12 abril 2006

Centro de Ciência Viva do Algarve

O Centro de Ciência Viva do Algarve reabre no próximo mês de Maio, depois de ter encerrado as portas há cerca de um ano e meio. Nova exposição permanente será dedicada ao Mar.

A reabertura do espaço, onde antigamente funcionava a Central Eléctrica de Faro, será marcada por uma imagem renovada do edifício e pela a inauguração de uma nova exposição permanente.
O Centro de Ciência Viva esteve encerrado para obras após a detecção de falhas de construção no primeiro piso da estrutura. Os trabalhos prolongaram-se ao longo de um ano e meio e sofreram alguns atrasos, mas a direcção garante que em Maio as portas estarão novamente abertas aos visitantes.
“Aproveitamos as obras para fazer várias modificações no edifício e para o tornar mais flexível em termos de exposições e de acessibilidade”, revelou Conceição Santos.
“O Mar” é o tema da nova exposição, cativando o visitante para exploração do azul profundo dos oceanos e levando-o a questionar a origem e o futuro da vida.
Subindo de elevador ao primeiro andar, o visitante será confrontado com a “Chegada ao Planeta Azul” e com uma magnífica vista aérea que introduz a exposição. O “Apalpário”, “As Correntes do Planeta Azul”, “Movimentos Subaquáticos” e “Fenómenos do Mar” são alguns dos módulos a experimentar e que permitem redescobrir a imensidão e a biodiversidade dos oceanos, que passam pela explicação sobre os fenómenos físicos e geológicos associados ao mar.
O Centro terá ainda um CyberCafé onde será possível navegar nas auto-estradas da informação, com vista privilegiada para os habitantes dos dois aquários de corais do espaço.
E exposição, financiada pelo Programa Operacional do Algarve, estará disponível em português, inglês, mas terá ainda folhetos explicativos em espanhol e francês.
A abertura em 1997 do Centro Ciência Viva do Algarve constituiu o primeiro espaço interactivo para a divulgação científica e tecnológica da rede Ciência Viva. Antes de encerrar para obras recebia cerca de 20 mil visitantes por ano. (in Observatório do Algarve)