06 junho 2006

Multibanco vai dar trocos

Mais pequenos e seguros, os novos terminais de Multibanco, actualmente a ser testados pela SIBS e pela Solbi, lêem códigos de barras e dão trocos. A sua instalação não tem ainda data prevista.

A Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) e a Solbi estão a testar novos equipamentos de forma a aumentar a segurança dos “Multibancos” e responder à crescente utilização destes terminais para pagamentos de serviços.

As novas máquinas não terão capacidade para efectuar levantamentos e o único dinheiro que poderão passar para as mãos dos utilizadores é o do troco dos pagamentos efectuados no local (em notas e moedas).

Estes novos modelos permitem fazer pagamentos em numerário ou através do método tradicional (utilizando a funcionalidade ‘pagamento de serviços’).

Aumentar a rede de pontos de pagamento de serviços é o objectivo, uma vez que a funcionalidade é responsável por 50 por cento das operações realizadas na rede ATM portuguesa.

Os novos terminais serão equipados com leitores de códigos de barras, que facilitam o processo de pagamento das tradicionais facturas da água, da electricidade ou do telefone.

Mais pequenos do que a maioria dos equipamentos de Multibanco actuais, apresentam ainda um sistema de fixação ao solo que dificulta a violação do cofre interno. O facto de não permitirem o levantamento de dinheiro também irá certamente desencorajar eventuais assaltantes.