05 março 2006

Ecovia concluída dentro de um ano

Pedalar de Sagres a Vila Real de Santo António numa via própria para bicicletas vai ser realidade dentro de um ano. A Ecovia do Litoral vai atravessar doze concelhos algarvios e custará cerca de dois milhões de euros.

Integrada na rede europeia das Vias Verdes, a ecovia do Algarve vai ter uma extensão de 214 quilómetros, num percurso contínuo entre Vila Real de Santo António e Sagres. Na opinião do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, «o projecto traz impactes ambientais bastante positivos».

José Campos Correia referiu que a maioria dos troços não se faz por construção mas pela «recuperação de caminhos e trajectos localizados em áreas naturais, nomeadamente a zona das salinas e as plataformas férreas desactivadas».

A juntar às ecovias, serão criadas infra-estruturas de apoio ao longo dos percursos. Esta oportunidade poderá abrir portas a um turismo alternativo ao balnear: «o turismo ambiental não se limita à sazonalidade do turismo sol e praia. São turistas preocupados com o ambiente, com o uso do território, e os promotores turísticos poderão desenvolver este mercado, criando condições logísticas», sublinha.

No final de 2006, estará concluída a primeira fase do projecto, que envolve a participação dos 12 concelhos litorais, numa parceria entre a CCDR Algarve, a Grande Área Metropolitana do Algarve e o Instituto de Conservação da Natureza.

A segunda fase, que se vai desenvolver em Alcoutim, Aljezur e Monchique, três concelhos do interior algarvio, avança em 2007. O investimento é de três milhões de euros. O quilómetro zero foi lançado este sábado em Sagres, Vila do Bispo, no Cabo de São Vicente. De acordo com o presidente da Junta Metropolitana do Algarve (AMAL), Macário Correia, há condições para que, em Setembro, já existam alguns traçados construídos e prontos para receber quem goste de andar de bicicleta ou passear a pé.

“Daqui a um ano já estarão todos os troços terminados”, garantiu o responsável no acto de inauguração do projecto, uma via que vai percorrer 214 quilómetros em toda a região, na maioria das vezes junto ao litoral.
A cerimónia de lançamento da primeira pedra foi acarinhada pelo secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, que fez questão de sublinhar o “excelente exemplo de cooperação” entre as diversas instituições e autarquias envolvidas.

Enquanto uns concelhos estão mais adiantados, tendo já lançado o concurso para concepção e construção ciclovia, outros ainda estão a discutir qual o trajecto ideal para a passagem da mesma. Faro e Olhão são os dois municípios onde ainda existe alguma indefinição em torno do projecto, até porque o traçado passará junto à Ria Formosa e encostado à via férrea.

Todo o processo está a ser coordenado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e pela AMAL.