21 abril 2006

O Algarve na Dinamarca


A Associação Turismo do Algarve (ATA) lançou uma campanha de publicidade do Algarve na Dinamarca, que teve início a 17 de Abril e termina a 1 de Maio. Durante 15 dias, vão circular 325 autocarros por várias cidades dinamarquesas com cartazes publicitários do destino.

A campanha decorre na Grande Região de Copenhaga (centro e arredores) e nas cidades de Arhus, Aalborg, Randers e Odense. Pretende promover o destino junto daquele mercado, cuja economia, apesar da actual conjuntura internacional, se encontra em franca expansão.

Os novos voos directos entre a capital dinamarquesa e Faro também fazem do Algarve um destino cada mais procurado. No ano de 2005, o número de visitantes oriundos daquele país foi o mais alto de sempre, tendo sido o mercado que, segundo um estudo do ICEP, mais cresceu relativamente a “dormidas na hotelaria portuguesa” face a 2004, tendo-se registado um aumento no Algarve.
(in Região Sul)

Copenhaga
Copenhaga é a capital e principal metrópole da Dinamarca com 1,1 milhões de habitantes. Existem registos da sua história desde 1043 quando era conhecida como Havn (porto) e não era mais que um pequeno porto de pesca no Estreito de Oresund. Em 1343 o Rei Valdemar Atterdag tornou-a na capital da Dinamarca.

Fazendo um tour pela cidade, podemos começar pela parte mais moderna do centro de Copenhaga que é dominada por avenidas amplas como a Vesterbrogade que termina no Stroget (significa em dinamarquês, a rua pedestre onde se deambula). Nesta zona fica o famoso parque de diversões Tivoli que, desde 1843, é um dos mais antigos do mundo.

O Stroget é a principal rua pedestre que começa na ampla Praça da Câmara Municipal. Pelas ruas pedestres à volta do Stroget fica a Rundetarn, uma "velha" torre de onde se pode avistar a cidade e caminhando até ao final chega-se a Nyhavn.

Nyhavn, que significa "o novo porto", é um canal rodeado de bares e esplanadas num ambiente colorido até pelos edifícios. Aqui pode-se apanhar um barco que faz um "tour" pelos canais de Copenhaga incluindo a zona de Christianshavn.

Perto de Nyhavn fica o Palácio Real Amalienborg, a residência oficial da monarquia dinamarquesa, um palácio barroco do século XVIII que, na verdade tem 4 módulos em redor de uma praça. Todos os dias ao meio-dia pode ver-se a mudança da guarda no pátio. Nas redondezas está estátua da pequena Sereia, talvez o mais famoso símbolo da cidade, que foi colocada em 1913 em homenagem à fábula da Pequena Sereia de Hans Christian Andersen.
Não longe deste centro acima descrito fica Rosenborg Slot, um antigo Palácio Real e jardins.

Copenhaga é hoje detentora de umas das maiores obras de engenharia do mundo, a Ponte de Oresund, com 17 kms (entre ponte e túneis), que faz uma ligação rodo-ferroviária à cidade sueca de Malmö.