20 março 2006

O preço da água vai disparar no Algarve

Na composição da água entram dois gases: duas partes de hidrogênio (símbolo: H) e uma parte de oxigênio (símbolo: O). A fórmula química é H2O.
Três quartos da superfície da Terra são recobertos por água. Trata-se de quase 1,5 bilião de km³ de água em todo o planeta, contando oceanos, rios, lagos, lençóis subterrâneos e icebergs. Parece inacreditável afirmar que o mundo está prestes a enfrentar uma crise de abastecimento de água. Mas é exatamente isso o que está para acontecer, pois apenas uma pequeníssima parte de toda a água do planeta Terra serve para abastecer a população.
Vinte e nove países já têm problemas com a falta d'água e o quadro tende a piorar. Uma projeção feita pelos cientistas indica que no ano de 2025, dois de três habitantes do planeta serão afetados de alguma forma pela escassez – vão passar sede ou estarão sujeitos a doenças como cólera e amebíase, provocadas pela má qualidade da água. É uma crise sem precedentes na história da humanidade. Em escala mundial, nunca houve problema semelhante. Tanto que, até 30 anos atrás, quando os primeiros alertas foram feitos por um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), ninguém dava importância para a improvável ameaça.


A edição desta segunda-feira do jornal “Público” revela que a Assembleia Municipal de Loulé discute hoje uma proposta de subida das tarifas da água de 25 por cento acompanhada de um aumento de 100 por cento na taxa de saneamento.
Apesar de estes aumentos, realça o diário, o município de Loulé não faz parte do grupo de concelhos que mais cobram aos consumidores. Tomando como referência um agregado familiar com um consumo de até 15 metros cúbicos por mês, Tavira surge como o concelho que cobra a água mais cara (1,12 euros por metro cúbico).
Macário Correia, presidente da Câmara Municipal de Tavira e da Junta Metropolitana do Algarve, justifica as actualizações substanciais dos preços com a necessidade de fazer face aos investimentos efectuadas nas infra-estruturas de distribuição e tratamento de água.