12 maio 2006

Algarve tem 55 bandeiras azuis

O galardão da qualidade balnear "Bandeira Azul" foi este ano atribuído a 207 praias, o Algarve arrecadou o maior número, anunciou hoje a Associação Bandeira Azul de Portugal. (actualizada)
As 207 praias representam cerca de metade do total de zonas balneares designadas.

Na campanha Bandeira Azul para este ano entraram pela primeira vez 16 zonas balneares (das quais quatro no Algarve) e estrearam-se seis municípios: Arouca, Aveiro, Figueiró dos Vinhos, Calheta, Ribeira Brava e Ponta do Sol.

O Algarve voltou a ser a região que recebeu maior número de Bandeiras Azuis, com 55 praias, mais sete do que em 2005.

Apesar de perder este ano uma bandeira no concelho de Loulé (praia de Vilamoura) e mais três em Castro Marim (Alagoa-Altura, Praia Verde e Retur), o Algarve conquistou mais 12 novos símbolos da qualidade balnear.

Só o concelho de Lagoa vai exibir este ano seis novas bandeiras (Ferragudo, Pintadinho, Caneiros, Carvoeiro, Vale de Centeanes e Senhora da Rocha), às quais se juntam as das praias D.Ana (Lagos), Ingrina e Burgau (Vila do Bispo), O ura Leste (Albufeira), Culatra Mar (Faro) e Armona-Mar (Olhão).

As 207 bandeiras conquistadas este ano em Portugal vão agora ser alvo de uma nova inspecção pela Associação Portuguesa da bandeira Azul, para certificar que a partir de 1 de Junho, quando começa a época balnear, continuam a cumprir os requisitos da qualidade.

Entre os critérios da atribuição da bandeira azul estão a qualidade da água, a educação e gestão ambiental (não podem haver cães nas praias) e equipame ntos como os caixotes de lixo, limpeza de sanitários e veículos motorizados a circular.

A primeira bandeira vai ser içada no dia 9 de Junho na praia da Comporta, concelho de Grândola, e a partir daí começarão a ser içadas as restantes após a vistoria das autoridades.

Comparando com anos anteriores, este é o ano com mais bandeiras.

"Portugal está no topo dos países do sul da Europa quando se comparam a s bandeiras atribuídas e as zonas balneares designadas. Este ano os galardões vã o chegar a 49 por cento das zonas balneares, bastante mais do que países com a Espanha, Turquia ou Grécia", afirmou o presidente da Associação Portuguesa Bandeira Azul, José Archer.

A região do Algarve voltou a ser a que recebeu maior número de Bandeiras Azuis no país, com 55 praias este ano (mais sete do que em 2005), tendo registado também o maior aumento do número de bandeiras em resultado de quatro novas candidaturas (Ingrina, Carvoeira, Pintadinho e Oura-Leste).