30 janeiro 2006

Clima: Estudo aponta para muitas alterações

A neve que ontem caiu foi surpresa em muitas regiões do país, mas pode, no futuro, vir a ser normal.

Esta é uma das conclusões de um estudo sobre as mudanças climáticas e suas consequências para Portugal.

Uma pesquisa detalhada que prevê Invernos rigorosos, com muitas cheias e Verões muito quentes e secos, aumentando o risco de incêndios.

Este estudo foi coordenado pelo físico Filipe Duarte Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que salienta que tudo aponta para a existência, em Portugal, de mais fenómenos climáticos extremos.

Este estudo mostra conclusões a médio e longo prazo, projectadas até ao final do século, que são agora projectadas em livro.
O lançamento é logo à tarde, na Gulbenkian, e conta com a presença do Presidente da república e do ministro do Ambiente.

28 janeiro 2006

Ano de 2005 foi o mais quente do último século

O ano passado poderá ter sido o mais quente na Terra desde finais do século XIX, altura em que as temperaturas na superfície do planeta começaram a ser registadas cientificamente, revela um estudo divulgado pela agência espacial norte-americana NASA.

Segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA), 2005 chega a ultrapassar o recorde de temperatura de 1998 por ter sido registado mais calor do que o normal na zona árctica.

James Hansen, director do Instituto Goddard de Estudos Espaciais (GISS) da NASA, com sede em Nova Iorque, refere que «cinco dos cinco anos mais quentes do século passado ocorreram nos últimos oito anos».

O ano passado encabeça a lista dos anos mais quentes, seguida de 1998 - ano e que ocorreu o fenómeno atmosférico «El Niño» -, 2002, 2003 e 2004.

De acordo com a agência espacial norte-americana, nos últimos 50 anos, os maiores aquecimentos medidos por ano e por Verão surgiram no Alasca e na Sibéria, mas também na península Antárctica.

Cientistas da NASA acreditam que o século XXI poderá registar aumentos de temperatura de 3 a 5 graus centígrados.

«O aquecimento rápido observado torna urgentes as discussões sobre o modo de reduzir as emissões com efeito de estufa atmosférica», sublinha a agência espacial em comunicado.

(c) PNN Portuguese News Network

26 janeiro 2006

Faro celebra 250 anos do nascimento de Mozart

A Câmara Municipal de Faro vai assinalar os 250 anos do nascimento do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart com um concerto interpretado pela Orquestra do Algarve.


O espectáculo realiza-se no próximo dia 27 de Janeiro, pelas 21:30 horas, na Igreja do Carmo.

A Orquestra do Algarve, conduzida pelo Maestro Osvaldo Ferreira, vai interpretar várias composições de Mozart, entre as quais a "Serenata Nocturna", "Concerto para Clarinete e Orquestra", com o solista Jennifer Brown, e a "Sinfonia n.º 38", entre outras surpresas.

Mozart nasceu em Salzburgo, a 27 de Janeiro de 1756, tendo falecido a 5 de Dezembro de 1791, sendo enterrado na vala comum do cemitério de Viena, destinada aos indigentes.

24 janeiro 2006

Oito em cada dez alunos portugueses usam computador em casa

Oito em cada dez alunos portugueses utilizam computador em casa, estando Portugal entre os países cujos estudantes têm a atitude mais positiva em relação a este meio informático, de acordo com um relatório de uma organização internacional.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgou hoje um relatório sobre a utilização de computadores por estudantes de 15 anos e o seu desempenho escolar.

O estudo "Are students ready for a tecnology-rich world" fornece os primeiros dados comparativos internacionais nesta área, baseados na avaliação do desempenho educacional dos jovens feita pelo programa da OCDE PISA (Programme for International Student Assessement) de 2003.

De acordo com o estudo, os estudantes de Portugal encontram-se entre os que têm uma atitude mais positiva em relação aos computadores, juntamente com a Áustria, o Canadá, a Alemanha, a Islândia, a Coreia do Sul e a Polónia.

Os alunos com a atitude mais negativa relativamente aos computadores são os da Dinamarca, Finlândia, Hungria, Irlanda e Japão.

O mesmo relatório revela ainda que os alunos portugueses apresentam uma taxa de utilização de computadores em casa a rondar os 80 por cento, a par de países como a Finlândia, a Áustria, a Nova Zelândia, a Suíça ou a Alemanha.

Contudo, no que respeita ao uso de computadores na escola, Portugal apresenta uma taxa de utilização entre as mais baixas - inferior a 40 por cento - tal como a Finlândia, a Suíça ou a Alemanha.

Ainda relativamente a este aspecto, e em termos globais, o relatório destaca que em média cerca de três em cada quatro estudantes nos países da OCDE utilizam computadores em casa várias vezes por semana.

No Canadá, na Islândia e na Suécia este número sobe para nove em cada dez estudantes.

Em contrapartida, apenas 44 por cento dos estudantes dos países da OCDE usa frequentemente computadores na escola.

Em alguns países a discrepância é marcante, como no caso da Alemanha, que tem a percentagem mais baixa de utilização frequente de computador na escola (23 por cento), mas uma grande proporção de utilizadores frequentes em casa (82 por cento).

O relatório indica também que apesar de o acesso a computadores nas escolas ter aumentado nos países da OCDE, em alguns as oportunidades de acesso dos alunos a este meio informático ainda são bastante limitadas.

É o caso de Portugal, que se encontra em 28ºlugar numa lista de 39 países, com uma média inferior a um computador por aluno.

Eslováquia, Polónia, Letónia, Tailândia, Uruguai, Indonésia, Turquia, Sérvia, Rússia, Brasil e Tunísia são os países que ficam atrás de Portugal nesta matéria.

O relatório conclui que os estudantes que são utilizadores de computadores tendem a apresentar um melhor desempenho nos temas escolares fundamentais, do que aqueles que têm uma experiência limitada ou falta de confiança nas suas capacidades para utilizar as funções básicas do computador.

Os alunos que utilizam computadores há vários anos revelaram um desempenho a matemática superior à média, em contraste com aqueles que não têm acesso a computador ou que o utilizam há pouco tempo.

De acordo com o estudo, alunos que utilizam computador há menos de um ano (dez por cento do total da amostra) ficaram muito abaixo da média da OCDE, ao passo que aqueles que o utilizam há mais de cinco anos (37 por cento do total) situaram-se bastante acima da média.

O relatório revela ainda que os estudantes fazem uso dos computadores em casa para várias funções e não apenas para jogar.

As raparigas são menos confiantes do que os rapazes na utilização das funções do computador, especialmente em tarefas de nível mais elevado, como programação ou apresentações multimédia, e tendem a utilizar os computadores com menos frequência.
(in Observatório do Algarve)

18 janeiro 2006

Porto Recreio confirmado para zona da marina

Mapa do localA câmara de Faro já recebeu a Declaração de Impacte Ambiental com parecer favorável para a construção do Porto de Recreio na zona da marina, como já tinha avançado o Observatório do Algarve.
Das três alternativas apresentadas no Estudo de Impacte Ambiental (EIA) foi aprovada a primeira como noticiou o Observatório do Algarve no passado dia 22 de Dezembro de 2005.
Situa-se no centro da cidade de Faro, confinando a Noroeste com a estação de caminhos-de-ferro, terrenos anexos à CP e actual Doca de Recreio e, do lado da Ria, frente ao Parchal dos Azeites.

O canal de acesso a dragar seguirá aproximadamente o troço a jusante da Regueira da Cova do Ladrão, desembocando no Canal Principal junto ao actual fundeadouro, nas Quatro Águas.

A alternativa 1 (assinalada a verde na imagem) do Estudo de Impacte Ambiental foi objecto de apreciação favorável com condicionantes.
Não devem ser realizados aterros na zona húmida à excepção dos essenciais para a execução do projecto e deve ser efectuada a redução das áreas e volumes a dragar ao estritamente necessário.

Deve ainda ser efectuada a execução dos trabalhos de dragagem fora dos principais períodos de migração das espécies.

A Declaração de Impacte Ambiental (DIA) prevê a junção de estudos e elementos a apresentar RECAPE, medidas de minimização em várias fases (fase anterior ao inicio da construção, fase de construção e fase de exploração); planos e programas de monitorização para a qualidade de água, para o local de depósito de dragados, uma campanha de amostragem de sedimentos e um plano integrado de gestão de resíduos onde se procede à identificação e classificação dos mesmos, mediante a Lista Europeia de Resíduos.

O Porto de Recreio vai abrigar 275 embarcações com comprimento igual ou superior a 8 metros e ocupará uma área molhada de cerca de 6 hectares.

A plataforma terrestre para implantação de edifícios de apoio ao porto e de zonas de recreio e de lazer varia entre os 3 e os 4,5 hectares.
A limitação da área será materializada por quebra-mares flutuantes do lado da Ria Formosa.
(in Observatório do Algarve)

13 janeiro 2006

Cientistas de Taiwan criam porco fosforescente

Cientistas da Universidade Nacional de Taiwan afirmaram nesta quinta-feira ter criado três porcos transgênicos verdes que brilham no escuro, a partir da mistura do material genético deles com o de águas-vivas.
Os pesquisadores acreditam que o estudo deles vai ajudar a ilha chinesa a avançar na pesquisa de células-tronco.
Até então, outros cientistas já tinham conseguido criar porcos que eram parcialmente fosforescentes, mas os cientistas de Taiwan afirmam que os deles são excepcionais.
"Os nossos são os únicos no mundo verdes de dentro para fora. Até o coração e os órgãos internos deles são verdes", afirmou Wu Shinn-Chih, do Instituto e Departamento de Ciência e Tecnologia Animal.
Os cientistas dizem ter injetado o DNA de águas-vivas em cerca de 250 embriões de porcos, que foram implantados em oito porcas. Quatro delas emprenharam.
Doenças humanas
Os três porcos verdes nasceram há três meses. Durante o dia, os cientistas afirmam que os dentes e patas dos animais parecem verdes, enquanto a pele tem um tom esverdeado.
Se eles forem iluminados por uma luz azul, no entanto, eles brilham como uma lanterna, de acordo com os pesquisadores.
A idéia é utilizar os porcos fosforescentes para estudar o combate a doenças humanas. Como o material dos porcos é verde, ele pode ser facilmente visto sem a necessidade de operações invasivas.
Os cientistas agora pretendem injetar células-tronco dos porcos verdes em outros animais para verificar o comportamento do material genético.
Os pesquisadores taiwaneses admitiram que vários dos embriões não conseguiram se desenvolver.
A expectativa dos pesquisadores é que os porcos verdes se reproduzam com suínos normais para criar uma nova geração híbrida, gerando uma nova fonte de cobaias para os cientistas.
Chris Hogg
de Taiwan

09 janeiro 2006

Meteorologia algarvia online...

visitalgarve.pt disponibiliza informações climatéricas
A página do turismo algarvio na Internet (www.visitalgarve.pt) tem ao seu dispor, a partir de agora, um novo serviço para facilitar o acesso a informações climatéricas actualizadas em cada minuto. A estação meteorológica, certificada pelas entidades competentes, é da responsabilidade da Região de Turismo do Algarve (RTA), que investiu cerca de cinco mil euros na instalação do equipamento na sua sede, em Faro.
Os dados díspares do clima algarvio, fornecidos por várias fontes, desencadearam esta aposta. "Os dados não correspondem, por vezes, à realidade do estado do tempo no Algarve. Isso confunde quem planeia as suas férias com base nessas informações", explica o responsável pelo turismo algarvio, Helder Martins.
A grande diferença deste sistema reside na frequência de alteração dos dados: 60 actualizações por hora sobre a temperatura da água do mar e do ar, humidade, pressão atmosférica, velocidade do vento e índice de precipitação, o que representa um total de 1440 actualizações diárias.
Para averiguarem se o clima condiz com a informação disponibilizada na página, os turistas e cibernautas poderão aceder, também no visitalgarve.pt, a imagens de alta resolução e em tempo real de Faro, obtidas a partir da "webcam" implantada no edifício sede da RTA.
O novo sistema, nesta primeira fase, só permite a captação de imagens da capital algarvia. No entanto, segundo o organismo, a sua aplicação deverá estender-se a todo o Algarve, com a aquisição de 40 câmaras. Ainda em Janeiro, deverão ser instaladas mais duas: uma no Hotel Tivoli Marinotel (Marina de Vilamoura) e outra no Hotel Tivoli Arade (Marina de Portimão). (in "Região Sul")

03 janeiro 2006

Estudante junta quase US$ 1 milhão em página "inútil"

O estudante britânico Alex Tew está perto de arrecadar US$ 1 milhão vendendo pixels numa página completamente vazia. Os últimos mil pixels, vendidos a US$ 1 cada, foram postos a venda no site de leilões eBay. O lance actual é de US$ 6,2 mil, seis vezes acima do valor normal. Alex montou a página com o intuito de juntar dinheiro para pagar a faculdade, custos de alojamento e livros.
O sistema de Alex Tew é bastante simples: ele vende blocos de um pixel - unidade de medição gráfica de tela - por U$ 1 cada. A aquisição mínima é de 100 pixels. A ideia de vender pequenos anúncios para outros sites e empresas espalhou-se, e já gerou até clones.
Alex Tew tem 21 anos de idade e mora numa pequena cidade chamada Wiltshire, em Inglaterra. De acordo com a secção de Perguntas e Respostas do site, ele começará a estudar Gerenciamento de Negócios a partir do final de setembro, e não quer ficar endividado. "Conheço gente que ficou pagando os estudos durante 15, 20 anos depois de ter se graduado", justifica.
Para quem quiser dar uma olhada na página, o endereço é: www.milliondollarhomepage.com.
Tew não acreditava, a princípio, que a ideia fosse dar tão certo. Ele calculava que conseguiria vender apenas uma parcela dos pixels da página, suficiente para pagar os estudos. Com a página toda vendida, Alex promete utilizar o dinheiro para cuidar dos pais e para ter uma boa vida social.
Desde que Tew montou o negócio online, surgiram dezenas de sites imitando sua ideia, todos sem sucesso. No site, Alex diz que não se importa com os sites copiados, mas pede que tenham um mínimo de originalidade e mudem ao menos o layout.