28 janeiro 2006

Ano de 2005 foi o mais quente do último século

O ano passado poderá ter sido o mais quente na Terra desde finais do século XIX, altura em que as temperaturas na superfície do planeta começaram a ser registadas cientificamente, revela um estudo divulgado pela agência espacial norte-americana NASA.

Segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA), 2005 chega a ultrapassar o recorde de temperatura de 1998 por ter sido registado mais calor do que o normal na zona árctica.

James Hansen, director do Instituto Goddard de Estudos Espaciais (GISS) da NASA, com sede em Nova Iorque, refere que «cinco dos cinco anos mais quentes do século passado ocorreram nos últimos oito anos».

O ano passado encabeça a lista dos anos mais quentes, seguida de 1998 - ano e que ocorreu o fenómeno atmosférico «El Niño» -, 2002, 2003 e 2004.

De acordo com a agência espacial norte-americana, nos últimos 50 anos, os maiores aquecimentos medidos por ano e por Verão surgiram no Alasca e na Sibéria, mas também na península Antárctica.

Cientistas da NASA acreditam que o século XXI poderá registar aumentos de temperatura de 3 a 5 graus centígrados.

«O aquecimento rápido observado torna urgentes as discussões sobre o modo de reduzir as emissões com efeito de estufa atmosférica», sublinha a agência espacial em comunicado.

(c) PNN Portuguese News Network