31 março 2006

Rolhas de cortiça ajudam a combater cancro

A cortiça é um bom vedante, traz benefícios para a saúde e ajuda a combater o cancro, segundo um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação.
Numa altura em que a rolha de cortiça tem sido alvo de descriminação negativa face às rolhas sintéticas, um estudo demonstrou que a cortiça influencia positivamente o vinho, ao contrário dos vedantes sintéticos.
A Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça da delegação regional Baixo Alentejo e Algarve, no âmbito do Projecto SUPERMED, desenvolveu o estudo de investigação, levado a cabo pelo INETI – Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, I.P.
Estudos feitos por vários investigadores demonstraram que alguns componentes da cortiça com interesse para a evolução do vinho podem migrar para este, nomeadamente compostos orgânicos voláteis responsáveis por odores e sabores.
Para além destes aspectos os polifenóis que passam da cortiça para o vinho também possuem efeitos benéficos para a saúde, por possuírem uma acção antioxidante que reduz os riscos cardiovasculares e aumenta os benefícios em relação a certas doenças degenerativas.
Além de todos estes factores, os investigadores do INETI acabaram de demonstrar que quando a cortiça contacta com o vinho, os elagitaninos existentes na cortiça (nomeadamente um designado por vescalagina) reagem com as catequinas existentes no vinho, produzindo, entre outros compostos, a acutissimina A, que é um agente antitumoral cerca de 250 vezes mais potente do que um dos mais correntes fármacos anticancerígenos utilizado clinicamente.
Assim, para além de vedar o vinho como os outros vedantes concorrentes, as rolhas de cortiça possuem efeitos benéficos para o vinho e, mais importante ainda, para a saúde dos consumidores.