05 junho 2006

Calor nos próximos dias

As temperaturas máximas no distrito poderão atingir, de hoje até quarta-feira, entre 30ºC a 36ºC, com a humidade do ar a sofrer descidas dos valores inferiores a 30%, segundo as previsões do Instituto de Meteorologia (IM).

Face a esta situação, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil aconselha a diversas medidas de autopotecção para o calor e de prevenção de incêndios florestais.

Quanto à alimentação é sugerida a ingestão de líquidos, mesmo que não sinta sede, beba, com regularidade, água ou sumos naturais sem açúcar e evite bebidas gaseificadas, com cafeína ou ricas em açúcar.

Enquanto as bebidas alcoolicas não devem ser ingeridas, num organismo desidratado são absorvidas rapidamente, podendo levar mais facilmente a estados de embriaguez.

Relativamente aos os idosos devem ser incentivados a beber, pelo menos, mais de um litro de água por dia do que é habitual e quem tem epilepsia, doenças cardíacas, renais ou do fígado, ou que tenha problemas de retenção de líquidos, deve consultar o médico antes de aumentar o consumo de líquidos.

As refeições devem ser ligeiras, com pouca gordura e sem condimentos, comendo poucas quantidades de cada vez, mas várias vezes ao dia. Por outro lado, deve usar roupas leves de algodão e de cores claras.

Caso esteja na rua proteja a cabeça com um chapéu ou lenço, evite estar em pé durante muito tempo, especialmente em filas e ao sol e se for à praia, faça-o nas primeiras horas da manhã, ou ao fim do dia. Fique à sombra, use chapéu, óculos escuros e protector solar.

Deve ainda afastar as velas e candeeiros a petróleo ou a gás, da madeira, papel, roupas ou outro material combustível, nunca deixe as crianças sozinhas em casa e fechadas à chave, nem as deixe brincar com fósforos ou isqueiros.

Quanto à prevenção de incêndios florestais o SNB recomenda a limpeza do mato à volta da habitação, a separação as culturas com barreiras corta-fogo (por exemplo um caminho), guarde, em lugar seguro e isolado, a lenha, o gasóleo e outros produtos inflamáveis.

Em caso de um passeio à floresta não deite fósforos ou cigarros para o chão, não deite pela janela do automóvel cinzas ou pontas de cigarro, leve a refeição preparada. Não acenda fogueiras, não abandone na floresta nenhum lixo, incluindo garrafas de vidro.

Recomenda-se que no caso de uma situação suspeita, a comunique às autoridades. Se notar a presença de pessoas com comportamentos de risco, informe as autoridades pelo 112.