Internet. Mas, na prática, a grande discussão tem sido em torno da sua governação.

O ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) gere os computadores que “orientam” a Internet, as máquinas de topo que permitem que um programa de navegação encontre a página desejada noutro computador ou que o correio electrónico chegue ao seu destinatário. Gere os chamados domínios de topo como o .com ou .org, também atribui aos países a sigla correspondente (como .pt). Como exemplo, o ICANN assegura que Portugal, e só Portugal, use o domínio de topo .pt, mas a sua gestão “interna” fica a cargo da FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional).

Manter tudo na mesma, manter a gestão de topo das moradas na Internet em mãos norte-americanas garante para já que tudo continua a funcionar bem. Embora seja uma pequena derrota para a União Europeia.

Mas a verdadeira razão porque continua na mão de uma organização norte-americana é que os norte-americanos assim o exigem, e ninguém teve poder suficiente para lhes fazer frente.

(Artigo do Jornalista Lourenço Medeiros)

17 novembro 2005

Câmara Municipal de Faro


A Câmara Municipal de Faro está a proceder a duplo facturamento, através dos Serviços Municipalizados de Faro - Água, Saneamento e Limpeza, e da Fagar – Faro, Gestão de Águas e Resíduos, EM.

Recebi de ambas as empresas, Factura/Recibo com exactamente os mesmos valores, aliás todos os valores, leitura anterior, leitura actual, caracteres, e nomes impressos, incluindo o código de leitura óptica, coincidem, apenas as folhas aonde foram impressos variam.

Com certeza outros munícipes também receberam o mesmo duplo facturamento. Deverão estar atentos, e verificar se os valores e leituras coincidem, para não pagarem o mesmo duas vezes.

16 novembro 2005

Internet terá 188,5 milhões de utilizadores em 2008

Uma previsão da eMarketer.com revela que o número de utilizadores da Internet deverá totalizar os 188,5 milhões em 2008.
Este número significa que 64,7% da população utilizará este meio, contra os 61,9% que são esperados no final de 2005.Ainda segundo a eMarketer.com, em 2008, a esmagadora maioria dos utilizadores, (75%) terá idades entre os 16 e os 24 anos.

FONTE: diariodigital

13 novembro 2005

Patriotismo

Em Portugal foge-se ao fisco, com quem muda de cuecas. Devemos ser o país da União Europeia onde mais se foge.
Todos os portugueses se acham muito patriotas até chegar a altura de pagar os seus impostos, aí até os estrangeiros a morar em Portugal conseguem ser mais patriotas.

Existem negócios em Portugal onde se foge quase como regra:
Taxista
Um taxista não paga o Imposto Automovel na compra do Taxi. Este taxi serve para o taxista e para um colega trabalhar enquanto este está a dormir, dando uma percentagem ao dono do taxi (claro sem declarar nada). Quantas vezes viram um taxista a dar uma factura ou recibo? Já repararam nas facturas que os taxistas dão, segundo a DECO, 60% delas não têm os dados correctos para serem facturas. Que receita têm os taxistas por mês? Se eles não entregam recibos nem facturas como é que a fiscalização pode saber.
Um taxista que for apanhado a enganar um cliente fica com a licensa suspensa, quantas vezes mostram a licensa para não poderem andar sem ela? Uma vez fui buscar uma amiga ao Hotel EVA e enquanto esperava ouvi um taxista a falar para o outro "Então não tás suspenso?" resposta do outro "Shiuuu, não digas isso alto."
Para que servem as suspensões???
Outro pormenor os taxistas são os unicos empregados por contra própria que não pagam pagamento por conta.
Construção Civil
Talvez onde se foge mais em quantidade de dinheiro. Um prédio custa à volta de 30%, uma construtora declara 70% o resto é lucro, ou seja, 30% declarados mais 40% não declarados. Uma empresa de construção civil é a entidade que mais emprega imigrantes ilegais, ou seja não paga os impostos de ter empregados, ou seja mais lucro. Os lucros são tão extraordinários que conseguem pagar somas avultadas a vereadores de Câmaras para conseguirem as obras. Segundo um estudo da Policia Judiciária, as estradas em Portugal têm, em média, menos 10 cm de largura do que está aprovado no projecto, em vários quilometros façam as contas do que a construtora ganhou.
Outro estudo do Ministério das Obras Publicas, 30% das empresas de Construção Civil não têm alvará de construção, 60% têm alvará inferior para as obras que executam.
Restauração
Onde se foge em menos quantidade de dinheiro mas em grande quantidade de estabelecimentos.
Um café normal custa menos de 15 centimos a chavena, é muito raro encontrar café expresso por menos de 50 centimos = lucro 35 centimos. Quantas vezes nos entregam recibo?, 20% das vezes.
Em cerca de 90% de pequenos restaurantes encontramos o dono como empregado, desses ainda temos a mulher como cozinheira que não é declarada pois é "ajudante improvisionada na hora", está só a ajudar o marido que está atarefado e claro mais uma brasileira ou imigrante de um país de leste ilegal de preferencia para pagar-se menos e não se declarar.

O mais engraçado em Portugal é que todos reclamam aliás eu devo dizer pela quantidade de pessoas que reclamam que eles pagam os seus impostos e os outros é que roubam, não sei como é que existe tanta fuga.
O certo é que ninguém pede factura a um taxista, toda a gente concorda em apresentar o valor da casa na escritura muito mais baixo que comprou ( desconhecendo se a tiver de vender e declarar o preço normal irá pagar impostos de mais valias, i.e., comprei a casa por 120mil euros declarei 70mil euros, mas passado 3 anos vou vender por 140mil euros a outra pessoa só aceita declarar 130mil euros. Eu vou pagar impostos de 60mil de mais valias). Porque toda a gente bebe um café e não pede ou guarda recibo?

Se o Português é capaz de pôr uma bandeira na varanda para mostrar o seu patriotismo porque teima em roubar o seu próprio país? (in Galo de Barcelos)

10 novembro 2005

Retira a neve com o mínimo esforço

Embora nós exactamente não saibamos porque os habitantes da Malásia necessitam deste aparelho, o certo é que (mais concretamente de Sri Petaling) chega-nos esta pá para tirar a neve que está no pátio de nossa casa ou de todo o lugar, sempre que seja um sítio mais ou menos nivelado.

Suas características asseguram que a pá da neve de Wovel dobra a nossa força e elimina os riscos próprios do trabalho de retirar a neve (torções e fatiga, talvez).
Promete um trabalho feito no terço do tempo usual, não requer que levantamos o peso da neve e elimina as dores de costas e músculos devido ao esforço.

08 novembro 2005

+ alto Magistrado, disse:

É preciso acabar com o "chico espertismo"


chico esperto

06 novembro 2005

NOTÁVEL!

Conta uma antiga lenda que, na Idade Média, um homem muito virtuoso foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher. Na realidade, o verdadeiro autor era uma pessoa muito influente no reino e, por isso, desde o 1º momento se procurou um "bode expiatório", para encobrir o culpado. O homem foi levado a julgamento já sabendo que tinha escassas ou nulas oportunidades de escapar ao terrível veredicto: a forca! O juiz, também metido na trama, cuidou, não obstante, de dar todo o aspecto de um ulgamento justo e, por isso, disse ao acusado:
Conhecendo a tua fama de homem justo e devoto ao Senhor, vamos deixar nas mãos d'Ele o teu destino: vamos escrever em dois papéis separados as palavras "culpado" e "inocente". Tu escolherás e será a mão de Deus a que decidirá o teu destino.
Claro, o mau funcionário havia preparado dois papéis com a mesma palavra: "Culpado".
E a pobre vitima, ainda sem conhecer os detalhes, dava conta de que o sistema proposto seria uma armadilha. Não havia escapatória.. O juiz ordenou o homem para escolher um dos papéis dobrados. Este respirou profundamente, ficou em silêncio uns quantos segundos com os olhos fechados e, quando a sala começava já a impacientar-se, abriu os olhos e, com um estranho sorriso, pegou num dos papeis e levando-o à boca, engoliu-o rapidamente.
Surpreendidos e indignados, os presentes condenaram o acto veementemente:
- Mas? Que fez?!? E agora??? Como vamos saber o veredicto?!
- É muito simples, respondeu o homem. É uma questão de ler o papel que resta, saberemos o que dizia o que engoli.
Com nítido incómodo e enjoo mal dissimulados, lá tiveram que libertar o acusado, e jamais voltaram a molesta-lo.
Moral da história: por mais difícil que se nos apresente uma situação, nunca deixes de buscar a saída nem lutar até ao último momento. Sê criativo!
Quando tudo pareça perdido, usa a imaginação!
Nos momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento.
(Albert Einstein)

03 novembro 2005

Galp Energia baixou hoje os preços dos combustíveis


A Galp Energia baixou esta quinta-feira os preços dos combustíveis, com o gasóleo a descer 2,5 cêntimos, a maior redução desde Julho de 2003, e as gasolinas 3,0 cêntimos por litro, anunciou a petrolífera.
A Galp Energia justificou a terceira baixa no período de menos de duas semanas com a descida das cotações internacionais dos produtos refinados.
Em comunicado, a empresa afirmou que, desde a meia-noite, a gasolina sem chumbo 95 está a ser vendida nos seus postos a 1,225 euros o litro e o gasóleo rodoviário a 1,034 euros o litro.
Desde que a Galp Energia iniciou sucessivos movimentos de reduções de preços, no passado dia 20 de Outubro, o preço das gasolinas nos seus postos de venda caiu 7,4 cêntimos, acrescenta.
Desde a meia-noite, os preços de referência da Galp, em Portugal continental, são de 1,225 euros/litro para a gasolina sem chumbo 95, 1,290 para as gasolinas sem chumbo 98 e aditivada e 1,350 para a G Force.
No caso dos gasóleos, o rodoviário passa a custar 1,934 euros o litro, o G Force 1,094, o colorido e marcado 0,699 e o de aquecimento 0,693 (menos 1 cêntimo), mantendo-se inalterado, em 0,563 euros o litro, o preço do GPL auto. (fonte: diário digital)

30 outubro 2005

Terramoto de 1755

Prejuízos do sismo de 1755 calculados em 75% do PIB
Cerca de 100 mil contos da época, correspondentes a 75% do PIB anual português em meados do século XVIII, é o cálculo que José Luís Cardoso, professor catedrático do ISEG, em Lisboa, faz sobre os prejuízos provocados pelo terramoto de 1755.

A catástrofe do dia de Todos-os-Santos foi devastadora e as perdas não se limitaram à derrocada de palácios e igrejas edificados com o ouro do Brasil, no então recente reinado de D. João V. Também há que contabilizar um riquíssimo património móvel, em jóias, obras de arte e dinheiro vivo que na época era só metálico. E as somas a que se chega são tão astronómicas que José Luís Cardoso, professor de História da Economia, verificou uma grande dissonância e notórios exageros quando investigou os valores referidos na época e que vão de 85 mil a 375 mil contos, com os mercadores estrangeiros, sobretudo ingleses, a queixarem-se de perdas na ordem dos 40 mil contos. Numa primeira abordagem, avaliou o volume dos prejuízos em 230 mil contos da época, mas ao confrontar esse valor com o que seria, então, o PIB considerou os números excessivos. Numa estimativa mais apertada aponta, agora, para 100 mil contos, correspondentes na altura a 75% da riqueza total produzida durante um ano em Portugal.

INCOMENSURÁVEL
Sobre os prejuízos do terramoto que estendeu a destruição por todo o Sul do País, desde Vila Real de Santo António a Castelo de Vide, na fronteira espanhola, e até à Ericeira, na costa Atlântica, José Luís Cardoso considera que há muito trabalho de arquivo por fazer. E quando houver resultados ter-se-á de admitir que mesmo os cálculos mais reduzidos podem parecer um exagero, já que os estragos foram incomensuráveis. José Luís Cardoso tem uma comunicação intitulada ‘Pombal, o Terramoto e a política de regulação económica’, anunciada para dia 4, no colóquio Terramoto de 1755 – Impactos Históricos, promovido pelo ISCTE e o ICS, em que abordará as consequências económicas da catástrofe sob outras perspectivas. A sua apreciação sobre as decisões de Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal, é muito positiva: ‘A sua preocupação foi evitar que os preços aumentassem, que houvesse um açambarcamento de bens alimentares, naturalmente escassos, ou que os salários subissem, além de tomar medidas de abastecimento, segurança dos cidadãos e saúde pública”, explica José Luís Cardoso, observando que para a reconstrução de Lisboa o reino criou apenas um novo imposto de mais 4% nos direitos alfandegários sobre as mercadorias importadas. Não havia que massacrar mais uma economia portuguesa em fase depressiva. O terramoto acabou até por ajudar ao crescimento.

Internet Gratuita


Internet sem fios gratuita no município de Castro Marim
Algarve Digital instala primeiro hotspot público do Algarve
Imagine-se comodamente sentado numa esplanada em Altura, concelho de Castro Marim, com o seu computador portátil ligado à Internet de banda larga sem fios. Pois bem, isso já é possível. No passado dia 20 de Outubro o município de Castro Marim ficou marcado por o primeiro do Algarve a dispor de um ponto de acesso gratuito à Internet de banda larga sem fios (hotspot). Utilizando tecnologia wireless (rede sem fios) basta para isso instalar o seu computador portátil a 300 metros deste hotspot situado na Rua da Alagoa, em Altura, junto à rotunda Sul, para navegar no ciberespaço. Para além disso poderá ainda utilizar outros dispositivos portáteis que sejam compatíveis com a tecnologia wireless, como é o caso de telemóveis, PDA, entre outros. Pensando nas pessoas que não têm computadores portáteis ou equipamentos compatíveis com rede wireless foi instalado um quiosque público, dotado de um computador na papelaria Lazer de forma a facilitar a acesso à Internet gratuita. A instalação de hotspots é um projecto desenvolvido pelo Algarve Digital e prevê a instalação destes pontos de acesso em todos os municípios do Algarve.

26 outubro 2005

Mudança da Hora


Relógios atrasam uma hora no próximo domingo
Na madrugada do próximo domingo, dia 30 de Outubro, termina o horário de Verão. Os relógios deverão ser atrasados uma hora (às 03:00 serão 02:00), em cumprimento da directiva comunitária que rege a denominada Mudança de Hora e que afecta todos os Estados-membros da UE.
A mudança de hora começou a generalizar-se, embora de forma desigual, a partir de 1974, quando se produziu a primeira crise do petróleo e alguns países decidiram adiantar os seus relógios para poder aproveitar melhor a luz do sol e consumir assim menos electricidade em iluminação.
A Mudança de Hora é aplicada como directiva desde 1981 e tem vindo a ser renovada sucessivamente em cada quatro anos.

24 outubro 2005

Bye Bye, Zé


Como estava previsto, foi-se!

20 outubro 2005

Tristeza

Aplausos

Os eleitores de Faro ficaram tristíssimos quando se deram conta da saída do Zéd o'Bes Ouro para destino desconhecido.
Pensam alguns, que o antipático edil vai regressar à galáxia de origem.
Outros afirmam, a ter em conta a tristeza das pessoas, que se dedicou à estatística, pois está interessado em saber quantos perdigotos lançou em todas as entrevistas que deu ao Faro Moda.

18 outubro 2005

Mais de metade dos internautas portugueses visitaram blogs em 2005

Blogger


Os portugueses residentes no Continente que acedem à Internet a partir das suas casas passaram mais de 1,2 milhões de horas a navegar em páginas de blogs de Janeiro a Setembro de 2005, segundo revela o estudo Netpanel da Marktest. Os blogs atraíram às suas páginas 55,1 por cento da comunidade internauta com mais de quatro anos, num total de 899 mil portugueses.

Durante este período, foram visitadas 81,5 milhões de páginas de blogs e cada utilizador navegou durante 1 hora e 19 minutos, tendo dispendido em cada página 53 segundos, revela o estudo.

Nos primeiros nove meses o número de utilizadores deste tipo de sites ultrapassou os visitantes registados no ano passado, que foram 726 mil. O mês de Janeiro de 2005 foi o que atraiu mais bloggers, com 413 mil utilizadores únicos, seguido do mês de Fevereiro que registou 365 mil utilizadores. Depois da descida de visitas aos blogs nos meses do Verão, o mês de Setembro começou a evidenciar uma tendência de crescimento, com 329 mil utilizadores, analisa o estudo.

O Photoblog, o Morango manias e o Weblog foram, por esta ordem, os blogs que reuniram maior número de visitas no período analisado, mediante o que indica o Netpanel da Marktest, com respectivamente 282 mil, 96 mil e 77 mil utilizadores únicos.

Em relação ao número de páginas visitadas, o estudo conclui que o blog Photoblog ocupa as três primeiras posições com o photoblog.be a registar 49,5 milhões, o photoblog.net 6,9 milhões e o photoblog.be 1,2 milhões.

Em termos de tempo dispendido pelos utilizadores nos blogs, o photoblog.be registou 563 mil horas e o photoblog.net 55,6 mil, seguido do Abrupto com 14,7 mil horas.
FONTE: maxideia.com

16 outubro 2005

Café ajuda a prevenir cancro do fígado

Bica Efeito protector foi observado em quem bebia uma ou duas chávenas de café por dia
Investigadores japoneses descobriram que o café pode ajudar a prevenir o tipo mais comum de cancro do fígado, indica um estudo já há algum tempo divulgado nos Estados Unidos.
Um estudo feito com mais de 90 mil japoneses constatou que os que bebiam café todos ou quase todos os dias corriam metade dos riscos de contrair cancro do fígado do que os que nunca o bebiam.
O efeito protector foi observado em quem bebia uma ou duas chávenas de café por dia e aumentava quando a dose era de três ou quatro chávenas.
Depois de estudos com animais terem sugerido uma associação entre o café e o cancro do fígado, esta equipa de investigadores, chefiada por Monami Inoue, do Centro Nacional do Cancro de Tóquio, analisou um estudo de saúde pública feito durante dez anos para determinar o consumo de café em pacientes com cancro do fígado e pessoas sem cancro.
A análise constatou que a probabilidade de ocorrência de cancro de fígado em pessoas que nunca ou quase nunca bebiam café era de 547,2 casos por 100 mil pessoas durante dez anos.
Em contraste, o risco de quem bebia café diariamente era de 214,6 por 100.000, indica o relatório dos investigadores, publicado na edição desta semana do Journal of the National Cancer Institute.
O estudo não abrangeu os consumidores de café descafeinado devido ao seu escasso consumo no Japão.
O motivo da redução de casos de cancro do fígado não é claro.
Segundo os investigadores, o café contém grandes quantidades de antioxidantes e vários estudos feitos com animais indicam que esses compostos têm potencial para inibir o cancro do fígado.
No mesmo estudo, a equipa observou também os efeitos do chá verde, que contém outros antioxidantes, mas não encontrou qualquer relação entre o seu consumo e o cancro do fígado.

15 outubro 2005

Gripe das Aves

RECOMENDAÇÕES
O homem pode contrair a gripe provocada pelo virus Influenzae A(H5N1) através do contacto com aves infectadas (não se exclui a possibilidade de contágio por outro tipo de animais).
Para se evitar o aparecimento da "gripe das aves" recomenda-se a adopção das seguintes medidas preventivas, destinadas ao público em geral, aos manipuladores de aves e aos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e outros técnicos).
Público em Geral:
*Evite o contacto com aves doentes (galinhas, gansos, patos, etc.) ou outro tipo de animais que levantem suspeitas relativamente ao seu estado de saúde;
*Lave sempre as mãos com água e sabão, após manusear qualquer tipo de aves ou outros animais;
*Evite a promiscuidade entre alimentos crus e cozinhados;
*Lave convenientemente todos os utensílios de cozinha (incluindo bancas e bancadas, pranchas para corte de alimentos, talheres, etc.), antes da sua reutilização na preparação de outros alimentos;
*Consuma somente alimentos devidamente cozinhados e quentes;
*Reforce e promova a adopção de medidas gerais de higiene individual (por exemplo, lave sempre as mãos com sabão, depois de utilizar os sanitários e antes de cozinhar ou preparar qualquer tipo de alimentos) e colectiva (por exemplo, não tussa nem espirre na direcção de outras pessoas e "proteja" sempre a tosse e o espirro com lenços, descartáveis de preferência);
*Mantenha uma dieta equilibrada, faça regularmente exercício físico e tenha períodos de repouso suficientes, de modo a manter as defesas imunológicas do organismo;
*Evite espaços fechados e sem ventilação natural adequada, bem como espaços fechados com grande concentração de pessoas.

12 outubro 2005

Web já tem 74 milhões de sites
De janeiro a outubro foram criados 17, 5 milhões de sites - 1,6 milhão a mais do que o volume registrado em 2000 (16 milhões, quando a internet explodiu de vez no universo da comunicação.
A Web está crescendo velozmente em 2005. Em Outubro, a empresa de consultoria inglesa Netcraft catalogou 74,4 milhões de sites, frente aos 71,8 milhões encontrados em Setembro, o que representa aumento de 3,12 % no período.
De Janeiro a Outubro foram criados 17, 5 milhões de sites - 1,6 milhão a mais do que o volume registrado em 2000 (16 milhões), quando a internet explodiu de vez no universo da comunicação.
A primeira pesquisa da Netcraft, realizada em 1995, apontou a existência de cerca de 18 mil sites. Dois anos depois esse número subiu para 1 milhão. Em 2000, havia 10 milhões. No ano passado, eles somavam 51 milhões.
Segundo a Netcraft, são criados quase 3,5 mil sites por dia - 145 por hora ou seis por minuto, aproximadamente, enquanto 360 deixam de exitir.

10 outubro 2005


Abstenção vence com maioria absoluta

José Apolinário venceu, com 41 por cento dos votos, a José Vitorino que alcançou 38.3 por cento de votos. Apesar de todos os candidatos terem apelado ao voto, a abstenção rondou os 45, 6 por cento.

Vitorino diz que o seu maior contratempo foram as sondagens e que a vereação está fora de questão. E está fora da Câmara!

Sobre os boatos que indicavam que Apolinário iria abdicar da presidência da câmara depois da tomada de posse, o futuro presidente fez questão de reafirmar o seu compromisso: “estou aqui para trabalhar por Faro ao longo dos próximos quatro anos e espero merecer e corresponder à confiança que me foi depositada”. Eram só boatos!

Durante as declarações em que assumiu a derrota nestas eleições, José Vitorino culpou as sondagens pelos resultados obtidos alegando que as mesmas acabaram por comprometer o trabalho da autarquia e da população farense. Nesse caso “benditas” sondagens!

Não obstante, considerou os resultados extraordinários por terem ficado a cerca de 500 votos dos resultados de 2001 e afirmou que se por um lado perdeu o resultado efectivo das eleições, por outro lado, venceu em termos de valores, “de ética e de obra feita”. Qual obra, a inundação do Teatro ou a rotunda da racha?

Sobre uma possível participação na futura vereação da Câmara Municipal de Faro, Vitorino explicou que essa situação não é viável porque não se identifica com o caminho traçado por José Apolinário e esse caminho não lhe permite continuar o trabalho realizado até ao momento, enquanto edil farense. Oh que pena!

08 outubro 2005

O Juiz e o Papagaio


Hoje vou reproduzir uma história contada por Malba Tahan:
A opulenta cidade de Cabul vivia, naquele tempo, agitada por um estranho boato. Diziam alguns, afirmavam muitos, que o íntegro e prestigioso juiz Fauzi Trevic, antes de sair para o exercício de suas altas funções no Tribunal, ouvia os conselhos de um papagaio.
Havia até quem soubesse particularidades sobre o caso. O papagaio fora trazido das montanhas por um feiticeiro famoso e vivia encerrado num rico aposento, longe das vistas e dos ouvidos curiosos.
Os mais ousados garantiam que se tratava de uma ave encantada, que trazia no corpo o espírito de um génio – um djin, talvez.
O maravilhoso papagaio conhecia jurisprudência e ditava leis com eloquência e sabedoria dos grandes ulemás. Não havia, aliás, outra explicação para aquele mistério, pois o juiz Trevic proferia sentenças notáveis, fundamentadas sempre com grande elevação, elogiadas pelos advogados mais exigentes e intolerantes.
O caso chegou, afinal, ao conhecimento do rei Nassin bem-Nassin.
- Mac Allah – exclamou o soberano persa.
- É assombroso! Quem poderia acreditar que houvesse no Oslam, um papagaio capaz de orientar as longas sentenças de um sábio juiz?
Resolvido a esclarecer, de qualquer modo, o enigma, o poderoso rei mandou vir à sua presença o doutíssimo Fausi Trevic e interrogou-o:
- Seria verdadeira aquela voz que corria pela cidade, abalando os incrédulos e enchendo de infinito assombro os simples e os ingénuos?
- Sim ó rei magnânimo! É verdadeira a voz - respondeu o ilustre “cadi”. Não devo ocultar a verdade, todos os dias antes de seguir para o Tribunal, ouço os conselhos de um modesto papagaio verde de bico amarelo! Juro pelas barbas de Maomé, que é essa a expressão da verdade!
- Exaltado seja Allah, o Único! – Exclamou o monarca. – Não creio que possa existir, sob o céu ou sobre a terra, maravilha maior do que essa que acabais de revelar!
- Vejo-me forçado a dizer-vos, ó Rei do Tempo – prosseguiu o juiz – que o papagaio, meu amigo e conselheiro, só sabe pronunciar duas palavras, com esse limitadíssimo vocabulário, consegue ele orientar, com segurança e clareza todas as minhas sentenças.
- Com duas palavras! Que palavras mágicas serão essas que servem como dois faróis no meio do oceano das leis?
- Respondeu o digno magistrado:
- Bondade e Justiça! Justiça e Bondade!
- Eis as duas palavras que ouço todos os dias de meu papagaio! Procuro tê-las sempre bem viva no fundo do coração! Quando estudo as causas, sobre as quais sou obrigado a votar e decidir, esforço-me por ser bom, ser justo, a Justiça que corrige ou castiga deve ser inspirada pela Bondade que nobilita e eleva. Ainda mais: a Bondade, que exalta o fraco, não pode prescindir da Justiça que reabilita o forte. Confesso, pois, que todas as minhas sentenças são norteadas pelo admirável conselho do papagaio:
- Bondade e Justiça!
- Por Allah senhor dos mundos visíveis e invisíveis! Por Allah! Seguissem todos os Reis, Ministros e Magistrados o conselho do papagaio, a felicidade desceria sobre os povos e a paz reinaria entre as nações.
- Uassalam!
(Escrito por Ismael Cirilo)

05 outubro 2005

5 de Outubro de 1910

A bandeira de Portugal é um rectângulo com proporções 2:3, dividido verticalmente em verde (a 2/5 do comprimento) e vermelho (3/5). Quando desfraldada, a parte verde fica do lado do mastro, ou do lado esquerdo quando representadaBrazão graficamente. Centrado na linha de separação entre o verde e o vermelho está o brasão, consistindo numa esfera armilar sobreposta pelo tradicional escudo português, que é de prata, com cinco escudetes de azul carregados de cinco besantes de prata e bordadura de vermelho, com sete castelos de ouro. A bandeira foi oficialmente adoptada a 30 de Junho de 1911, mas era já usada desde a revolução de 5 de Outubro de 1910.

04 outubro 2005

Eclipse ... é a última, prometo!


03 outubro 2005

Depois do Eclipse


Situada a 20 quilómetros de Bragança, a vila de Argozelo foi pequena para tantos quantos a procuraram para observar o eclipse anular do sol em toda a sua plenitude. Foi, na realidade, a capital do eclipse anular de 2005, quase cem anos depois do último similar observado em Portugal.
Todos puderam testemunhar como foi escurecendo gradualmente até se atingir uma espécie de pôr-do-sol enquanto a temperatura ia arrefecendo. As condições de observação foram excelentes. Só em 2028 e 2082 será possível observar um fenómeno semelhante.

O Eclipse
Os Eclipses do Sol são fenómenos cíclicos mas que raramente ocorrem duas vezes no mesmo local.
Em 1999 podémos observar um eclipse parcial, agora em 2005 temos a oportunidade única de observar um eclipse anular do Sol, oportunidade esta que jamais acontecerá no nosso país durante o período das nossas vidas.
No dia 3 de Outubro de 2005, Portugal poderá assistir a um destes raros fenómenos da Natureza.
No entanto, apenas no Norte do país será possível observá-lo na sua fase máxima.
Miranda do Douro e Bragança serão dois dos locais em Portugal com maior tempo de duração da fase máxima. Quanto mais perto da linha central for feita a observação maior será a duração do eclipse na sua fase máxima.
Esta fotografia é ilustrativa do aspecto que o Sol irá ter no momento em que o eclipse entrar na fase máxima de ocultação.
O eclipse anular do Sol irá ter início por volta das 8:30 da manhã, ocorrendo o máximo por volta das 9:55 e terminando às 11:17
Mapa de Portugal com Faixa do Eclipse

27 setembro 2005

Termina hoje em Bona a Conferência Internacional das Energias Renováveis em que os governantes deverão acordar um plano concreto.
Termina hoje em Bona, a Conferência Internacional das Energias Renováveis, “Renewables 2004”. No fim deste congresso, representantes de governos de 150 Estados deverão acordar um plano de acção concreto. O objectivo é conseguir que as energias de fonte renovável representem metade do consumo mundial a partir de 2050.
Segundo um estudo recente do instituto norte-americano independente, Worldwatch, nos últimos cinco anos, o consumo de energia eólica e solar triplicou em todo o mundo. A Alemanha, o Japão, a Dinamarca e a Espanha encontram-se no pelotão da frente dos países que fomentam as chamadas energias alternativas. O relatório frisa os benefícios ecológicos, como a redução de emissões poluentes, e laborais, como o desenvolvimento de novas tecnologias, que resulta na criação de novos postos de trabalho.
O aumento considerável do preço de crude nos últimos meses vem reforçar o argumento dos defensores da energia renovável. Tanto mais que existem estudos que apontam para uma possível nova crise do petróleo dentro de poucos anos. Muitos cientistas prognosticam um esgotamento das reservas mundiais a partir de 2016, o que levará a um aumento drástico dos preços do ouro negro, com consequências catastróficas para a economia mundial. Actualmente, são consumidos 80 mil milhões de barris de petróleo por dia, com tendência crescente.
Embora o preço da energia tenha aumentado em flecha em Portugal, as renováveis continuam a não ter ‘lobby’. Um relatório recente da Comissão Europeia aponta Portugal e a Grécia como os membros da UE que mais contribuem para o fracasso previsível de uma das metas comunitárias: elevar o consumo europeu das energias alternativas para 12% do total em 2010.
Nos Estados Unidos da América, onde o litro de gasolina chegar a custar menos do que uma garrafa de água mineral, os cálculos apontam para um aumento do consumo em 50%, nos próximos 20 anos. Mas também outras fontes tradicionais de energia, como o carvão, representam um problema por serem findáveis, demasiado caras na produção e de efeito nefasto para o meio-ambiente. E nos países em vias de desenvolvimento, onde as populações dependem muitas vezes da madeira como única fonte de energia para cozinhar, ou seja, sobreviver, a destruição das florestas e a desertificação ameaçam tornar-se num problema para o mundo inteiro. (fonte Diário Económico)

Energias Renováveis
As energias renováveis permitem atenuar as emissões de dióxido de carbono e, ao mesmo tempo, contribuem para reduzir as importações e a dependência energética dos produtos petrolíferos, potenciando também a criação de emprego e valor acrescentado regional.
Os compromissos assumidos pela União Europeia no Protocolo de Quioto, sobre as alterações climáticas, obrigam a reduzir as emissões de dióxido de carbono, co‑responsabilizando as políticas regionais e locais na contribuição para os objectivos globais. Por outro lado, a Directiva para a promoção da energia eléctrica produzida a partir de energias renováveis, representa um impulso importante para a afirmação das energias renováveis e para melhorar a sua competitividade face às energias fósseis...
Agora a pergunta: há algum candidato para as próximas eleições que se preocupe com estas questões importantes? que tenha uma política virada para questões ambientais? e sobretudo para as energias renováveis?...

24 setembro 2005

Máximas

.
Assim como existem oradores gagos, humoristas tristes e cabeleireiros calvos, poderiam também existir políticos honestos. (Dario Fo)

Invejava Walt Disney quando fazia desenhos animados. Se não gostava de um actor, podia simplesmente apagá-lo. (Alfred Hitchcock)

A única coisa que pára a queda dos cabelos é o pavimento. (Maurizio Costanzo)

Encontrei um turista idiota na Itália. Pensava que Vat69 fosse o número de telefone do papa. (Milton Berle)

Do pó viemos e ao pó retornaremos. E os esquimós, granizo. (Boris Makaresko)

Que coisa é mais nojenta que morder uma maçã e achar um verme? Morder uma maçã e achar meio verme. (Pino Caruso)

Mistério da vida: o que faz um nudista com as chaves depois que fecha o carro? (Jacob M. Braude)

Salve, café da manhã! (Silvester quando se levanta e saúda Piu-Piu)

A diferença entre um génio e um idiota é que um génio tem os seus limites. (Anónimo)

Quem sabe quantas folhas de figo Eva teve que experimentar antes de dizer: "Uso esta". (Anónimo)

Volto daqui a um minuto. Assinado, Godot (graffito)

O mundo não é perfeito. Em um mundo perfeito, Mark Chapman teria matado Yoko Ono. (Daniele Luttazzi)

É errado julgar um homem pelas pessoas que frequenta. Judas, por exemplo, tinha amigos irrepreensíveis. (Marcello Marchesi)

23 setembro 2005

Iluminação de estado sólido

.
As ineficientes lâmpadas incandescentes tornaram-se obsoletas depois do surgimento das lâmpadas fluorescentes compactas. Mas estas não deverão reinar por muito tempo: vêm aí as "lâmpadas sólidas", a geração futura dos já conhecidos LEDs ("Light Emmitting Diode"), as pequenas lâmpadas hoje presentes em todos os aparelhos eletrônicos.
As fontes de luz de estado sólido, que estão em fase de desenvolvimento, têm o potencial não apenas de uma eficiência energética muito superior às já comuns lâmpadas fluorescentes compactas, ou PL, como também poderão abrir campos de aplicação inimagináveis para suas antecessoras.
Em um artigo publicado na última sexta-feira (27/05), na revista Science, E. Fred Schubert e Jong Kyu Kim, do Instituto Politécnico Rensselaer, Estados Unidos, descreveram uma nova técnica que estão desenvolvendo, que deverá transformar as lâmpadas de estado sólido em "lâmpadas inteligentes."
As lâmpadas inteligentes deverão impactar áreas tão diversas quanto a medicina, o imageamento de corpos e objetos, os transportes, as comunicações e até mesmo a agricultura. A capacidade de controlar as propriedades básicas da luz - incluindo a distribuição espectral, a polarização e a temperatura da cor - irá permitir que essas novas lâmpadas ajustem-se aos seus ambientes, desempenhando funções que hoje são inimagináveis com as lâmpadas fluorescentes e incandescentes.
Por exemplo, essas novas fontes inteligentes de luz têm o potencial para ajustar o ritmo circadiano do ser humano - nossos ciclos de dormir e acordar -, permitindo que nos adaptemos a variações nos horários de trabalho, ou permitir que um automóvel se "comunique" de forma imperceptível com o veículo da frente, ou até mesmo possibilitar o crescimento de morangos em climas gelados.
Os LEDs já oferecem vantagens em termos de economia de energia quando comparados com as atuais fontes de luz, já que são beneficiados por leis básicas da física: esses princípios fundamentais colocam barreiras muito maiores à eficiência das lâmpadas tradicionais do que às lâmpadas de estado sólido.
Em teoria, lâmpadas de estado sólido construídas de materiais perfeitos podem ter a mesma luminosidade de uma lâmpada comum de 60 watts, gastando apenas 3 watts. Na prática, os novos semáforos de LED consomem apenas um décimo da energia dos antigos sinalizadores de trânsito.
Mas é a possibilidade de controlar as propriedades básicas da luz, como conteúdo espectral, padrão de emissão, polarização, temperatura da cor e intensidade que dá a essas novas fontes de luz a capacidade de desempenhar funções inteiramente novas.
Em seu artigo, os professores Schubert e Kim destacam algumas dessas novas fronteiras:
· Pesquisas médicas recentes demonstraram que células do gânglios no olho humano, que estão envolvidas em nosso ritmo circadiano, são mais receptivos à luz na faixa do azul, como aquela que ilumina um dia com céu límpido e claro. O que diferencia essa luminosidade em especial é uma característica chamada temperatura da cor. Lâmpadas que se autoconfigurem para emitir luz nessa temperatura poderão beneficiar não apenas a saúde humana, mas também o nosso humor e nossa produtividade.
· A capacidade para modular rapidamente fontes de luz baseadas em LEDs dá a essas "lâmpadas" a capacidade para piscar de forma tão rápida que seria imperceptível ao olho humano. Isto as torna adequadas para detectar e transmitir informações sem fios, sem alterar a iluminação do ambiente. Em automóveis, a luz de freio poderia transmitir ao veículo que vem atrás uma manobra brusca que acaba de ser iniciada pelo motorista.
· A capacidade para controlar a composição espectral, a polarização e a temperatura da cor de luzes utilizadas em microscopia poderá melhorar muito a definição das imagens, permitindo a identificação em tempo real, contagem e seleção de células biológicas para aplicações médicas e de pesquisa.
· O controle da composição espectral de luzes poderá permitir a criação de ambientes mais adequados ao crescimento de frutas e vegetais fora de suas estações naturais ou em climas inóspitos.
Retirado de um artigo numa revista brasileira de Maio de 2005

22 setembro 2005

A propósito de água...

.
A água é um recurso insubstituível e fundamental para a existência da vida na terra. Qualquer tipo de poluição causada pela libertação directa ou indirecta de materiais poluentes nas linhas de água, ou pela sua exploração intensiva, constitui um grave risco para a saúde e bem-estar do homem.
Neste sentido foi criado, em 2001, um sistema multimunicipal, para recolha, tratamento e rejeição dos efluentes dos municípios da Amadora, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas e Vila Franca de Xira. A concessão deste sistema foi atribuída, pelo Estado Português, por um prazo de 30 anos, à Simtejo.
A Simtejo tem como accionistas a empresa águas de Portugal, que detém 50,5% do seu capital social, e os seis municípios servidos pelo Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais do Tejo e Trancão.
Com um caudal tratado na ordem dos 220.000 m3 por dia, o Sistema integra 30 Estações de tratamento de águas residuais, 79 estações elevatórias, 280 kms de emissários e 95 Kms de Interceptores e Condutas.
Muitas destas infra-estruturas estão ainda em construção ou a sofrer obras de modernização. São os casos das ETAR de Vila Franca de Xira e de Alcântara. Projectos modernos e inovadores, que adoptam as melhores e mais eficientes técnicas de tratamento de efluentes.
Reutilizar é a palavra de ordem em todos os sentidos. Neste contexto e respeitando o ambiente, a Simtejo reutiliza cada vez mais os seus recursos. Assim, aplica já as águas tratadas nas regas de espaços verdes e lavagem de arruamentos; utiliza as lamas para fertilizar e corrigir os solos na actividade agrícola e gera energia eléctrica através do biogás produzido nas ETAR. A melhoria da qualidade da água exige um profundo conhecimento das características das águas residuais e respectivos impactos nos meios receptores. Neste sentido a empresa recorre a rigorosos e constantes programas de monitorização, onde através de vários parâmetros, avalia os efeitos ambientais do funcionamento das ETAR.
O laboratório da Simtejo realiza anualmente mais de 32 mil análises. Ao preservar a qualidade e promover a requalificação dos recursos hídricos, a Simtejo salvaguarda os valores ecológicos e a biodiversidade. Assim não compromete a fauna e flora da sua área de intervenção, garantindo ainda a continuidade de práticas como a pesca, as actividades balneares ou os desportos náuticos.

21 setembro 2005

Hi-tech em armamento... novo modelo ultra-hiper secreto!!

20 setembro 2005

A Barata espalha-se pelo MSN



Assim como o worm para MSN que atacou no início de agosto, um novo worm está a se espalhar através da rede do comunicador instantâneo da Microsoft.
Trata-se da "dona barata". Uma mensagem do MSN sugere ao usuário que veja a animação no site www.baratinha.mypets.ws. Não visite o endereço, a não ser que você saiba o que está fazendo!
Ao acessá-lo, diversas janelas do MSN são abertas, a mensagem é reenviada a todos os seus contatos, e as janelas são imediatamente fechadas. Na maioria das vezes, não é possível ver a mensagem enviada ou saber que você está enviando essa mensagem. Muitos usuários que estão infectados são avisados pelas pessoas em sua lista de contatos que percebem as mensagens repetidas divulgando o mesmo endereço.
Esse é muito mais simples que aquele que se espalhou no mês passado e pode ser removido em 10 passos, como pode ser conferido no tutorial passo-a-passo para a remoção do worm. Os arquivos usados pelo worm lembram os arquivos legítimos do Windows lsass.exe e svchost.exe, que ficam em outra pasta.

19 setembro 2005

Energia



Pensamos na energia como um bem garantido. As faltas de combustível e os cortes de energia são avisos, raros mas oportunos, de que dependemos da energia para os transportes, o aquecimento das nossas casas no Inverno e o seu arrefecimento no Verão, bem como para fazer funcionar as nossas fábricas, quintas e escritórios. O facto, porém, é que muitos recursos energéticos são finitos. Além disso, a utilização de energia é frequentemente uma fonte de poluição. Desenvolvimento sustentável significa utilizar menos combustíveis fósseis de uma forma mais inteligente e desenvolver alternativas.

11 setembro 2005

Mapa da Europa

.




















Entre aqui e coloque os países no local correcto!

10 setembro 2005

Web Blogs a crescerem!


Internet ganha um blog por segundo
Internet ganha um blog por segundo IDG Now! A cada segundo nasce um novo blog. Somente em julho foram criados 80 mil deles por dia, afirma a empresa Technorati, que hoje monitora 14,2 milhões de diários pessoais e 1,3 bilhão de links na internet. De acordo com um levantamento publicado pela empresa nesta terça-feira (02/08), o total de weblogs monitorados dobrou desde março deste ano, quando haviam 7,8 milhões, efeito também observado nos cinco meses anteriores, em novembro de 2004. No universo de blogs, 55% são considerados ativos - atualizados pelo menos a cada três meses - e 13% (1,8 milhão) são atualizados pelo menos uma vez por semana.

08 setembro 2005

Estranho


Estranho! Meditando por breves momentos,
pensava o que poderia acontecer no futuro,
no dia de amanhã.
Talvez a nossa separação;
talvez eu nunca mais a visse...
E então,
em sua cabeça ficará um eco,
a princípio a gritar,
depois a falar cada vez mais baixo,
indo a murmurar,
até segredar para sempre...
Edson... Edson...
E então,
longe ficará nossa saudade.
E um certo dia,
abrindo sua caixinha de recordações,
você lerá este pequeno escrito,
e dirá:
... E o Edson?
Quem era?
Nem me lembro mais!

Edson Rosário

01 setembro 2005

Homem e chimpanzé partilham 96% do código genético

"A primeira comparação do genoma do Homem e do chimpanzé revela que 96% da sequência de ADN dos seres humanos é igual à destes primatas, segundo um estudo publicado esta quinta-feira na revista Nature."
O chimpanzé é um mamífero Primata pertencente ao género Pan.
Biólogos acreditam que os chimpanzés são nossos primos mais próximos na evolução; eles se separaram do tronco do nosso ancestral comum por volta de 4 a 7 milhões de anos atrás, e nós compartilhamos cerca de 96 % de nosso DNA com eles. Como o homem, o chimpanzé consegue reconhecer a própria imagem no espelho, (capacidade que nenhum outro animal apresenta), utilizar ferramentas, aprender os sinais da linguagem dos surdos-mudos... Devido à destruição do seu habitat e à caça ilegal de chimpanzés pelo mercado de carne e de animais, pensa-se que restam apenas 150.000 chimpanzés nos bosques e florestas da África Central e Ocidental. Um século atrás havia aproximadamente dois milhões.

28 agosto 2005

Um mundo de 100 habitantes

Se fosse possível reduzir a população do mundo inteiro a uma vila de 100 pessoas, mantendo a proporção do povo existente agora no mundo, tal vila seria composta de:

57 Asiáticos
21 Europeus
14 Americanos (Norte, Centro e Sul)
8 Africanos

52 seriam mulheres
48 homens

70 não brancos
30 brancos

70 não cristãos
30 cristãos

89 seriam heterossexuais
11 seriam homossexuais

6 pessoas possuiriam 59% da riqueza do mundo inteiro e todos os 6 seriam os EUA


80 viveriam em casas inabitáveis

70 seriam analfabetos

50 sofreriam desnutrição


1 estaria para morrer


1 estaria para nascer

1 teria computador

1 teria formação universitária


Se o mundo for considerado sob esta perspectiva, a necessidade de aceitação, compreensão e educação torna-se evidente. Considera ainda que acordaste hoje mais saudável que doente, tens mais sorte que um milhões de pessoas, que não verão a próxima semana.

Se nunca experimentaste o perigo de uma batalha, a solidão de uma prisão, a agonia da tortura, a dor da fome, tens mais sorte que 500 milhões de habitantes no mundo. Se podes ir à igreja sem o medo de ser bombardeado, preso ou torturado tens mais sorte que 3 milhões de pessoas no mundo. Se tens comida no frigorífico, roupa no armário, um tecto sobre a cabeça, um lugar para dormir, considera-te mais rico que 75% dos habitantes deste mundo.

Se tiveres dinheiro no banco, na carteira ou uns trocos em qualquer parte, considera-te entre os 8% das pessoas com a melhor qualidade de vida no mundo.

Se teus pais estão vivos e ainda juntos, considera-te uma pessoa muito rara. Se puderes ler esta mensagem, recebeste uma dupla bênção, pois alguém pensou em ti e tu não estás entre os dois mil milhões de pessoas que não sabem ler.

21 agosto 2005

Orion foi ao cinema

Outro dia levei o meu cão ao cinema.
No fim do filme, o cão levanta-se e bate palmas. Fica toda a gente admirada.
- Estou tão admirado quanto vocês! – respondo – ele leu o livro e não gostou!

19 agosto 2005

Atropelaram o Funeral

"Encontrei esta notícia num site mexicano e não pude deixar de publicar"
Monday, March 14, 2005
Puedo morir tranquilo
Si señores, ya puedo morir en paz con mi alma, he visto al Diego jugar, he entrado en un sexshop, Vi ganar la Libertadores y la Intercontinental a Boca varias veces, ame y odie a varias personas, trabaje, hice el amor, puede resolver un par de problemas de analisis matematico...Y VI CHOCAR A UNA MUJER CONTRA UN CORTEJO FUNEBRE. Creo que eso no lo supera ni el mismo Zeus. Fue Algo totalmente increible. Yo estaba el pasado viernes mirando la tele cuando escucho un chirido de neumaticos al frenar y un golpe, pense..Zas se la dieron, sali a la calle y veo ese cuadro entre dantesco y surrealista, una ford ranchera donde se transporta el ataud cruzada en la boca calle y un ford ka incrustado en el guardabarros trasero. No pude resistir la emocion y lo unico que queria es tenerlo a Juan Franco, al Oso y a Legor para contarselo. Lo mas curioso es que lo choco en la parte trasera del vehiculo y no en el frente, como seria mas entendible ya que se cruzan y se chocan, NOOOO, en este caso el auto funbre ya estaba cruzando la bocacalle y encima a la velocidad que va cualquier cortejo, es decir a 10 km/h, es impòsible que cualquier persona normal se lo comiese, pero no mis amigos, no, una persona se la puso e hizo que mi vida tenga una razon mas para morir en paz.Otra nota bizarra fue la cara de los familiares, cosa que no tiene descripcion alguna.pd. No se rian, en el accidente hubo un muerto.
Don Garcìa

18 agosto 2005

A Galinha da Vizinha...

















é mais Gorda que a minha!

17 agosto 2005

Taizé: morte do Ir. Roger

O irmão Roger, fundador da comunidade ecuménica de Taizé, foi hoje assassinado no decorrer de uma oração na localidade francesa. Uma jovem agrediu o Irmão Roger com uma arma branca no pescoço e, apesar do pronto socorro, este viria a sucumbir. O momento foi presenciado por vários peregrinos que, por estes dias, se encontram na comunidade, incluindo vários portugueses.

16 agosto 2005

Sombras

11 agosto 2005

Os que compareceram à chamada!

















Quem é quem?

04 agosto 2005

Eles estão entre nós (part II)