24 abril 2006

XXI Semana Académica do Algarve


Evento não traz artistas internacionais à região



Este ano, a XXI Semana Académica do Algarve - que se realiza entre 5 e 13 de Maio próximos - vira-se para os artistas nacionais e deixa de parte as "estrelas" da música internacional. O cartaz de 2006 do evento, orçado em 650 mil euros, evoca a "paixão lusitana".

Na apresentação da iniciativa, realizada sexta-feira, na Câmara Municipal de Faro, o presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUALG), Leonel Morgadinho, foi muito crítico para com as editoras, a produtora Música no Coração e a Região de Turismo do Algarve (RTA).

Apesar de se ter tentado contratar algumas "estrelas" internacionais, admitiu o responsável, isso acabou por não se concretizar, também pelo facto de a Música no Coração - com quem os estudantes têm trabalhado nos últimos anos - ter preferido apontar "baterias" ao Algarve Summer Festival.

"Decidimos arriscar num cartaz nacional, claramente pela 'paixão lusitana'. É também nas bandas e figuras nacionais que devemos apostar", disse Morgadinho. Pelo País das Maravilhas, novamente situado no recinto do Complexo Desportivo da Penha, vão passar Xutos e Pontapés, Toranja, Boss AC, Mercado Negro, Luís Represas, Rui Veloso e Jorge Palma, entre outros.

No caso da RTA, o apoio solicitado nem sequer mereceu resposta. "No ano passado, enviaram-nos uma carta, dizendo que só eventos de projecção regional e nacional mereceriam dotação. E se este não é um evento de projecção regional, então não sei...", frisou o líder dos estudantes algarvios.

José Apolinário, presidente da Câmara Municipal de Faro, também se mostrou incomodado pelo facto, anunciando a apresentação de um "protesto formal" junto da entidade que comanda o turismo algarvio.

Descontadas as críticas, quer Leonel Morgadinho quer José Apolinário frisaram dar continuidade a "um dos maiores eventos que tem lugar a sul do Tejo". "Foi, no ano passado, considerada, por muitos, a melhor semana académica do País!", sublinhou o presidente da AAUALG.

Realizando-se no mesmo recinto do ano passado (o piso sintético do campo será substituído logo após a iniciativa), o evento conta com algumas novidades, nomeadamente o reforço da programação de música (existirá o Palco RUA - Rádio Universidade do Algarve, para bandas de garagem, e mais animação na tenda de DJ) e a aposta na agenda extra-musical, com o Faro Júnior, Faro Sénior e actividades desportivas.(in RSul)

Programa

O programa da Semana Académica do Algarve 2006 inicia-se no dia 4 de Maio, quinta-feira, com a habitual Serenata no Largo da Sé, prosseguindo dia 5 com Oio-Ai, Toranja e Xutos e Pontapés.

No fim-de-semana, tocam Mafalda Veiga e Luís Represas (dia 6) e Klepth, Rouxinol Faduncho (Marco Horácio) e João Pedro Pais (7).

Na segunda-feira, dia 8, o palco está entregue a Fio Dental, Helder Rei do Kuduru e Rabo de Saia. Segue-se, a 9, Mind Lock, Tara Perdida e Ramp. No dia 10, tocam Expensive Soul e Mercado Negro.

A quinta-feira, 11, é totalmente dedicada às tunas académicas. No dia seguinte, actuam Jorge Palma e Rui Veloso. O evento conclui-se a 13 de Maio, com Reacções Verbais, Boss AC e Pete Tha Zouk.