31 maio 2006

Dia Mundial sem Tabaco

Os fumadores vivem, em média, menos 10 anos que os não fumadores. Números a ter em contar neste ultimo dia de Maio, quando se assinala o Dia Mundial sem Tabaco.

A destruição de órgãos e fragilização de todo o organismo que, por isso, fica mais sujeito à acção dos vírus e a doenças oportunistas, são alguns dos males do tabaco, apesar disto, tem cada vez mais expressão no nosso país.

Nicotina, monóxido de carbono e alcatrão. Estes são os ingredientes capazes de provocar a dependência ao fumador.
A dependência do tabaco traduz-se ainda em elevados gastos regulares, se um fumador consumir um maço de cigarros por dia, ao fim de um ano gastou 876 euros. Se durante 40 anos mantiver o vício, são mais de 35.000 euros queimados…

29 maio 2006

Charlie Chaplin em Loulé


Durante todo o mês de Junho o Cine-Teatro Louletano vai prestar homenagem a uma das maiores figuras da sétima arte de todos os tempos: Charles Chaplin, mais conhecido por Charlie Chaplin ou simplesmente: Charlot.

Trata-se de um Ciclo de Cinema com cinco filmes, totalmente dedicado ao realizador e actor britânico. “O Barba Azul”, de 1947, é a primeira película a rodar já no próximo dia 1.

O filme é uma crónica negra sobre os negócios de Henri Verdoux, que envolvem a sedução de velhas solteironas e golpes de baú, tudo para sustentar a sua inválida amada.

No dia 8 é a vez da comédia “A Quimera de Ouro”, de 1925. Foi para Chaplin o “filme pelo qual gostaria de ser recordado”. É uma das maiores comédias do actor e um dos 100 melhores filmes americanos, segundo o American Film Institute.

Em “A Quimera de Ouro”, um vagabundo procura a fortuna no Yukon, e atravessa momentos difíceis que como sempre, transforma em episódios de bom humor. Do elenco faz parte também Mark Swain.

No feriado de 15 de Junho é projectada a película “Opinião Pública”, de 1923. Trata-se de uma crítica mordaz à alta sociedade francesa e é o primeiro grande filme dramático de Chaplin.

Nesta fita, o homem com os pés à dez para as duas, participa num papel secundário, ao lado de Edna Purviance e Clarence Geldart, ao contrário dos seus mais conhecidos filmes. É considerado uma das maiores obras do cinema mudo.

“O Grande Ditador” é o filme apresentado a 22 de Junho. Realizado em 1940, ainda antes dos Estados Unidos entrarem na Segunda Guerra Mundial, é uma sátira a Hitler e ao fascismo, e ao mesmo tempo um retrato na vida nos guetos.

É a história de um barbeiro confundido com o Ditador, e de todas as peripécias que se precedem, levando a uma confusão de identidades. É Chaplin a usar as armas da comédia numa excelente sátira política.

O ciclo encerra a 29 com o filme “Tempos Modernos", de 1936. Trata a luta entre as máquinas e o homem, na busca do seu caminho para a felicidade. Mais uma vez um vagabundo procura ganhar a vida numa fábrica.

Mas passa por uma série de peripécias que o conduzem várias vezes à prisão. Mas que também o levam até a uma jovem rapariga (protagonizada por Paulette Goddard) cujo pai foi morto numa greve, e por quem ele se apaixona.

Esta é uma versão restaurada, digital, que teve a sua apresentação mundial e integrou a Selecção Oficial no Festival de Cannes 2003.



Breve história do artista Charlot

Charles Chaplin iniciou-se no mundo do cinema com a produtora Keystone de Mack Sennett, em 1913, nos Estados Unidos. Os seus primeiros filmes, ainda rudimentares, anunciavam já uma forte personalidade.

Desenvolveu uma poética pessoal baseada na personagem do vagabundo romântico marginalizado da sociedade. Na sua primeira época é, geralmente, guionista e actor principal dos seus filmes.

Em 1919, após ter realizado inúmeros fitas, associa-se com Griffith, Douglas Fairbanks e Mary Pickford, e funda a United Artists, produtora dos seus filmes a partir daquela data.

Entre os mais famosos contam-se “A Quimera de Ouro” e “O Circo”. Com a chegada do áudio ao cinema realiza “Luzes da Ribalta”, “Tempos Modernos” e “O Grande Ditador”.

Em 1947 tenta reincorporar-se no cinema moderno com escasso êxito “Monsieur Verdoux”. E em 1953 deixa os Estados Unidos por pressão dos anticomunistas fanáticos e instala-se na Suíça.

Faz então os dois últimos filmes, nos quais, infelizmente, já não brilha o génio da época do cinema mudo: “Um Rei em Nova Iorque” e “A Condessa de Hong Kong”.

Charlot foi uma figura capital e universal do cinema. A sua obra é a síntese madura do melodrama romântico e da sátira social mais pungente, independente e inconformista, cómica e simultaneamente sentimental.

24 maio 2006

Igreja Católica lança site para contestar Código Da Vinci

A Igreja Católica Australiana desenvolveu um site que tem como objectivo inviabilizar as teorias expostas no livro, e agora também no filme, «O Código Da Vinci».

Depois da imensa controvérsia criada em torno do "best-seller" de Dan Brown, a polémica volta a reacender-se com a estreia do filme realizado por Ron Howard, criando uma nova onda de curiosidade. No centro de toda a questão, estão teorias diferentes das tradicionalmente defendidas e novos olhares que poderão abalar para sempre a fé e os pilares da fé cristã.
Com o objectivo de dar a conhecer a posição oficial da Igreja Católica, e contestar o apresentado por Dan Brown, a Arquidiocese de Sidney, na Austrália, lançou um site descrito como «uma resposta cultural, artística, espiritual e intelectual ao defendido em "O Código Da Vinci"». De acordo com o Bispo Julian Porteous, a informação disponibilizada surge como uma «necessidade de clarificar o que é ficção e o que é facto».

Lançado na passada sexta-feira, para coincidir com a estreia mundial do filme baseado na obra de Dan Brown, o site está dividido em várias secções que cobrem todos os temas do livro.
Em resposta às teorias expostas pelo escritor, o conteúdo deste site oferece alegadas provas e explicações para a incredulidade dos factos relatados pelo romancista americano, que sugere a existência de uma descendência de Cristo, fruto do seu hipotético casamento com Maria Madalena, e a criação de uma ordem denominada Priorado do Sião, para assegurar a sua protecção contra as tentativas de eliminação por parte da Igreja Católica.

Condenado pelos representantes católicos do mundo inteiro que apontam as «falsas-verdades» contadas, o filme tem gerado ondas de protesto um pouco por todo o mundo, à semelhança do que aconteceu há 20 anos atrás, com "A Última Tentação de Cristo", do realizador Martin Scorsese.

Quem pretender conhecer a posição oficial da Igreja Católica, pode visitar este site que, para já, apenas está disponível em língua inglesa.(in Ciberia)

23 maio 2006

Faro quer transmissões públicas do Mundial

A Câmara de Faro pediu hoje a intervenção do Governo no diferendo entre autarquias e Sport TV, que proibiu a exibição dos jogos do Mundial de futebol em praças públicas.

"Justifica-se a intervenção do Governo sobre esta matéria", disse o presidente da Câmara Municipal de Faro, José Apolinário.

Faro é a única cidade algarvia em que está prevista a instalação de um ecrã gigante por parte de uma autarquia, o que acontecerá, já a partir de hoje, no Jardim Manuel Bívar, junto à doca da cidade.

"Não me passa pela cabeça que quem não possa ser assinante da Sport TV não tenha acesso ao Mundial", disse.

Recordando que, há dois anos, "as cidades foram aliciadas a fazer das transmissões dos jogos uma grande festa", Apolinário criticou as "razões economicistas que estão por trás desta atitude".

José Apolinário está em Coimbra, numa reunião da ANMP de que, segundo o autarca, deverá sair uma tomada de posição conjunta sobre a matéria".

O ecrã gigante no Jardim Manuel Bívar deverá acabar de ser montado hoje, a tempo da transmissão do jogo Portugal/França, que inaugura o Europeu Sub-21 às 19:45.

O custo daquela estrutura, estimado é de 120 mil euros, suportados maioritariamente por patrocinadores.

Junto ao ecrã haverá um palco e estão a ser colocados espaços de animação, bem como tendas de comes e bebes. (in Obsevatório)

20 maio 2006

Cacela Velha Recria Missa Algarvia

A Associação “A Manta” está a preparar a recriação de uma missa algarvia em Cacela Velha. O objectivo é reviver o passado, regressando ao início do século XX, no próximo dia 28 de Maio com uma acção de graças para a bênção do Rancho Folclórico Praia da Manta Rota.

Tudo se vai passar como antigamente num dia de festa, no qual o grupo apresentar-se-á na igreja devidamente trajado, acompanhado de cânticos e transportados em carroças e charretes enfeitadas com flores.

Pelas 10:00 horas concentrar-se-ão todos os participantes no cortejo, a fim de se deslocarem de carroça ou charrete até à Igreja de Cacela Velha. Pelas 11:00 horas tem início a missa acompanhada de acordeão, decorrendo no final da missa danças e cantares no átrio da Igreja, pelo Rancho Folclórico Praia da Manta Rota.
Nesse dia celebra-se também o baptizado do elemento mais novo do grupo, na circunstância de uma menina de três anos com um vestido representativo do início do século XX. A organização da iniciativa é do Rancho Folclórico Praia da Manta Rota e da Associação A Manta e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela.

18 maio 2006

Prevenção Florestal

A ALGAR, empresa responsável pelo Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização dos Resíduos Sólidos do Algarve, e a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão assinaram um protocolo visando a implementação de acções de silvicultura preventiva, acções de vigilância e apoio ao combate de incêndios.

Este acordo será colocado em prática pela equipa de sapadores florestais da associação e “pretende assegurar a promoção de iniciativas no âmbito da conservação e valorização do património natural algarvio, bem como o desenvolvimento de acções de sensibilização destinadas à população sobre a prevenção florestal”.

A ALGAR responde assim ao pedido do ministro da Administração Interna, António Costa, que apelou à mobilização dos cidadãos para a limpeza das florestas, “colocando-se ao lado dos sapadores e da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão no combate daquele que é considerado um flagelo para o Algarve durante o período estival”.

17 maio 2006

Orquestra de Colónia em Faro

A Orquestra de Câmara de Colónia, dirigida pelo maestro Volker Hartung, sobe amanhã, dia 18, ao palco do Auditório da Fundação Pedro Ruivo, Conservatório Regional do Algarve, Faro, a partir das 21:30 horas.

Trata-se de uma orquestra de câmara que se transforma regularmente numa orquestra sinfónica. O grupo alemão existe desde 1972. É auto-suficiente e um dos poucos que trabalham sem subsídios de qualquer natureza.

O seu objectivo é inspirar pessoas que nunca tenham, necessariamente, entrado em contacto com a música clássica, tendo desenvolvido um estilo interpretativo único, mas nunca desvirtuando as intenções dos compositores.

Um dos pontos altos na carreira da Orquestra de Câmara de Colónia foi a colaboração recente com o grande violinista britânico Nigel Kennedy. Com ele fizeram uma digressão por 20 cidades alemãs e gravaram o álbum “Classic Kennedy”.

14 maio 2006

Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente

A primeira Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente vai reunir em Olhão, todos os parques portugueses, parques espanhóis, franceses e empresas ligadas ao sector. Um projecto inédito que pretende fazer de Olhão uma plataforma nacional para apresentação de projectos na área do ambiente.

A Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente é resultado do trabalho efectuado nos últimos anos pela Câmara Municipal de Olhão, pelo Parque Natural da Ria Formosa e outros parceiros.

Segundo o presidente da autarquia olhanense, Francisco Leal, esta iniciativa surge da necessidade de reflectir e discutir sobre a forma de aproveitar a localização do concelho, que vive intimamente ligado à Ria Formosa.

Em comunicado, Francisco Leal revela que a vontade da autarquia é de tornar a Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente numa iniciativa com regularidade anual. Para além disso “contam receber milhares de visitantes em Olhão e deste modo fortalecer a posição da nossa cidade como lugar de acolhimento de eventos de grande importância, como já são o da Expomar e o Festival de Marisco”.

Esta iniciativa do Município sede do Parque Natural da Ria Formosa tem como principal objectivo sensibilizar a sociedade portuguesa para as oportunidades de desenvolvimento sustentável e para a preservação da biodiversidade, com especial enfoque na divulgação de projectos desenvolvidos pelas organizações e entidades convidadas.

Todo o projecto foi desenhado no sentido de se constituir em Olhão uma plataforma nacional para a apresentação de projectos, produtos e serviços desenvolvidos pelos Parques, empresas e organizações ligadas à conservação da natureza, turismo de natureza e ambiente.

A realização da Feira coincidirá com as comemorações do Dia Nacional da Conservação da Natureza e decorrerá no âmbito do extenso programa ECODROME 2006 e inclui, entre outras acções, a realização de conferências, debates, ciclos de cinema ambiental, música, workshops e exposições de Bioarte e ECODESIGN.

No recinto da Feira haverá também lugar a espectáculos e muita animação, bem como uma área dedicada à restauração e comida biológica.
A Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente vai decorrer entre 27 e 30 de Julho no Jardim Pescador Olhanense.

12 maio 2006

Algarve tem 55 bandeiras azuis

O galardão da qualidade balnear "Bandeira Azul" foi este ano atribuído a 207 praias, o Algarve arrecadou o maior número, anunciou hoje a Associação Bandeira Azul de Portugal. (actualizada)
As 207 praias representam cerca de metade do total de zonas balneares designadas.

Na campanha Bandeira Azul para este ano entraram pela primeira vez 16 zonas balneares (das quais quatro no Algarve) e estrearam-se seis municípios: Arouca, Aveiro, Figueiró dos Vinhos, Calheta, Ribeira Brava e Ponta do Sol.

O Algarve voltou a ser a região que recebeu maior número de Bandeiras Azuis, com 55 praias, mais sete do que em 2005.

Apesar de perder este ano uma bandeira no concelho de Loulé (praia de Vilamoura) e mais três em Castro Marim (Alagoa-Altura, Praia Verde e Retur), o Algarve conquistou mais 12 novos símbolos da qualidade balnear.

Só o concelho de Lagoa vai exibir este ano seis novas bandeiras (Ferragudo, Pintadinho, Caneiros, Carvoeiro, Vale de Centeanes e Senhora da Rocha), às quais se juntam as das praias D.Ana (Lagos), Ingrina e Burgau (Vila do Bispo), O ura Leste (Albufeira), Culatra Mar (Faro) e Armona-Mar (Olhão).

As 207 bandeiras conquistadas este ano em Portugal vão agora ser alvo de uma nova inspecção pela Associação Portuguesa da bandeira Azul, para certificar que a partir de 1 de Junho, quando começa a época balnear, continuam a cumprir os requisitos da qualidade.

Entre os critérios da atribuição da bandeira azul estão a qualidade da água, a educação e gestão ambiental (não podem haver cães nas praias) e equipame ntos como os caixotes de lixo, limpeza de sanitários e veículos motorizados a circular.

A primeira bandeira vai ser içada no dia 9 de Junho na praia da Comporta, concelho de Grândola, e a partir daí começarão a ser içadas as restantes após a vistoria das autoridades.

Comparando com anos anteriores, este é o ano com mais bandeiras.

"Portugal está no topo dos países do sul da Europa quando se comparam a s bandeiras atribuídas e as zonas balneares designadas. Este ano os galardões vã o chegar a 49 por cento das zonas balneares, bastante mais do que países com a Espanha, Turquia ou Grécia", afirmou o presidente da Associação Portuguesa Bandeira Azul, José Archer.

A região do Algarve voltou a ser a que recebeu maior número de Bandeiras Azuis no país, com 55 praias este ano (mais sete do que em 2005), tendo registado também o maior aumento do número de bandeiras em resultado de quatro novas candidaturas (Ingrina, Carvoeira, Pintadinho e Oura-Leste).

11 maio 2006

Dia Nacional dos Caçadores pelo Ambiente

Caçadores algarvios "caçam" toneladas de lixo

Uma mega operação de limpeza das matas do Algarve envolverá no domingo milhares de caçadores. Retirar dali toneladas de detritos combustíveis quando se aproxima a época de fogos e com eles conseguir dinheiro para fins sociais é o objectivo.


O sucesso da experiência em 2005 vai trazer de novo mais de cinco mil caçadores à floresta algarvia, no dia 14 de Maio, e tornou-se num projecto nacional a que denominaram “Dia Nacional dos Caçadores pelo Ambiente”.

A iniciativa é organizada pela Federação de Caçadores do Algarve (FCA) em todos os concelhos, conta com o apoio das 16 câmaras municipais e juntas de freguesia, e é apadrinhada pela Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses.

O projecto pretende, este ano, atingir três objectivos, declarou ao Observatório do Algarve o presidente da FCA, Vítor Palmilha: acentuar o papel dos caçadores na limpeza das matas, assegurar uma natureza limpa e mostrar o seu lado humano ao investirem no apoio social.

“Os caçadores devem ser um exemplo e não podem deixar cartuchos, papéis e outros desperdícios que usem durante o período da caça”, defende Carlos Palmilha, transmitindo assim também aos utentes da floresta que “ é importante tratar da natureza e nela ter condições que assegurem a criação de caça (como criação de bebedouros)”.

O resultado da acção de limpeza, que os organizadores esperam ser a maior de sempre no Algarve, espera também recolher em cada concelho electrodomésticos e ferragens velhos lançados nas matas e “com a sua venda adquirir lembranças” para várias instituições de solidariedade social de diferentes localidades.

Segundo a organização, as autarquias vão também colaborar na iniciativa, com recursos humanos, equipamentos e transportes com vista a tornar o “Dia dos Caçadores pelo Ambiente” num sucesso, ao qual se vai juntar também o governador civil de Faro.

Em 2005, esta primeira acção de limpeza realizada no Algarve, envolveu cerca de cinco mil caçadores e recolheu 800 toneladas de lixo.

10 maio 2006

Festival Internacional de Cinema do Algarve

O Festival Internacional de Cinema do Algarve, é o mais antigo festival de cinema que se realiza anualmente em Portugal e, dirige desde há muito tempo, a sua acção para a promoção e divulgação de filmes de curta-metragem, com uma duração máxima de 30 minutos.

A 34ª Edição do Festival Internacional de Cinema do Algarve – FICA/2006 que decorre entre 15 e 20 de Maio na região algarvia, vai apresentar alguns dos melhores filmes do circuito internacional, em dez programas que reúnem 50 filmes em representação de 25 países.

Portugal, com 10 produções, é o País com mais filmes seleccionados para o concurso de curta-metragem, o que acontece pela primeira vez.

Além de Portugal, na edição do FICA/2006, participam filmes de Espanha, Grécia, México, Estados Unidos, África do Sul, Reino Unido, Estónia, Palestina, Canadá, Noruega, Luxemburgo, França, Holanda, Irão, Suíça, Polónia, Japão, Brasil, Suécia, Alemanha, Itália, Palestina, Israel e Bélgica.

A edição do FICA/2006 vai atribuir prémios no valor global de 20.000 euros.

A “Selecção Oficial/2006 de Curta Metragem” conseguiu, este ano, trazer a Portugal 21 filmes que estiveram recentemente no Festival de Clermont Ferrand, em França, um dos mais importantes do calendário internacional, e alguns dos realizadores garantiram já a sua presença no Algarve.

Com o objectivo de descentralizar ainda mais o Festival Internacional de Cinema do Algarve foram aumentados de cinco para seis, os núcleos de exibição da competição de curta-metragem. Portimão, Lagos, Guia, Silves, Faro e Olhão ficam dotados tecnicamente de sistemas computorizados que permitem a legendagem digital de todos os filmes.

Além da secção competitiva com filmes de animação e ficção, com uma duração máxima de 30 minutos, a 34ª edição do FICA realiza, entre outras, a secção “A Escola vai ao Cinema”, dirigida ao público jovem.

Esta acção que oferece alegria, cor e filmes escolhidos com critério pedagógico, percorre o Algarve de Barlavento a Sotavento realizando uma complexa programação para proporcionar cinema a mais de 30.000 crianças em idade escolar.

07 maio 2006

9 de Maio, Dia da Europa

Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.

Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.

Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.


Que é o Dia da Europa ?

Ao verem nas agendas e nos calendários o dia 9 de Maio identificado como "Dia da Europa", muitas pessoas interrogam-se sobre o que se terá passado nessa data e em que ano terá tido lugar esse acontecimento.

Com efeito, poucos cidadãos europeus sabem que a 9 de Maio de 1950 nasceu a Europa comunitária, numa altura em que, devemos recordá-lo, a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a Europa.

Nesse dia, em Paris, a imprensa foi convocada para as dezoito horas no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, quartel-general do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, para uma "comunicação da maior importância".

As primeiras linhas da declaração de 9 de Maio de 1950, redigida por Jean Monnet, comentada e lida à imprensa por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros da França, dão imediatamente uma ideia da ambição da proposta: "A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem uma criatividade à medida dos perigos que a ameaçam". "Através da colocação em comum de produções de base e da instituição de uma Alta Autoridade nova, cujas decisões ligarão a França, a Alemanha e os países que a ela aderirem, esta proposta constituirá a primeira base concreta de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz".

Era assim proposta a criação de uma instituição europeia supranacional, incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar, o carvão e o aço. Ora, os países convidados a renunciar desta forma ao controlo exclusivamente nacional destes recursos fundamentais para a guerra, só há muito pouco tempo tinham deixado de se destruir mutuamente num conflito terrível, de que tinham resultado incalculáveis prejuízos materiais e, sobretudo, danos morais: ódios, rancores e preconceitos.

Assim, tudo começou nesse dia, razão que levou os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, a decidirem celebrar o 9 de Maio como "Dia da Europa".

Os diversos países, ao decidirem democraticamente aderir à União Europeia, adoptam os valores da paz e da solidariedade, pedra angular do edifício comunitário.

Estes valores concretizam-se no desenvolvimento económico e social e no equilíbrio ambiental e regional, únicos garantes de uma repartição equilibrada do bem-estar entre os cidadãos.

A Europa, enquanto conjunto de povos conscientes de pertencerem a uma mesma entidade que abrange culturas análogas ou complementares, existe já há séculos. No entanto, a consciência desta unidade fundamental, enquanto não deu origem a regras e a instituições, não pôde evitar os conflitos entre os países europeus. Ainda hoje, alguns países que não fazem parte da União Europeia não estão ao abrigo de tragédias terríveis.

Como qualquer obra humana desta envergadura, a integração da Europa não se constrói num dia, nem em algumas décadas: as lacunas são ainda numerosas e as imperfeições evidentes. A construção iniciada imediatamente a seguir à II Guerra Mundial foi muito inovadora: o que nos séculos ou milénios precedentes podia assemelhar-se a uma tentativa de união, foi na realidade o fruto de uma vitória de uns sobre os outros. Estas construções não podiam durar, pois os vencidos só tinham uma aspiração: recuperar a sua autonomia.

Hoje ambicionamos algo completamente diferente: construir uma Europa que respeite a liberdade e a identidade de cada um dos povos que a compõem, gerida em conjunto e aplicando o princípio segundo o qual apenas se deve fazer em comum o que pode ser mais bem feito dessa forma. Só a união dos povos pode garantir à Europa o controlo do seu destino e a sua influência no mundo.

A União Europeia está atenta aos desejos dos cidadãos e coloca-se ao seu serviço. Conservando a sua especificidade, os seus hábitos e a sua língua, todos os cidadãos se devem sentir em casa na "pátria europeia", onde podem circular livremente.

05 maio 2006

Portugal = 9 no Ranking mundial

Portugal é o nono país do mundo cujos cibernautas passam mais tempo ligados à Internet, cerca de 40 horas por mês, de acordo com um estudo divulgado pela empresa Comscore Networks.

Segundo o estudo, que não contabiliza o acesso em ciber-cafés ou através de telemóvel, os utilizadores de Internet em Portugal passaram em média 39,8 horas ligados no mês de Março, quando a média mundial é de 31,3.

Portugal surge assim no nono lugar da lista dos países cujos utilizadores passam mais tempo online, liderada por Israel, com 57,5 horas por mês, seguida da Finlândia (49,3 horas) e Coreia do Sul (47,2 horas por mês).

O estudo, baseado numa análise dos principais mercados em Março de 2006, incluindo a China e a Índia, estima que cerca de 694 milhões de pessoas com mais de quinze anos utilizam a Internet, 152 milhões das quais nos Estados Unidos.

"Hoje, o número de americanos ligados à Internet representa apenas pouco menos de um quarto dos utilizadores em todo o mundo, quando há dez anos representava dois terços", sublinhou o director- geral da empresa, Peter Daboll.

A seguir aos EUA, a China tem mais utilizadores (72 milhões), seguida do Japão (52 milhões), da Alemanha (32 milhões), e da Grã- Bretanha (30 milhões).

Dentro dos utilizadores lusófonos, o Brasil surge em 11º lugar na lista, com 13,2 milhões de pessoas ligadas à Internet.

Na listagem dos sítios mais consultados, o MSN da Microsoft surge em primeiro lugar, com 538,6 milhões de utilizadores, seguido do Google, com 495,8 milhões, e do Yahoo, com 480,2 milhões.(in Observatório)

04 maio 2006

Mulheres na mais bela bandeira do mundo

O Instituto Português da Juventude, a Federação Portuguesa de Futebol e o BES – Banco Espírito Santo estão a preparar a produção de “A Mais Bela Bandeira do Mundo” a realizar no próximo dia 20 de Maio no Estádio Nacional.

Trata-se de um mega-evento que surge no âmbito do apoio e estímulo que Portugal irá dar à participação da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo de Futebol que tem lugar na Alemanha durante o mês de Junho.

O objectivo do evento é reunir o maior número de mulheres possível, no relvado do Jamor, e com elas formar a mais bela bandeira do mundo: a portuguesa.

As mulheres que aderirem ao desafio vão poder assistir aos concertos dos The Gift, Dulce Pontes, Sara Tavares, Cátia Guerreiro e Mafalda Arnauth, e participar nas actividades e sorteios ao longo da tarde.

A organização assegura o transporte de ida e volta e a alimentação no local do evento. Para participar, basta ter mais de 14 anos e inscrever-se na Delegação Regional de Faro do IPJ.

01 maio 2006

Maio - Mês do Coração

Tenha mais olhos para a sua barriga

Já todos os Portugueses associam Maio ao mês do coração e à Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Há mais de vinte e cinco anos que durante o mês de Maio, a Fundação chama a atenção para a importância dos estilos de vida e de alguns factores de risco em particular, na Saúde do coração e no aumento das doenças cardiovasculares.
Em todo o mundo ocidental, as Doenças Cardiovasculares constituem a principal causa de morte e morbilidade das populações.
Independentemente de outros factores de risco, o recente aumento da obesidade e do excesso de peso em muito têm contribuído para este incremento. Actualmente sabemos que independentemente do grau de obesidade, a localização da gordura tem um papel determinante no aumento do risco. Não é igual ter uma maior acumulação de gordura na zona das ancas e coxas ou na zona abdominal.
A composição do tecido adiposo é diferente, e do ponto de vista cardiovascular a gordura abdominal é mais perigosa. Para além da pressão que o excesso de peso exerce sobre alguns órgãos, verifica-se a produção de substâncias tóxicas, que agridem o coração e as artérias, aumentando o risco de desenvolver doença cardiovascular. É para alertar sobre este factor que este ano o mês de Maio é dedicado à barriga dos Portugueses.
O lema é “Tenha mais olhos para a sua barriga”! Chamar a atenção para a importância de uma medição que é simples de efectuar e informar sobre os perigos inerentes ao seu aumento, são os grandes objectivos da campanha. O perímetro da cintura determina-se colocando uma fita métrica em volta da cintura, ligeiramente abaixo do umbigo e acima das cristas ilíacas.
Consideram-se valores normais até 80cm para as mulheres e 94cm para os homens. Valores acima de 88cm para as mulheres e 102cm para os homens aumentam muito o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Esperamos que no final deste mês de Maio todos os Portugueses saibam que não são só os “gordos” que devem emagrecer mas também todos aqueles que têm uma barriguinha acima do desejável. Estes em particular devem ter cuidado com a sua alimentação e praticar diariamente actividade física. Afinal trata-se da sua saúde!