18 janeiro 2006

Porto Recreio confirmado para zona da marina

Mapa do localA câmara de Faro já recebeu a Declaração de Impacte Ambiental com parecer favorável para a construção do Porto de Recreio na zona da marina, como já tinha avançado o Observatório do Algarve.
Das três alternativas apresentadas no Estudo de Impacte Ambiental (EIA) foi aprovada a primeira como noticiou o Observatório do Algarve no passado dia 22 de Dezembro de 2005.
Situa-se no centro da cidade de Faro, confinando a Noroeste com a estação de caminhos-de-ferro, terrenos anexos à CP e actual Doca de Recreio e, do lado da Ria, frente ao Parchal dos Azeites.

O canal de acesso a dragar seguirá aproximadamente o troço a jusante da Regueira da Cova do Ladrão, desembocando no Canal Principal junto ao actual fundeadouro, nas Quatro Águas.

A alternativa 1 (assinalada a verde na imagem) do Estudo de Impacte Ambiental foi objecto de apreciação favorável com condicionantes.
Não devem ser realizados aterros na zona húmida à excepção dos essenciais para a execução do projecto e deve ser efectuada a redução das áreas e volumes a dragar ao estritamente necessário.

Deve ainda ser efectuada a execução dos trabalhos de dragagem fora dos principais períodos de migração das espécies.

A Declaração de Impacte Ambiental (DIA) prevê a junção de estudos e elementos a apresentar RECAPE, medidas de minimização em várias fases (fase anterior ao inicio da construção, fase de construção e fase de exploração); planos e programas de monitorização para a qualidade de água, para o local de depósito de dragados, uma campanha de amostragem de sedimentos e um plano integrado de gestão de resíduos onde se procede à identificação e classificação dos mesmos, mediante a Lista Europeia de Resíduos.

O Porto de Recreio vai abrigar 275 embarcações com comprimento igual ou superior a 8 metros e ocupará uma área molhada de cerca de 6 hectares.

A plataforma terrestre para implantação de edifícios de apoio ao porto e de zonas de recreio e de lazer varia entre os 3 e os 4,5 hectares.
A limitação da área será materializada por quebra-mares flutuantes do lado da Ria Formosa.
(in Observatório do Algarve)