20 maio 2006

Cacela Velha Recria Missa Algarvia

A Associação “A Manta” está a preparar a recriação de uma missa algarvia em Cacela Velha. O objectivo é reviver o passado, regressando ao início do século XX, no próximo dia 28 de Maio com uma acção de graças para a bênção do Rancho Folclórico Praia da Manta Rota.

Tudo se vai passar como antigamente num dia de festa, no qual o grupo apresentar-se-á na igreja devidamente trajado, acompanhado de cânticos e transportados em carroças e charretes enfeitadas com flores.

Pelas 10:00 horas concentrar-se-ão todos os participantes no cortejo, a fim de se deslocarem de carroça ou charrete até à Igreja de Cacela Velha. Pelas 11:00 horas tem início a missa acompanhada de acordeão, decorrendo no final da missa danças e cantares no átrio da Igreja, pelo Rancho Folclórico Praia da Manta Rota.
Nesse dia celebra-se também o baptizado do elemento mais novo do grupo, na circunstância de uma menina de três anos com um vestido representativo do início do século XX. A organização da iniciativa é do Rancho Folclórico Praia da Manta Rota e da Associação A Manta e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela.