01 março 2006

Algarve vai estudar sismos e tsunamis

O Dia Mundial da Protecção Civil é hoje celebrado em Faro com a assinatura de um protocolo para estudar os riscos sísmicos e de maremotos na região algarvia, cerimónia onde estará presente o ministro da Administração Interna.

O "Estudo de risco sísmico e de prevenção de tsunamis", da responsabilidade da Universidade do Algarve, arranca em Março e deverá prolongar-se por dois anos, durante os quais serão identificadas as zonas da região com maior risco de catástrofes naturais.

Na cerimónia de assinatura do protocolo no âmbito do Dia Mundial da Protecção Civil, cujas celebrações vão ser centralizadas em Faro, estarão presentes o ministro da Administração Interna, António Costa, e o secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões.

O protocolo será assinado pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), Área Metropolitana do Algarve, Universidade do Algarve, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Instituto Superior Técnico (IST).

O Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (UL), Faculdade de Ciências da UL e Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI) também participam na execução do estudo.

A cerimónia está marcada para 15h00, no complexo pedagógico da Universidade do Algarve, Campus da Penha, em Faro. (in OA)