26 junho 2006

China - pirâmides com 3 mil anos

São sete pirâmides funerárias e foram descobertas por arqueólogos chineneses no noroeste do país do sol nascente.

Arqueólogos chineses descobriram um grupo de pirâmides funerárias construídas há 3 mil anos na província de Jilin, noroeste da China, informou a agência oficial Xinhua.

Os túmulos, que ocupam uma área de mil metros de comprimento e 500 de largura, foram localizados nas imediações da cidade de Jiaohe, numa zona montanhosa, depois de a erosão da água ter deixado um dos monumentos a descoberto. As estruturas estão, na sua maioria, tão deterioradas que se desconhece o seu aspecto original e a altura que tinham.
Os arqueólogos crêem, no entanto, que a maior - mais bem conservada do que as seis pequenas - era uma pirâmide de três níveis, com 50 metros de comprimento e 30 de largura. A plataforma mais alta, feita de pedra e barro, tem uma forma oval. No seu interior encontra-se um ataúde de pedra coberto por uma placa de granito, descreveu a agência Xinhua.
Acredita-se que no interior do ataúde estejam os restos mortais do líder de uma tribo que viveu na zona há aproximadamente 3 mil anos, em plena Idade do Bronze da civilização oriental. Também foram encontrados nas proximidades instrumentos de caça e de uso doméstico, tais como facas e machados de pedra, recipientes de bronze e de barro.(in AEIOU)