13 janeiro 2006

Cientistas de Taiwan criam porco fosforescente

Cientistas da Universidade Nacional de Taiwan afirmaram nesta quinta-feira ter criado três porcos transgênicos verdes que brilham no escuro, a partir da mistura do material genético deles com o de águas-vivas.
Os pesquisadores acreditam que o estudo deles vai ajudar a ilha chinesa a avançar na pesquisa de células-tronco.
Até então, outros cientistas já tinham conseguido criar porcos que eram parcialmente fosforescentes, mas os cientistas de Taiwan afirmam que os deles são excepcionais.
"Os nossos são os únicos no mundo verdes de dentro para fora. Até o coração e os órgãos internos deles são verdes", afirmou Wu Shinn-Chih, do Instituto e Departamento de Ciência e Tecnologia Animal.
Os cientistas dizem ter injetado o DNA de águas-vivas em cerca de 250 embriões de porcos, que foram implantados em oito porcas. Quatro delas emprenharam.
Doenças humanas
Os três porcos verdes nasceram há três meses. Durante o dia, os cientistas afirmam que os dentes e patas dos animais parecem verdes, enquanto a pele tem um tom esverdeado.
Se eles forem iluminados por uma luz azul, no entanto, eles brilham como uma lanterna, de acordo com os pesquisadores.
A idéia é utilizar os porcos fosforescentes para estudar o combate a doenças humanas. Como o material dos porcos é verde, ele pode ser facilmente visto sem a necessidade de operações invasivas.
Os cientistas agora pretendem injetar células-tronco dos porcos verdes em outros animais para verificar o comportamento do material genético.
Os pesquisadores taiwaneses admitiram que vários dos embriões não conseguiram se desenvolver.
A expectativa dos pesquisadores é que os porcos verdes se reproduzam com suínos normais para criar uma nova geração híbrida, gerando uma nova fonte de cobaias para os cientistas.
Chris Hogg
de Taiwan