29 abril 2006

Bélgica á descoberta do Algarve


A Associação Turismo Algarve (ATA) está a desenvolver, desde segunda-feira e até amanhã, uma campanha de promoção no Aeroporto de Charleroi, em Bruxelas, na Bélgica.

O objectivo é reforçar a comunicação do destino no mercado belga que, desde o início deste mês, conta com mais uma companhia aérea a voar para Faro, a Ryanair.

Esta companhia opera do Aeroporto de Faro, com três voos directos semanais, às segundas, quintas e sábados

Até amanhã, domingo, no Aeroporto de Charleroi, vai estar à disposição um balcão da ATA, situado na zona de embarque, com material promocional sobre o Algarve.

Com uma média de 3.500 passageiros por dia, esta acção, desenvolvida em parceria com o ICEP, deve atingir cerca de 25 mil pessoas.

No sentido de reforçar a sua presença neste mercado, a ATA associa-se ao Projecto Context Portugal, que visa promover o interior do país, despertando a atenção para destinos menos conhecidos.

Coordenado pela delegação do ICEP de Bruxelas, em articulação com as Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) -onde se inclui a ATA-, este projecto envolve a criação de um portal na Internet em língua neerlandesa (flamengo) com informação sobre os principais eventos em Portugal e ligações para os principais operadores turísticos.

Com a duração de três anos (2006-2008), a divulgação vai ser complementada por acções e materiais promocionais, desde brochuras temáticas a conferências de imprensa, bem como newsletters e campanhas mediáticas.

Ao associar-se a esta iniciativa, a ATA dá visibilidade ao interior algarvio, dando a conhecer as suas riquezas e atractivos.

Geografia da Bélgica
A Bélgica tem uma área de 30 528 km², distribuídos por três regiões físicas principais: a planície costeira (localizada a noroeste), o planalto central e as elevações das Ardenas (situadas a sueste).

A planície costeira consiste principalmente de dunas de areia e polders. Os polders são áreas de terra a uma altitude próxima de ou inferior ao nível do mar, e que foram ganhas ao mar, do qual estão protegidas por diques ou são, mais longe do litoral, campos drenados por meio de canais.

A segunda região física, o planalto central, fica mais no interior. É uma área pouco acidentada, cuja altitude sobe lentamente à medida que se afasta do litoral, com muitos vales férteis e irrigada por muitos cursos de água. Também se pode encontrar aqui algum terreno mais acidentado, incluindo grutas e pequenas gargantas.

A terceira região física, as Ardenas, é um pouco mais acidentada que as outras duas. Trata-se de um planalto densamente florestado, muito rochoso e não muito adequado para a agricultura, que se estende até ao nordeste da França. É aqui que a maior parte da vida selvagem da Bélgica pode ser encontrada. É nas Ardenas que se pode encontrar o ponto mais elevado da Bélgica: o Signal de Botrange, com apenas 694 metres de altura.

Os dois rios principais da Bélgica são o Scheldt e o Meuse. Estes dois rios foram fundamentais para tornar prósperas cidades como Tournai, Ghent, Antuérpia, Bruges, Liège e Namur.

O clima é fresco, temperado e chuvoso: as temperaturas médias de verão são de 25 ºC e de inverno de 7 ºC. Os extremos anuais (atingidos raramente) são de -12 ºC e 32 ºC.