20 fevereiro 2006

Casa dos Rapazes apela à solidariedade

A Casa dos Rapazes de Faro apela à solidariedade de forma inédita: que os contribuintes atribuam 0,5% do valor liquidado no IRS aquela instituição de solidariedade social. Um gesto que não terá qualquer encargo para os doadores.
O Instituto D. Francisco Gomes, vulgarmente conhecido por Casa dos Rapazes, considera que tais donativos irão contribuir para o bem-estar dos menores a quem apoia.
Para tanto, basta que, ao preencher o modelo 3 – Anexo H (Benefícios Fiscais) da declaração de IRS, indique no Quadro 9, Campo 901, o NIPC (500868395) do Instituto D. Francisco Gomes no campo reservado para o efeito, e 0,5% do seu imposto liquidado será destinado pelo Estado à Casa dos Rapazes.
O Instituto D. Francisco Gomes foi registado oficialmente em Faro, no ano de 1944, sendo a única instituição particular de solidariedade social no género, em todo o Algarve.
Acolhe cerca de 60 jovens, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, que frequentam, no exterior, escolas dos diversos ciclos de Ensino Básico e Secundário, de Faro.
Os menores que ali se encontram foram encaminhados pela Segurança Social ou pelo Tribunal de menores.
O Instituto sobrevive graças ao apoio financeiro que não tem carácter de regularidade de entidades oficiais como, Segurança Social, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesias e pela quotização de sócios, donativos pessoais individuais e de empresas particulares.