14 maio 2006

Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente

A primeira Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente vai reunir em Olhão, todos os parques portugueses, parques espanhóis, franceses e empresas ligadas ao sector. Um projecto inédito que pretende fazer de Olhão uma plataforma nacional para apresentação de projectos na área do ambiente.

A Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente é resultado do trabalho efectuado nos últimos anos pela Câmara Municipal de Olhão, pelo Parque Natural da Ria Formosa e outros parceiros.

Segundo o presidente da autarquia olhanense, Francisco Leal, esta iniciativa surge da necessidade de reflectir e discutir sobre a forma de aproveitar a localização do concelho, que vive intimamente ligado à Ria Formosa.

Em comunicado, Francisco Leal revela que a vontade da autarquia é de tornar a Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente numa iniciativa com regularidade anual. Para além disso “contam receber milhares de visitantes em Olhão e deste modo fortalecer a posição da nossa cidade como lugar de acolhimento de eventos de grande importância, como já são o da Expomar e o Festival de Marisco”.

Esta iniciativa do Município sede do Parque Natural da Ria Formosa tem como principal objectivo sensibilizar a sociedade portuguesa para as oportunidades de desenvolvimento sustentável e para a preservação da biodiversidade, com especial enfoque na divulgação de projectos desenvolvidos pelas organizações e entidades convidadas.

Todo o projecto foi desenhado no sentido de se constituir em Olhão uma plataforma nacional para a apresentação de projectos, produtos e serviços desenvolvidos pelos Parques, empresas e organizações ligadas à conservação da natureza, turismo de natureza e ambiente.

A realização da Feira coincidirá com as comemorações do Dia Nacional da Conservação da Natureza e decorrerá no âmbito do extenso programa ECODROME 2006 e inclui, entre outras acções, a realização de conferências, debates, ciclos de cinema ambiental, música, workshops e exposições de Bioarte e ECODESIGN.

No recinto da Feira haverá também lugar a espectáculos e muita animação, bem como uma área dedicada à restauração e comida biológica.
A Feira Nacional de Parques Naturais e Ambiente vai decorrer entre 27 e 30 de Julho no Jardim Pescador Olhanense.