23 maio 2006

Faro quer transmissões públicas do Mundial

A Câmara de Faro pediu hoje a intervenção do Governo no diferendo entre autarquias e Sport TV, que proibiu a exibição dos jogos do Mundial de futebol em praças públicas.

"Justifica-se a intervenção do Governo sobre esta matéria", disse o presidente da Câmara Municipal de Faro, José Apolinário.

Faro é a única cidade algarvia em que está prevista a instalação de um ecrã gigante por parte de uma autarquia, o que acontecerá, já a partir de hoje, no Jardim Manuel Bívar, junto à doca da cidade.

"Não me passa pela cabeça que quem não possa ser assinante da Sport TV não tenha acesso ao Mundial", disse.

Recordando que, há dois anos, "as cidades foram aliciadas a fazer das transmissões dos jogos uma grande festa", Apolinário criticou as "razões economicistas que estão por trás desta atitude".

José Apolinário está em Coimbra, numa reunião da ANMP de que, segundo o autarca, deverá sair uma tomada de posição conjunta sobre a matéria".

O ecrã gigante no Jardim Manuel Bívar deverá acabar de ser montado hoje, a tempo da transmissão do jogo Portugal/França, que inaugura o Europeu Sub-21 às 19:45.

O custo daquela estrutura, estimado é de 120 mil euros, suportados maioritariamente por patrocinadores.

Junto ao ecrã haverá um palco e estão a ser colocados espaços de animação, bem como tendas de comes e bebes. (in Obsevatório)