30 abril 2006

Comissária europeia defende Internet grátis

A comissária europeia para a Sociedade de Informação e Meios de Comunicação defendeu sábado, em Lisboa, o acesso grátis à Internet para diminuir a exclusão social, aumentar a troca de conhecimentos e aproximar os cidadãos.

«Temos que unir esforços para que a Internet possa vir a ser grátis, porque é uma ferramenta que leva o conhecimento a um grande número de pessoas e permite diminuir a exclusão social», disse Viviane Reding, no encerramento do IV Fórum Ministerial «União Europeia - América Latina e Caraíbas sobre a Sociedade de Informação», que decorreu em Lisboa.

Para a comissária, é necessário «lutar contra os crimes cibernáuticos e incrementar esforços para que, no futuro, a Internet seja acessível a todos».

Viviane Reding lembrou que «Europa assenta numa sociedade aberta, construída na diversidade cultural» e que as novas tecnologias de informação permitem «aproximar as pessoas e os diversos conhecimentos», mas que para que isso seja possível «os instrumentos devem ser baratos, acessíveis».

Para o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, a Internet foi inventada para democratizar e facilitar a comunicação entre as pessoas, melhorar a transparência da administração e reduzir as divisões.

«O combate à exclusão social é o principal objectivo das novas tecnologias de informação e comunicação», referiu.

«As novas tecnologias de informação e comunicação dão um grande contributo para a coesão social e esse é o nosso objectivo», afirmou Mariano Gago.

A inclusão social é um dos objectivos explícitos na Declaração deste Fórum sobre Cooperação Futura, que será submetida à Cimeira União Europeia - América Latina, Caraíbas de chefes de Estado e de Governo que terá lugar em Viena (Áustria) nos próximos dias 11 e 12 de Maio.

Na Declaração consta a intenção de construir e reforçar a ligação das redes de informação da União Europeia com as da América Latina e Caraíbas, nomeadamente no que toca às comunidades científicas e académicas e com isto aumentar o número de utilizadores das TIC.

Um dos assuntos analisado no fórum foi o programa de cooperação «@LIS» - Aliança sobre a Sociedade de Informação - criado mediante decisão da Comissão Europeia com o objectivo de estimular a cooperação entre os participantes europeus e os latino-americanos.

De acordo com a UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, a Sociedade da Informação é «uma sociedade onde a componente da informação e do conhecimento desempenha um papel nuclear em todos os tipos de actividade humana em consequência do desenvolvimento da tecnologia digital, e da Internet em particular, induzindo novas formas de organização da economia e da sociedade».(diario digital)