02 junho 2006

AMI - Radiografias recicladas = prata

É já no próximo dia 5 de Junho que arranca a 11ª edição da Campanha de Reciclagem de Radiografias, promovida pela Fundação AMI – Assistência Médica Internacional e que decorre por todo o país até 23 de Junho, Dia Mundial do Ambiente.

A iniciativa tem como objectivo recolher radiografias com mais de cinco anos e sem valor clínico para serem posteriormente recicladas. Por cada tonelada de radiografias recicladas é possível obter-se cerca de 10 kg de prata, a qual é depois vendida no mercado.

As receitas provenientes da venda são canalizadas para o projecto de acção social da AMI em Portugal (oito centros Porta Amiga que prestam assistência às populações mais desfavorecidas, dois Abrigos Nocturnos, duas equipas de rua de apoio aos sem-abrigo e uma unidade de apoio domiciliário), bem como para as missões internacionais.

Há dez anos que a AMI promove esta acção, mas foi em 2005, que conseguiu o melhor resultado de sempre tendo sido entregues 96 toneladas de radiografias que renderam quase 84 mil euros.