16 março 2006

Faro na rota do comércio pela internet

O primeiro-ministro, José Sócrates, pretende modernizar o comércio tradicional através da troca de serviços e produtos pela Internet. O projecto Megarede arranca em Abril e Faro vai ser um dos quatro distritos com lojas-piloto.

O comércio tradicional vai sofrer uma "modernização tecnológica" com a chegada da maior rede de lojas do país, através da comercialização de serviços e produtos através da Internet - a "Megarede", anunciou o primeiro-ministro.

José Sócrates defendeu que a "ambição" deste projecto - "Webização da Comunidade Comercial" - passa por modernizar o pequeno comércio, criar valor e proporcionar-lhe uma nova atitude de concorrência e competição, combatendo a infoexclusão".

O projecto tem um investimento total de 54 milhões de euros e foi promovido pela CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e desenvolvido em cooperação com a Portugal Telecom.

O objectivo deste primeiro projecto privado aprovado pelo Plano Tecnológico do Governo passa por fomentar a dinamização e revitalização do chamado comércio tradicional, através da venda de novos serviços e produtos que vêm complementar a actividade tradicional dos estabelecimentos comerciais, com recurso a tecnologias e redes assentes na Internet.

Com a marca comercial MegaRede e com um capital inicial de 1,16 milhões de euros, o projecto definiu como meta chegar a 600 estabelecimentos até ao final de 2006 e a 5.000 nos próximos cinco anos.

Os pontos de venda aderentes, identificados com o logótipo MegaRede, serão dotados de um terminal multifunções que permite o acesso à Internet no ponto de venda, levando para dentro do estabelecimento comercial operações normalmente realizadas na rua, como pagamentos de serviços, compra de bilhetes, viagens ou pedidos de certidões, marcação de consultas, entre outros.

A MegaRede, propriedade da entidade gestora do projecto - Entigere -, tem três destinatários: retalhistas, parceiros e consumidores finais.

Para os clientes e consumidores, a mais-valia é a possibilidade de acesso a operações electrónicas assistidas e personalizadas, em locais de passagem ou de permanência habitual, como quiosques, restaurantes, tabacarias, cafés e supermercados.

A MegaRede arranca em Abril com 10 lojas-piloto, nos distritos de Faro, Coimbra, Braga e Lisboa, onde serão disponibilizados cerca de 30 produtos e serviços, graças aos protocolos estabelecidos com 23 parceiros. (in Observatório)