05 maio 2006

Portugal = 9 no Ranking mundial

Portugal é o nono país do mundo cujos cibernautas passam mais tempo ligados à Internet, cerca de 40 horas por mês, de acordo com um estudo divulgado pela empresa Comscore Networks.

Segundo o estudo, que não contabiliza o acesso em ciber-cafés ou através de telemóvel, os utilizadores de Internet em Portugal passaram em média 39,8 horas ligados no mês de Março, quando a média mundial é de 31,3.

Portugal surge assim no nono lugar da lista dos países cujos utilizadores passam mais tempo online, liderada por Israel, com 57,5 horas por mês, seguida da Finlândia (49,3 horas) e Coreia do Sul (47,2 horas por mês).

O estudo, baseado numa análise dos principais mercados em Março de 2006, incluindo a China e a Índia, estima que cerca de 694 milhões de pessoas com mais de quinze anos utilizam a Internet, 152 milhões das quais nos Estados Unidos.

"Hoje, o número de americanos ligados à Internet representa apenas pouco menos de um quarto dos utilizadores em todo o mundo, quando há dez anos representava dois terços", sublinhou o director- geral da empresa, Peter Daboll.

A seguir aos EUA, a China tem mais utilizadores (72 milhões), seguida do Japão (52 milhões), da Alemanha (32 milhões), e da Grã- Bretanha (30 milhões).

Dentro dos utilizadores lusófonos, o Brasil surge em 11º lugar na lista, com 13,2 milhões de pessoas ligadas à Internet.

Na listagem dos sítios mais consultados, o MSN da Microsoft surge em primeiro lugar, com 538,6 milhões de utilizadores, seguido do Google, com 495,8 milhões, e do Yahoo, com 480,2 milhões.(in Observatório)