11 maio 2006

Dia Nacional dos Caçadores pelo Ambiente

Caçadores algarvios "caçam" toneladas de lixo

Uma mega operação de limpeza das matas do Algarve envolverá no domingo milhares de caçadores. Retirar dali toneladas de detritos combustíveis quando se aproxima a época de fogos e com eles conseguir dinheiro para fins sociais é o objectivo.


O sucesso da experiência em 2005 vai trazer de novo mais de cinco mil caçadores à floresta algarvia, no dia 14 de Maio, e tornou-se num projecto nacional a que denominaram “Dia Nacional dos Caçadores pelo Ambiente”.

A iniciativa é organizada pela Federação de Caçadores do Algarve (FCA) em todos os concelhos, conta com o apoio das 16 câmaras municipais e juntas de freguesia, e é apadrinhada pela Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses.

O projecto pretende, este ano, atingir três objectivos, declarou ao Observatório do Algarve o presidente da FCA, Vítor Palmilha: acentuar o papel dos caçadores na limpeza das matas, assegurar uma natureza limpa e mostrar o seu lado humano ao investirem no apoio social.

“Os caçadores devem ser um exemplo e não podem deixar cartuchos, papéis e outros desperdícios que usem durante o período da caça”, defende Carlos Palmilha, transmitindo assim também aos utentes da floresta que “ é importante tratar da natureza e nela ter condições que assegurem a criação de caça (como criação de bebedouros)”.

O resultado da acção de limpeza, que os organizadores esperam ser a maior de sempre no Algarve, espera também recolher em cada concelho electrodomésticos e ferragens velhos lançados nas matas e “com a sua venda adquirir lembranças” para várias instituições de solidariedade social de diferentes localidades.

Segundo a organização, as autarquias vão também colaborar na iniciativa, com recursos humanos, equipamentos e transportes com vista a tornar o “Dia dos Caçadores pelo Ambiente” num sucesso, ao qual se vai juntar também o governador civil de Faro.

Em 2005, esta primeira acção de limpeza realizada no Algarve, envolveu cerca de cinco mil caçadores e recolheu 800 toneladas de lixo.