01 maio 2006

Maio - Mês do Coração

Tenha mais olhos para a sua barriga

Já todos os Portugueses associam Maio ao mês do coração e à Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Há mais de vinte e cinco anos que durante o mês de Maio, a Fundação chama a atenção para a importância dos estilos de vida e de alguns factores de risco em particular, na Saúde do coração e no aumento das doenças cardiovasculares.
Em todo o mundo ocidental, as Doenças Cardiovasculares constituem a principal causa de morte e morbilidade das populações.
Independentemente de outros factores de risco, o recente aumento da obesidade e do excesso de peso em muito têm contribuído para este incremento. Actualmente sabemos que independentemente do grau de obesidade, a localização da gordura tem um papel determinante no aumento do risco. Não é igual ter uma maior acumulação de gordura na zona das ancas e coxas ou na zona abdominal.
A composição do tecido adiposo é diferente, e do ponto de vista cardiovascular a gordura abdominal é mais perigosa. Para além da pressão que o excesso de peso exerce sobre alguns órgãos, verifica-se a produção de substâncias tóxicas, que agridem o coração e as artérias, aumentando o risco de desenvolver doença cardiovascular. É para alertar sobre este factor que este ano o mês de Maio é dedicado à barriga dos Portugueses.
O lema é “Tenha mais olhos para a sua barriga”! Chamar a atenção para a importância de uma medição que é simples de efectuar e informar sobre os perigos inerentes ao seu aumento, são os grandes objectivos da campanha. O perímetro da cintura determina-se colocando uma fita métrica em volta da cintura, ligeiramente abaixo do umbigo e acima das cristas ilíacas.
Consideram-se valores normais até 80cm para as mulheres e 94cm para os homens. Valores acima de 88cm para as mulheres e 102cm para os homens aumentam muito o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Esperamos que no final deste mês de Maio todos os Portugueses saibam que não são só os “gordos” que devem emagrecer mas também todos aqueles que têm uma barriguinha acima do desejável. Estes em particular devem ter cuidado com a sua alimentação e praticar diariamente actividade física. Afinal trata-se da sua saúde!