19 abril 2006

Sociedade S. Vicente de Paulo


A SSVP é uma organização católica de leigos que privilegia a visita domiciliária tendo acompanhado centenas de milhares de pessoas em situação de doença, marginalidade, com carências económicas ou vítimas de solidão, nomeadamente, crianças com problemas, toxicodependentes e suas famílias, prostitutas, reclusos e suas famílias, desempregados, idosos e membros de minorias étnicas.
Para além dessa actividade domiciliária ainda dirige e mantém lares e centros de dia, infantários e colónias de férias.
Neste momento a SSVP desenvolve vários projectos, de que se destacam, entre muitos outros, a Casa Ozanam em Santa Maria da Feira, o Lar de Idosos de Estremoz, a Casa Pedro Frassati em Lisboa para receber tetra e paraplégicos e o Projecto Irmão, uma acção missionária de trabalho vicentino.
Longe das luzes da ribalta, fora dos grandes circuitos dos média, trabalha com discrição, sendo contrária à caridade espectáculo, pois não quer de forma alguma ferir a dignidade a que têm direito os desfavorecidos, aos quais devemos todo o nosso respeito.
Recusando despender em publicidade toda e qualquer verba, consagra a totalidade dos seus meios ao essencial na luta contra o sofrimento, a pobreza e o sub-desenvolvimento, animada pelo espírito de São Vicente de Paulo.
Estes objectivos encontravam-se já presentes aquando da sua fundação em 1833, por um grupo de jovens estudantes que tiveram como grande animador Frederico Ozanam (1813/1853). Este imprimiu a este grupo de amigos a sua vocação internacional fazendo que saísse de Paris onde a SSVP havia nascido, e se espalhasse por todo o mundo.
E o pensamento de Ozanam de “cobrir o mundo inteiro com uma rede de caridade” tem vindo progressivamente a tornar-se uma realidade.