04 fevereiro 2006

Ambiente: Centro promove valores naturais

Tendo em vista a criação do Centro Regional de Promoção dos Valores Naturais da Região do Algarve, cuja sede ficará localizada em Olhão, está a ser preparado um protocolo a celebrar entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a Direcção Regional de Economia do Algarve, a Grande Área Metropolitana do Algarve, a Região de Turismo do Algarve, a Câmara Municipal de Olhão, a ANJE e as entidades privadas que queiram aderir a esta iniciativa.

Para o efeito, realizou-se dia 3 de Fevereiro, na CCDR Algarve uma reunião que contou com a presença das entidades envolvidas e de vários empresários interessados.

Este Centro tem como principais objectivos disponibilizar, aos residentes e visitantes da Região, informação técnica acerca dos locais de interesse existentes no Algarve com valores naturais associados, fornecer indicações sobre o funcionamento de empresas com qualificação para divulgar e explorar esses locais, através da organização de visitas guiadas, para além de assegurar a concepção e actualização de um site que divulgue e permita a consulta deste tipo de informação, viabilizando ainda a reserva de visitas via Internet.

Pretende-se, também, facultar aos empresários que actuam na Região uma formação periódica adequada, por forma a melhor habilitar estes agentes no exercício da sua actividade e no sentido de se garantir para o Algarve uma denominação de "Agente Turístico Ambiental".

Simultaneamente será incentivada a constituição de novas empresas neste ramo de actividade, que poderá enquadrar um produto turístico complementar ao binómio sol/praia.

A criação desta estrutura enquadra-se nos objectivos preconizados no Plano de Acção Turismo e Ambiente para o Algarve celebrado em Junho de 2002, entre a ex DRAOT Algarve, a AMAL, o ICN e a RTA, salientando-se, entre outros, a valorização e divulgação dos valores ambientais existentes e a sua utilização como uma mais valia económica para a Região, tendo em vista a implementação de uma estratégia de actuação assente na diversificação e dignificação da oferta turística. (in ccr-algarve)