17 fevereiro 2006

Portugal contraria crescimento turístico mundial

Perante um cenário de crescimento do turismo mundial, onde países como Espanha continuam a crescer, Portugal surge como a excepção. Apesar das apostas do sector hoteleiro, o crescimento é reduzido.
Dados avançados pela Organização Mundial de Turismo revelam um crescimento do turismo mundial, com uma subida de 5,5% em 2005, face ao ano anterior.
Países como a Espanha, que registou um novo recorde de turistas entrados no País, a Eslovénia e a Hungria, continuam a crescer no sector turístico, reafirmando o seu posicionamento enquanto destinos preferenciais na Europa.
Portugal, no entanto, contraria esta tendência. Apesar do aumento da procura de viagens por parte dos portugueses, este crescimento não apresenta números significativos, ficando o sector do lazer muito aquém das expectativas, alcançando o pior desempenho dos últimos anos.
A procura do nosso país enquanto destino de férias registou também o valor mais baixo dos últimos dois anos, sendo o grande motor dos operadores nacionais o sector empresarial.
A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) defende no Balanço do Ano de 2005 que, apesar da pequena subida a nível das taxas de ocupação, o ano de 2005 se mostrou “pouco satisfatório”.
Segundo o Instituto de Turismo de Portugal, a tendência é que, com o aumento do número de camas nos últimos anos, se venham a verificar algumas dificuldades, nomeadamente na perda de competitividade de Portugal enquanto destino de eleição.
Países como o Reino Unido, Alemanha e França, que habitualmente procuravam o nosso de país como destino de eleição, acorrem agora cada vez mais a destinos concorrentes, como é o caso da vizinha Espanha.
Um dos sectores onde se tem vindo a registar uma maior afluência é no sector do golfe, onde o mercado algarvio marca uma importante presença.
Segundo o Balanço de 2005 feito pela AHETA, o golfe foi o subproduto turístico algarvio com melhores resultados. No entanto o mercado espanhol tem vindo a apostar também nesta área, lançando importantes acções concorrenciais.
Para aumentar a competitividade de Portugal enquanto destino turístico o Governo português pretende lançar em 2007 um sistema de incentivos para apoiar produtos estratégicos.
(in Observatório do Algarve)