16 fevereiro 2006

Algarvios casam-se cada vez menos

Segundo o artigo 1577 do Código Civil, o casamento é "um contrato celebrado entre duas pessoas de sexo diferente que pretendem constituir família mediante uma plena comunhão de vida". Porém, desde 1975 durante os últimos 30 anos, este "contrato" tem vindo a perder adeptos na região de ano para ano.
Analisando as estatísticas, verifica-se que os algarvios consideram que o casamento já não é uma instituição intocável. Por outro lado, encaram cada vez mais o divórcio como uma opção perante um matrimónio frustrado.
Segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos ao ano de 2004, realizaram-se na região do Algarve 1.592 casamentos, face aos 1.809 registados no ano anterior (menos 12 por cento). A tendência é ainda mais acentuada quando se compara este índice com o de há sete anos: o decréscimo de casamentos celebrados chega aos 29 por cento. Este número é o mais baixo de sempre verificado no Algarve nos últimos trinta anos, pois é a primeira vez neste período que os casamentos não ultrapassam a barreira dos 1.800.
As estatísticas mostram, assim, que o número de matrimónios celebrados tem vindo a diminuir significativamente no Algarve nos últimos anos. Segundo o INE, o Algarve é a região do país que lidera as separações conjugais, seguida de Lisboa e Vale do Tejo (45 divórcios por 100 casamentos), Alentejo (35), Açores (31), Madeira (28) e Norte (23).
(in Jornal do Algarve)