27 abril 2006

Algarve com Mais Prazer

A campanha "Algarve com Mais Prazer" vai colocar mais de meia centena de cartazes nas principais estradas do Algarve, para sensibilizar os viajantes para a necessidade de proteger o ambiente e reduzir a poluição.


A iniciativa está integrada na campanha de sensibilização ambiental "Algarve com Mais Prazer", que decorre até ao final do ano e contempla, além dos "outdoors", uma exposição itinerante, concursos e jogos.

Os primeiros suportes de comunicação visual foram colocados a 13 de Abril nos concelhos de Albufeira, Faro e Loulé e estender-se-á nas próximas semanas às praias da região, numa acção conjunta da RTA e do Plano Regional de Turismo do Algarve (PRTA).

Os 55 cartazes alertam para o tempo que a natureza demora a absorver uma ponta de cigarro e um saco de plástico, incitando residentes e visitantes ao uso de boas práticas ambientais.

No quadro da mesma campanha, mais de 1.200 alunos de 30 escolas do 1º ciclo do ensino básico estão a construir até 8 de Maio vários objectos lúdicos com recurso à reciclagem.

Trata-se do concurso "Ganda Lata", que pretende consciencializar a população escolar para o reaproveitamento de materiais, "fomentando o espírito crítico e criativo sobre as potencialidades e problemáticas dos resíduos sólidos urbanos ", de acordo com o regulamento.

Alunos dos 2º e 3º ciclos estarão envolvidos nos "Jogos do Ambiente e do Civismo do Algarve", agendados para 30 de Maio no Estádio Municipal de Quarteira.

Subordinados a 12 temas diferentes, um para cada concelho, os jogos visam estimular os jovens à adopção de comportamentos que não lesem o ambiente, fomentando também a interacção entre os alunos.

Cada escola participante irá criar uma acção lúdica associada à protecção do ambiente, reproduzindo também uma outra acção concebida por uma das escolas adversárias.

A exposição itinerante "Algarve com Mais Prazer" estará patente ao público de 3 a 12 de Maio no Museu Municipal de Faro, seguindo depois, consecutivament e, para São Brás de Alportel, Olhão, Lagos, Tavira, Praia da Rocha, Monte Gordo, Quarteira, Armação de Pêra, Albufeira, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Alcoutim, terminando de novo em Faro.

A acção de sensibilização ambiental está orçada em 500 mil euros e é financiada pelo PRTA e pelo PIPITAL, programa de incentivos suportado por verbas do Turismo, nomeadamente as provenientes dos jogos nos casinos do Algarve. (in Observatório do Algarve)