10 maio 2006

Festival Internacional de Cinema do Algarve

O Festival Internacional de Cinema do Algarve, é o mais antigo festival de cinema que se realiza anualmente em Portugal e, dirige desde há muito tempo, a sua acção para a promoção e divulgação de filmes de curta-metragem, com uma duração máxima de 30 minutos.

A 34ª Edição do Festival Internacional de Cinema do Algarve – FICA/2006 que decorre entre 15 e 20 de Maio na região algarvia, vai apresentar alguns dos melhores filmes do circuito internacional, em dez programas que reúnem 50 filmes em representação de 25 países.

Portugal, com 10 produções, é o País com mais filmes seleccionados para o concurso de curta-metragem, o que acontece pela primeira vez.

Além de Portugal, na edição do FICA/2006, participam filmes de Espanha, Grécia, México, Estados Unidos, África do Sul, Reino Unido, Estónia, Palestina, Canadá, Noruega, Luxemburgo, França, Holanda, Irão, Suíça, Polónia, Japão, Brasil, Suécia, Alemanha, Itália, Palestina, Israel e Bélgica.

A edição do FICA/2006 vai atribuir prémios no valor global de 20.000 euros.

A “Selecção Oficial/2006 de Curta Metragem” conseguiu, este ano, trazer a Portugal 21 filmes que estiveram recentemente no Festival de Clermont Ferrand, em França, um dos mais importantes do calendário internacional, e alguns dos realizadores garantiram já a sua presença no Algarve.

Com o objectivo de descentralizar ainda mais o Festival Internacional de Cinema do Algarve foram aumentados de cinco para seis, os núcleos de exibição da competição de curta-metragem. Portimão, Lagos, Guia, Silves, Faro e Olhão ficam dotados tecnicamente de sistemas computorizados que permitem a legendagem digital de todos os filmes.

Além da secção competitiva com filmes de animação e ficção, com uma duração máxima de 30 minutos, a 34ª edição do FICA realiza, entre outras, a secção “A Escola vai ao Cinema”, dirigida ao público jovem.

Esta acção que oferece alegria, cor e filmes escolhidos com critério pedagógico, percorre o Algarve de Barlavento a Sotavento realizando uma complexa programação para proporcionar cinema a mais de 30.000 crianças em idade escolar.