06 fevereiro 2006

"Blogathon" celebra Dia para Internet mais segura

Universidade do Algarve envolvida no projecto


Amanhã, dia 7 de Fevereiro, comemora-se o Dia para uma Internet mais Segura, uma vez mais patrocinado pela comissária Viviane Reding, responsável pela Sociedade da Informação e Media da Comissão Europeia.

A Insafe, rede da União Europeia (UE) para a consciencialização da segurança na Internet, vai celebrar o acontecimento com um "blogathon" global. Portugal é um dos nós, representado pelo Ministério da Educação, e a Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve um dos quatro sub-nós nacionais. "Seguranet" é o acrónimo do projecto em Portugal.

O blog, cujo conteúdo compreenderá contribuições em várias línguas, terá uma distribuição geográfica que se desenvolve pelos diferentes fusos horários de Este para Oeste, da Nova Zelândia à Argentina. Um vasto leque de organizações promotoras de segurança na Internet, bem como convidados especiais, apresentam contribuições para o blog e convidam os visitantes a produzir comentários.

Assim, o propósito do "blogathon" passa por "despertar a consciência sobre este fenómeno, assim como capacitar pais, professores e jovens em particular, tendo em vista a partilha de experiências e atitudes culturais sobre o uso que fazem de novas tecnologias".

De acordo com o sítio "Technorati", que se dedica à identificação de blogs, criam-se todos os dias 70.000 novos blogs, a maior parte de jovens. (in Região Sul)