14 junho 2006

Dia Mundial do Dador de Sangue

Hoje é dia Mundial do Dador de Sangue. Um programa de doação está em curso em toda a região, para reforçar as reservas existentes.

No Algarve, o Dia Mundial do Dador do Sangue comemorado hoje, inicia um programa sob o tema “Doação de Sangue”, promovido pela Administração Regional de Saúde(ARS) do Algarve.

A recolha de sangue é feita com material esterilizado e de utilização única, sendo depois sujeito a provas de fenotipagem, bateria de análises virulógicas de rotina.

Os cidadãos que queiram doar sangue devem também responder com veracidade às perguntas que lhe são feitas no questionário confidencial que lhe é entregue para “bem da saúde deles e dos outros". O alerta é da directora do Serviço de Sangue do Hospital Distrital de Faro.

Os organizadores pretendem sensibilizar para a necessidade de sangue seguro, agradecer e prestar homenagem a quem doa o seu sangue, e encorajar dadores actuais e potenciais a se empenharem por uma doação de sangue voluntária e regular.

“No nosso país e na nossa região dar sangue é um acto seguro que não comporta nenhum risco de transmitir alguma infecção ou doença contagiosa tanto para o dador como para o receptor”, refere o presidente da ARS.

“As necessidades de sangue e de produtos sanguíneos são constantes ao longo do ano e dependem apenas de dádivas de milhares de pessoas que dão sangue regularmente”.

No entanto, “deste esforço solidário de milhares de pessoas existem alguns períodos do ano em que existe uma diminuição das dádivas de sangue, o que faz com que nesses períodos os Serviços responsáveis tenham necessidade de novos dadores para manter as reservas suficientes”, acrescenta.

Os interessados em dar sangue devem saber que são necessários três dias, para que numerosos exames sejam realizados, só depois o sangue será utilizado.