07 abril 2006

Algôs ou Algoz

A origem do nome da povoação de Algoz, e a sua respectiva grafia, divide as opiniões dos seus habitantes. Uns afirmam que o nome desta povoação, que já existia no tempo dos romanos, lhe foi atribuído por D. Fernando I, rei de Leão, quando ali passou a caminho de Silves.
Um dos seus homens achou a povoação tão insignificante que nem valeria a pena que nela se demorassem, ao que o rei retorquiu:
"Algo es!".

E assim se ficou a chamar Algoes e depois Algôs.
Mas outros defendem a pés juntos uma outra versão.
Quando a povoação era tão pequena que ainda não tinha nome, os seus habitantes não sabendo como lhe chamar resolveram fazer uma procissão para que Deus lhes desse inspiração.
Como a imagem do santo que levavam no andor era do tamanho de um homem, houve uma vereda cujas árvores impediam a respectiva passagem.
O dono das árvores opôs-se a que estas fossem cortadas.
A discussão instalou-se e o pároco, para evitar confrontos, resolveu cortar a cabeça da imagem do santo para que a procissão prosseguisse.
A população enfurecida contra o pároco resolveu chamar àquela povoação Algoz, que quer dizer carrasco, para que a ofensa contra o santo ficasse para sempre registada.

Algoz
A 12 km de Silves, Algoz é uma povoação circundada por laranjais, figueiras e amendoeiras, caracterizada pelas suas casas caiadas, com amplos terraços e as típicas chaminés rendilhadas. A sua Igreja Matriz, do século XVIII, possui interessantes painéis de azulejos e um bonito retábulo em talha dourada.
Destacam-se ainda, como locais a visitar, o Celeiro do Monte da Piedade (com um portal do século XVI e azulejos do século XVIII) e a Ermida de Nossa Senhora do Pilar (com altar e pinturas do século XVIII).