24 maio 2006

Igreja Católica lança site para contestar Código Da Vinci

A Igreja Católica Australiana desenvolveu um site que tem como objectivo inviabilizar as teorias expostas no livro, e agora também no filme, «O Código Da Vinci».

Depois da imensa controvérsia criada em torno do "best-seller" de Dan Brown, a polémica volta a reacender-se com a estreia do filme realizado por Ron Howard, criando uma nova onda de curiosidade. No centro de toda a questão, estão teorias diferentes das tradicionalmente defendidas e novos olhares que poderão abalar para sempre a fé e os pilares da fé cristã.
Com o objectivo de dar a conhecer a posição oficial da Igreja Católica, e contestar o apresentado por Dan Brown, a Arquidiocese de Sidney, na Austrália, lançou um site descrito como «uma resposta cultural, artística, espiritual e intelectual ao defendido em "O Código Da Vinci"». De acordo com o Bispo Julian Porteous, a informação disponibilizada surge como uma «necessidade de clarificar o que é ficção e o que é facto».

Lançado na passada sexta-feira, para coincidir com a estreia mundial do filme baseado na obra de Dan Brown, o site está dividido em várias secções que cobrem todos os temas do livro.
Em resposta às teorias expostas pelo escritor, o conteúdo deste site oferece alegadas provas e explicações para a incredulidade dos factos relatados pelo romancista americano, que sugere a existência de uma descendência de Cristo, fruto do seu hipotético casamento com Maria Madalena, e a criação de uma ordem denominada Priorado do Sião, para assegurar a sua protecção contra as tentativas de eliminação por parte da Igreja Católica.

Condenado pelos representantes católicos do mundo inteiro que apontam as «falsas-verdades» contadas, o filme tem gerado ondas de protesto um pouco por todo o mundo, à semelhança do que aconteceu há 20 anos atrás, com "A Última Tentação de Cristo", do realizador Martin Scorsese.

Quem pretender conhecer a posição oficial da Igreja Católica, pode visitar este site que, para já, apenas está disponível em língua inglesa.(in Ciberia)